quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORONAVIRUS NO BRASIL: 1.891 CASOS COM 34 MORTOS. BAHIA 63 SEM MORTES É

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave
23/03/2020 às 17:42
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O total de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) subiu para 1.891 nesta segunda-feira (23), segundo balanço do Ministério da Saúde. O número de mortes também aumentou para 34 mortes.

  2. O novo número de casos representa um aumento de 22% em relação aos 1.546 casos anunciados até domingo (22). No caso das mortes, o crescimento foi de 36%. Entre os pacientes que morreram em consequência da doença Covid-19, 30 estavam no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.
                                                                          *****
   3. Nenhum caso de coronavírus (Covid-19) foi confirmado na Bahia na tarde desta segunda-feira (23). A Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 725 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local.

   4. Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo); Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte).

   5. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

   6. É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

  7. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

   8. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). 

   9. Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.
                                                      ******
  10. Por medida restritiva para evitar o avanço do coronavírus na capital baiana, as Prefeituras-Bairro tiveram as atividades suspensas por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (23). Das 10 unidades administrativas da cidade, apenas a de Valéria está atendendo à população e só com o serviço de dispensação de medicamentos para suprir a demanda da região. 

   11. O local está operando em horário reduzido, de 8h às 14h. O cidadão que precisar fazer a retirada de medicamentos em outros locais tem como opções as unidades básicas de saúde da cidade.  

  12. A suspensão integral dos atendimentos nas Prefeituras-Bairro atinge as unidades Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Liberdade/São caetano. 

  13. A população será informada com antecedência quando os espaços retomarem as atividades. "É um movimento de precaução, que visa preservar a integridade tanto dos funcionários quanto da população. Pedimos aos cidadãos que permaneçam o máximo possível nas suas residências para se precaver e evitar a disseminação do vírus”, ressaltou o titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão. 

   14. A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), suspendeu seu atendimento presencial na sede e escritórios regionais de Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho, a partir desta segunda-feira (23), conforme orientação do Decreto Estadual 19.549. 

   15. As medidas adotadas visam a prevenção e contenção do Covid-19 e tem como objetivo preservar a segurança de servidores e usuários. Com a plataforma de serviços digitais é possível abrir, alterar ou extinguir empresas, dispensando o atendimento presencial.

  16. A plataforma de Processo 100% Digital, além da abertura de empresas com Deferimento Automático - onde o empresário obtém o CNPJ e NIRE logo após o protocolo, permite também serviços como: Certidão Web - para emissão de cópias de atos registrados, situação da empresa e informações específicas, e a Consulta Prévia ou viabilidade - que possibilita ao empresário uma consulta antecipada às instituições envolvidas no registro e legalização de empresas, verificando a viabilidade do registro.

   17. Para utilizar o Processo 100% Digital de abertura de empresas é necessário o uso de Certificado digital e-CPF, para assinatura eletrônica. Para demais consultas e acompanhamento de processos, basta ter o número de CNPJ ou NIRE. Os sistemas 100% digitais seguirão funcionando normalmente, todos os dias, recebendo os protocolos e dando o seguimento normal dos processos, sem atrasos ou filas.

   18. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) adotou esquema especial de funcionamento das unidades e serviços socioassistenciais a partir da segunda-feira (23). As medidas fazem parte das ações de prevenção e controle do coronavírus em Salvador e visam evitar aglomerações e reduzir a circulação de pessoas.

  19. De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, medidas ainda mais restritivas se tornaram necessárias por causa do momento decisivo de combate à proliferação do vírus. “Com muita responsabilidade, tratamos esse momento que será determinante para minimizarmos o impacto que a doença terá na nossa cidade. Antecipamos as ações de prevenção antes mesmo do decreto do prefeito ACM Neto, com o objeto de contribuir para diminuir as transmissões", disse.

   20. O atendimento para os serviços do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão suspensos. O benefício Auxílio Funeral será realizado pelo telefone e WhatsApp, através do número (71) 99623-2915, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Haverá atendimento presencial para o Auxílio Moradia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede do Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

   21. As inscrições para a seleção de 388 profissionais de saúde, incluindo médicos plantonistas, infectologistas, sanitaristas, enfermeiros, e técnicos de enfermagem, foram abertas às 9h desta segunda-feira (23) e seguem até meia noite da quarta-feira (25). O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www. redasmscoronavirus012020. salvador. ba. gov. br para efetuar a inscrição, que é gratuita. 

  22. É necessário ler as instruções e preencher eletronicamente o formulário. O reforço na equipe de saúde do município é mais uma medida adotada pelo prefeito ACM Neto para enfrentar o coronavírus e foi anunciada após uma reunião com secretariado, realizada no último sábado (21).

  23. A seleção dos candidatos será constituída por uma única etapa, que é a análise da experiência profissional do candidato, de caráter classificatório. O resultado final da seleção será homologado e divulgado no Diário Oficial do Município (DOM), assim como disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

   24. A contratação se dará emergencialmente via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e será feita online, com apresentação na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O prazo de validade do concurso é de seis meses, contados a partir da data da publicação da homologação no DOM, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.