segunda-feira, 30 de mar?o de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORONAVIRUS ALTERA MODO DE FAZER CAMPANHAS POLITICAS

Veja os eventos que foram cancelados em Salvador
16/03/2020 às 15:19
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As pré-campanhas politicas dos candidatos a vereadores e a prefeitos neste 2020 vão sofrer profundas modificações especialmente a àqueles que são novatos em pleitos eleitorais. 

  2. Isso porque, desde agora, segunda quinzena de março até pelo menos meados de junho, as recomendações dos infectologistas para evitar o coronavirus são de que as pessoas devem evitar abraços, beijos, apertos de mãos, aglomerações, visitas e assim por diante. 

  3. E isso é tudo o que os politicos gostam de fazer nesse momento da pré-campanmha para se tornarem conhecidos e/ou lembrarem aos eleitores que estão aí disputando mais um pleito para aqueles que já são políticos.

   4. É claro que prefeitos que podem se candidatar à releição levam vantagens porque já estão no poder e vereadores com mandatos de muito tempo idem porque são carreiristas da política e só precisam lembrar aos eleitores que seguirão para mais um mandato. 

   5. Ainda assim, precisam ir aos bairros e as comunidades onde atuam para cumprimentar os eleitores, abraça-los, participar de batizados, casamentos, torneios de futebol, vaquejadas, rodas-de-samba, festas de São José, Santo Antônio, São João e São Pedro, mas, isso está praticamente proibido uma vez que os técnicos do Ministério da Saúde a da SESAB admitem que o pico do coronavirus no Brasil acontecerá em maio.

   6. Essas mudanças vão forçar os pré-candidatos a usarem com mais intensidade as redes sociais via internet, o que, aliás, já foram bem utilizadas na campanha passada para ppresidente da República, governadores, senadores e deputados e que agora vão ficar ainda mais intensas devido o coronavirus e o distanciamento dos candidatos aos eleitores. 

  7. Quem já está com nomes consolidades e usam as redes sociais há mais tempo, desde a época da última eleitção, em 2016, também levam vantagens. E quem está começando agora fica no prejuizo. Mas, ainda assim, se fizer a coisa bem feita pode dar bons resultados.

  8. Como os pré-candidatos vão se comportar ainda é uma incógnita. Não há alternativas. Até porque o eleitor se retrairá e está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos pelos noticiários das emissoras de televisão, de rádios e da internet. O temor é generalizado e ainda que algum político queira fazer eventos ele não irá.

   9. Trata-se de uma situação novíssimas nas pré-campanhas políticas e que pode se estender até a fase da campanha propriamente dita a partir do mês de julho, após as convenções que são atos grandiosos realizados no final de junho e que, tradicionalmente, reúne milhares de pessoas, bandeiras, cânticos, discursos e assim por diante. 

   10. Até lá, ainda é cedo para se dizer que acontecerão ou não. Tem-se ainda o pega final a partir do final de agosto e os programas dos candidatos no rádio e na TV e a reta de chega no final de setembro. É de se supor, que a essa altura, o coronavirus esteja contido. 

   11. De toda sorte os csandidatos precisam ficar atentos desde já e modificarem suas estratégias. Fala-se, internacionalmente, que a pandemia vai durar até agosto.
                                                              ******

  12. A diretoria do INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA, no uso das suas atribuições, tendo em vista a urgência da situação decorrente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ADOTA as seguintes medidas temporárias de prevenção e contenção ao contágio no âmbito de sua unidade:

   13. - Ficam suspensas por 07 (sete) dias, em caráter emergencial, as atividades culturais programadas, o atendimento presencial ao público externo na Biblioteca, no Arquivo, nas Secretarias e toda e qualquer visitação ao seu acervo ou setor da instituição. O atendimento a assuntos de relevado interesse serão realizados tão somente pela via eletrônica, através e-mails, ou por telefone.

  14. - Os servidores, a critério da chefia imediata de cada setor, poderão desenvolver trabalho presencial ou de teletrabalho, sem a necessidade de atenção às formalidades estabelecidas nas normas próprias, pelo tempo que perdurar a fase crítica da pandemia ou até ulterior deliberação.

   15. - Servidores que suspeitarem serem portadores do coronavírus deverão procurar atendimento médico no sistema de saúde público ou privado, comunicando imediatamente a esta instituição para ciência e eventuais providências.
                                                          
   16. A produção informa que o evento Villa Garden, previsto para acontecer no próximo dia 29 de março, na Chácara Baluarte, em Salvador, com a presença do DJ Alok, não será realizado por conta da pandemia do Covid-19. A nova data para realização do evento será divulgada ainda nesta semana.

   17. O cancelamento segue as recomendações preventivas do Ministério da Saúde e a determinação da Prefeitura de Salvador, através do Decreto Municipal, que entra em vigor hoje (16).

   18. A vereadora Marcelle Moraes, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselha os pacientes com sintomas respiratórios na capital baiana utilizem mascaras e luvas ao manterem contato com cães e gatos de estimação. Ainda não evidências que o Covid-19 seja transmitido entre humanos e amimais, porém o órgão regulador recomenda que indivíduos suspeitos mantenham as boas práticas de higiene ao manipular os animais.

   19. “Os estudos preliminares atestam a pouca probabilidade de transmissão entre humanos para animais. No entanto, é importante que o tutor sintomático ou com suspeita do agravo mantenha boas práticas de higiene ao cuidar do animal e utilize máscara facial e luvas. Dessa forma estaremos protegendo nossos anjos de quatro patas enquanto as pesquisas que investigam essa relação são finalizadas”, declarou.

   20. O  Shopping Itaigara suspende as suas atrações infantis, Roda Gigante e Oficina de Slime, até o final do mês de março, podendo retomar as atividades a partir do mês de abril. A medida também atende à decisão proferida pela Prefeitura Municipal de Salvador publicada na edição extra do Diário Oficial do Município em dia 16/03/2020, referente à suspensão de Parques Infantis privados.

   21. O Cenafert comunica que diante do cenário de pandemia de Coronavírus, especialmente  com a notificação de casos em Salvador, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o evento Fertilidade in Cena, que aconteceria entre os dias 18 e 20 de março, será adiado.

   22. Em função do decreto 32.256, publicado hoje (16) no Diário Oficial (DOM) e que contém as medidas da Prefeitura para frear o avanço do coronavírus na cidade, os equipamentos culturais geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também estarão fechados pelo prazo de 15 dias a partir desta quarta (18).

   23. Dessa forma, a Casa do Carnaval, no Pelourinho, a Casa do Rio Vermelho - Memorial Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro de mesmo nome, o espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé das Artes, ambos na Barra, estarão com as atividades suspensas neste período.

   24. Conforme anunciado anteriormente, o mesmo vale para os espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que são: Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, Centro, CEU de Valéria, Muncab, Casa do Sol, Picolino e Quabales), Café Teatro Nilda Spencer e Sala Multiuso, os dois últimos na sede da própria fundação, na Barroquinha.