segunda-feira, 25 de maio de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REFEITO ACM NETO DECIDE NA SEGUNDA SE ABRE OS SHOPPINGS E PRAIAS

Vale observar que a curva do coronavirus na Bahia e no Brasil ainda não achatou
17/05/2020 às 19:00
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito ACM Neto deverá anunciar nesta segunda-feira, 18, se vai manter os shoppings, o comércio de rua e as praias fechadas ou se vai adotar algumas medidas de aberturas gradual e controlada. O decreto anterior estabelecimento a data de 18 de maio para manter quase tudo fehcado e, na semana que se finda, a PMS adotou medidas restritivas mais duras na Pituba.

  2. Vale lembrar que a curva do coronavirus está ascendente na Bahia e no Brasil e dos 295 mortos na Bahia, quase 70% são em Salvdor. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), diz que terá uma reunião com o prefeito de Salvador e a questão do funcionamento das lojas de veículos seminovos e concessionárias de veículos será mais uma vez abordada.

  3. O presidente do Legislativo Municipal também frisa a importância das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde frente à pandemia do Novo Coronavírus.

   4. A intenção é discutir critérios para a retomada deste setor com critérios de prevenção. Tais como a obrigatoriedade do uso de máscaras e aplicação de alcool gel na entrada dos clientes. Geraldo Júnior também ressaltou a importância do trabalho e do empenho do prefeito ACM Neto e equipe da prefeitura no combate à pandemia da Covid-19. 

   5. Disse também que tem acompanhado de perto a preocupação do prefeito no que diz respeito à saúde financeira das empresas e dos seus funcionários.

   6. Destaque-se, ainda, que o presidente Bolsonaro fez publicar um decreto abrindo academias de ginástica e salões de beleza, mas, a Bahia não seguiu seu decreto.

  7. A Transalvador vai autuar os veículos que invadiram a área da Arena Daniela Mercury, ao lado do novo Centro de Convenções, na Boca do Rio, no início da tarde deste domingo, 17. O local estava bloqueado por barreiras físicas que foram removidas por manifestantes que participavam de carreata bolsonarista que percorreu a orla marítima no final da manhã. 

  8. Alguns manifestantes também foram hostis com os agentes do órgão municipal de trânsito segundo relatos.

  9. O grupo partiu da Avenida Paralela, se dirigiu até o Quartel de Amaralina e de lá seguiu, pela orla, até a Boca do Rio. Em todo trajeto, eles foram acompanhados por agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Polícia Militar. Os manifestantes são contra as medidas de isolamento, adotadas para conter a disseminação do coronavírus

   10. As placas dos automóveis dos infratores foram registradas por meio de câmeras de videomonitoramento e imagens feitas pelos agentes de trânsito. Serão autuados pela Transalvador com base no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A legislação estabelece que transpor bloqueio viário é infração grave, com multa no valor de R$195,23, além de 5 pontos na CNH.
                                                      ******
   11. Vinte e quatro municípios do interior da Bahia com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dedicadas a pacientes suspeitos de coronavírus (Covid-19) receberão 26 ambulâncias do Governo do Estado. A ação reforça o combate à epidemia e dá mais segurança e agilidade, caso haja necessidade de transferências para unidades de maior complexidade.

  12. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, afirma que foram investidos cerca de R$ 4 milhões na aquisição dos veículos do tipo picape. “Já entregamos 12 unidades e, nesta semana, faremos as demais entregas, que foram uma determinação do governador Rui Costa”, ressalta o secretário.

  13. Os municípios contemplados são: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camacan, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Esplanada, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itacaré, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Morro de Chapéu, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Serrinha, Tucano e Itaparica.

  14. Profissionais da área da saúde e de outros setores que atuam em unidades públicas de tratamento exclusivo da Covid-19 serão beneficiados por dois seguros propostos pelo Governo da Bahia, por meio de um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (18). 

   15. Anunciada pelo governador Rui Costa no início da noite desta sexta-feira (15), a iniciativa envolve um seguro de renda, em caso de contaminação pelo novo coronavírus, e outro de vida.

   16. De acordo com Rui, a medida visa dar mais segurança a quem está na linha de frente nessa guerra contra o novo coronavírus, independente da forma de contratação.

   17.  “Profissionais da saúde, concursados ou não, que atuam em unidades de tratamento exclusivo para pacientes com sintomas graves e forem contagiados pela Covid-19, no período que permanecerem isolados ou internados, receberão esse seguro de renda proporcional. Além disso, todos, independente da profissão, incluindo médicos, enfermeiras, técnicos e também agentes administrativos, de limpeza e segurança terão direito a um seguro de vida, a fim de amparar os familiares, se o pior acontecer”, explicou.

  18. O processo de regulamentação da atividade funerária apresenta um importante avanço na capital baiana. Na tarde desta sexta-feira (15), o Sindicato das Empresas Funerárias da Bahia (Sindef-BA)e representantes da categoria, reuniram-se com o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) para discutir aspectos ligados aos serviços, sobretudo no que diz respeito à atuação do segmento no período da pandemia na Bahia.

  19. De acordo com o Joceval Rodrigues que apoia a categoria, o encontro representa um revelante passo para regulamentação da atividade no estado. Nos próximos dias, uma nova reunião com a presença de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Tribunal de Justiça  e o presidente do Sindef-BA, Carlos Brandão, acontecerá na capital.

   20. “Esse é um momento importante para regulamentação da atividade em nossa cidade. Nessa pandemia ficou mais evidente para população em geral e para o poder público a importância desse tipo de serviço. Muitas vezes hoje, além do sofrimento natural pela perda de um ente querido, as famílias ainda têm que lidar com contratempos gerados por pessoas que oferecem serviços funerários de forma desqualificadas. A regulamentação representa assegurar a oferta de um serviço de qualidade para toda população”, destacou Joceval.

  21. Construído pela Secretaria de Educação do Estado (SEC), em parceria com a União de Prefeitos da Bahia (UPB), a União de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), o documento  "Orientações Gerais para os Sistemas e Redes de Ensino da Bahia" será lançado nesta sexta-feira (15), às 14h, juntamente com a Plataforma da Rede de Práticas.

   22. A apresentação será realizada durante a live na WebTV UNDIME Bahia (https://bit.ly/361mubA) e vai contar com as participações do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, do presidente da UPB, Eures Ribeiro, do presidente da  UNDIME, Luiz Miguel, do presidente da UNDIME/BA, Raimundo Pereira, e da coordenadora Estadual da UNCME, Gilvânia Nascimento.

   23. O documento reúne uma síntese de iniciativas adotadas por alguns municípios baianos e, sobretudo, diretrizes para a política educacional no contexto da pandemia do Coronavírus, incluindo recomendações para o período de transição pós-pandemia.

   24. Trata-se de uma iniciativa histórica, reunindo importantes contribuições de instituições que lidam com a gestão da Educação Básica na Bahia. O objetivo é que a publicação ofereça ideias e auxilie os gestores públicos municipais na tomada de decisão, diante do cenário atual.