segunda-feira, 25 de maio de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID BRASIL: 11.123 MORTES E 162.699 CASOS PESSOAS INFECTADAS NO PAÍS

Estado de São Paulo tem maior número de óbitos e atingiu 3.700
10/05/2020 às 09:46
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (10) o mais recente balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 11.123 mortes, eram 10.627 mortes no sábado (9); Foram 496 mortes confirmadas em 24 horas; 162.699 casos confirmados, eram 155.939 no sábado (9); Foram 6.760 casos incluídos no balanço em 24 horas

  2. O estado de São Paulo chegou neste domingo (10) à marca de 3.709 mortes causadas pelo coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Foram 101 novos óbitos registrados no estado nas últimas 24 horas, segundo o boletim diário da secretaria.

  3. De sábado para domingo o governo paulista registrou 1.033 novos casos confirmados do coronavírus em todo o estado e o número total de pacientes positivados com a doença chegou a 45.444 pessoas, segundo os dados do governo paulista.

   4. Das 645 cidades do estado, pelo menos 412 já têm pelo menos um caso confirmado da Covid-19. Os óbitos ocorreram em 177 municípios do estado, a maior parte deles na capital e na Grande São Paulo.

   5. Na cidade de São Paulo foram registradas 2.223 mortes até este domingo (10), de acordo com os dados do governo estadual. Osasco teve 136 óbitos no período e Guarulhos outras 121 mortes.

   6. BAHIA: Até 19h45min a SESAB não havia divulgado boletim novo.
                                                                               ******
   7. O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo, 10, que será reeleito em 2022 e só deixará o Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2027, ao ser confrontado sobre a possibilidade de renúncia ou impeachment.

   8. Ao conversar com um grupo de apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi surpreendido por um dos interlocutores, que disse que a democracia pedia sua renúncia ou impeachment. O presidente rebateu: “Vou sair em 1º de janeiro de 2027”. Diversos pedidos de impeachment contra Bolsonaro já foram apresentados à Câmara dos Deputados.

   9. Bolsonaro participou de um chá de revelação do sexo do bebê do deputado federal Eduardo Bolsonaro e Heloísa Wolf. Nas redes sociais, o filho do presidente publicou um vídeo, no qual usa uma arma para estourar um balão, que revelou a cor rosa, indicativo de sexo feminino.

   10. Ao voltar para o Palácio da Alvorada e ser perguntado por alguns apoiadores sobre qual o sexo do bebê, o presidente afirmou que não responderia para não causar polêmica.

   11. A Embasa informa que hoje (10), por volta das 7h, após uma queda de tensão no fornecimento de energia elétrica, o funcionamento das estações de tratamento de água (ETA) situadas na Boca do Rio (Bolandeira) foi paralisado por problemas eletromecânicos e rompimento de uma adutora. Com isso, algumas áreas de Salvador terão oferta de água reduzida, causando quedas de pressão na rede distribuidora e períodos de intermitência no fornecimento.

   12. A previsão é que a situação seja normalizada até as 12h de hoje, quando será iniciado o restabelecimento das pressões na rede distribuidora de forma gradativa.

   13. Diante deste cenário, a Embasa recomenda que a população da área afetada use com moderação a água reservada no domicílio até que as estações voltem a operar normalmente.

  14. Confira as áreas que terão redução na oferta de água: Liberdade, Pero Vaz, Curuzu, Santa Mônica, IAPI, Novo Horizonte, Sussuarana, Mata Escura, Tancredo Neves, Arenoso, Cabula VI, Cabula, Pernambués, São Gonçalo, Resgate, Narandiba, Saboeiro, Doron, Pituba, Caminho das Árvores, Costa Azul, STIEP, Itaigara, Boca do Rio e Imbuí.

13. A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) repudiou, de forma veemente, a agressão virtual praticada contra a vereadora Mãe Mara, de Muritiba, no Recôncavo Baiano. De acordo com a parlamentar baiana, Mara foi vítima de  intolerância religiosa e racismo.

  15. Lídice afirmou que entrará em contato com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Promoção da Igualdade Racial e Segurança Pública para pedir apuração do caso. “Cabe também uma representação no Ministério Público, pois se trata do compartilhamento de conteúdo que se configura em crime de ódio”, disse.

  16. Os médicos de todo o Brasil interessados em atuar nas UTIs das unidades de referência e retaguarda para o coronavÍrus (Covid-19) em território baiano, devem se inscrever até 31 de maio, por meio do site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (www.saude.ba.gov.br/medicocovid19 ). São 400 vagas distribuídas entre diaristas, plantonistas e coordenação, com início imediato.

   17. A convocação visa médicos com experiência, sendo especialistas nas áreas de medicina intensiva, anestesiologia, cirurgia, pneumologia, clínica médica, cardiologia, nefrologia, infectologia e áreas afins. As vagas abrangem todo o território do estado da Bahia.

   18. As contratações se farão através das Organizações Sociais gestoras das unidades hospitalares ou por empresas.