segunda-feira, 30 de mar?o de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL TEM 98 CASOS DE CORONAVIRUS SENDO 7 NA BAHIA: 4 EM FSA; 3 SSA

A Secretaria de Saúde da Bahia já notificou 289 casos em 26 municípios. O diagnóstico pode ser graus leve, moderado e grave
13/03/2020 às 09:44
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os casos confirmados de coronavírus no Brasil chegaram a 98 nesta sexta-feira, informou o Ministério da Saúde em plataforma online, registrando um avanço de 22 em relação aos números da véspera. Na Bahia, segundo a Sesab são 7 casos confirmados sendo 4 em Feira de Santana e 3 em Salvador.

   2. São Paulo continua como o Estado com maior número de infecções confirmadas, atingindo 56, uma alta de 15 na comparação com quinta-feira, enquanto o Rio de Janeiro segue com a marca de 16 casos confirmados.

   3. Segundo a pasta, as capitais de ambos os Estados possuem confirmações de transmissão comunitária, que ocorre quando um paciente que não viajou para o exterior transmite o vírus para uma pessoa que também não esteve fora do país.

   4. Goiás, com três casos, Santa Catarina (2) e Rio Grande do Norte (1) tiveram pela primeira vez registros confirmados pela plataforma do ministério.

  5. (SESAB) De janeiro até às 17 horas desta sexta-feira (13), a Bahia registrou 289 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo sete confirmados (4 em Feira de Santana e 3 em Salvador). 

   6. Outros 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).

   7. Os casos confirmados em Salvador são de uma mulher de 52 anos, sua filha de 11 anos, com registro de viagem recente à Espanha (estes em isolamento domiciliar); um homem de 72 anos, com viagem recente à Itália, internado em hospital privado, evoluindo bem. O novo caso registrado em Feira de Santana é de um homem de 78 anos, com ligação familiar com os primeiros casos, também em isolamento domiciliar.

   8. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas da segunda-feira (16).

   9. É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

   9. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

   10. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

   11. Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

   12. A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

   13. Diante da pandemia do coronavírus, com casos confirmados em Salvador, e cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde de se evitar lugares fechados e com grandes aglomerações, para se preservar a saúde dos convidados, foi adiado o lançamento do livro “Mulheres Fora de Série”, coescrito pela jornalista e empresária Monique Melo, que aconteceria na quarta-feira, dia 18 de março, na loja Novo Projeto. 

   14. O coquetel faria parte das comemorações dos 25 anos da Texto & Cia, assessoria de comunicação da jornalista. Assim que houver condições seguras, o evento será reagendado para outra data.

   15. Devido a pandemia mundial instalada por conta do Covid-19, o coronavírus, a vereadora Marcelle Moraes faz um apelo ao prefeito ACM Neto e demais autoridades antecipem as férias das escolas e faculdades públicas de Salvador, com isso, as aulas ficariam suspensas para evitar aglomeração de pessoas.

   16. É uma medida de prevenção, controle e contenção de um possível surto do agravo na capital baiana. O Ministro da Educação, Abraham Weintraub já declarou esta semana que existe um plano emergencial preparado para intervir no calendário de aulas das instituições.

   17. “O momento é de cautela acima de tudo, os gestores devem atuar diretamente pelo zelo da população. Todas as medidas que possam afastar cada vez mais o alcance e proliferação do coronavírus são válidas, e, claro, todos devem fazer sua parte utilizando álcool gel e realizando a higienização devida”, explicou Marcelle.

   18. Por medida de precaução e em respeito à saúde pública, como forma de evitar a propagação do coronavírus, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) suspendeu a realização do 20º Grito da Água marcado para o próximo dia 20. Trata-se de uma tradicional caminhada que arrasta milhares de pessoas entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves.

  19. O Sindae solicita a compreensão de todas as entidades parceiras e que estavam dispostas a fazer do 20º Grito o maior de todos. A decisão segue o que vem sendo preconizado pelas autoridades sanitárias, no sentido de se evitar aglomeração de pessoas nesse período de pandemia.

   20. Manteremos o foco de aproveitar a passagem do Dia Mundial da Água para promover o debate sobre o caráter essencial da água para a vida das pessoas, por isso mesmo a necessidade de mantê-la sob gestão pública (e não sob gestão privada, que persegue o lucro), além de alertar para a poluição e degradação dos mananciais hídricos, o desperdício e as mais diferentes formas de agressão ao meio ambiente, provocando mudanças climáticas bruscas e causando sucessivas tragédias, com muitas mortes, colocando em risco a vida no planeta.

   21. (Secom FSA) Um homem de 78 anos de idade é a quarta pessoa a contrair o coronavírus em Feira de Santana. O diagnóstico saiu na tarde desta sexta-feira, 13. Ele é marido da idosa de 68 anos que também contraiu o vírus – foi o terceiro caso registrado no município e divulgado na última terça-feira.

  22. De acordo com o Comitê Municipal de Acompanhamento às Ações de Controle ao Coronavírus, o idoso passa bem, permanecendo em quarentena domiciliar e sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, não havendo por enquanto razão para tratamento em uma unidade hospitalar.

  23. São três casos de coronavírus em uma mesma família. A filha do casal de idosos, de 46 anos de idade (ela foi a segunda mulher a ser diagnosticada com o vírus), trabalha como empregada doméstica na residência da primeira mulher diagnosticada com o vírus em Feira de Santana – esta, recebeu laudo positivo de exame a que foi submetida  logo após retornar de uma viagem a Itália, epicentro da pandemia junto com a China.

   24. Nesta sexta, em virtude do registro de casos do coronavírus no município, o prefeito Colbert Martins Filho decretou situação de emergência em saúde pública em Feira de Santana, adiando por tempo indeterminado a Micareta, prevista para o período de 23 a 26 de abril. Nenhuma autorização da Prefeitura vai ser dada a qualquer evento que envolva aglomeração de pessoas até a situação se estabilizar.

   25. "Amigos, nosso projeto Boteco Elétrico, que traz Maira Lins e a Oficina de Sons, já comprovou o quanto realiza tudo com dedicação, amor, profissionalismo e respeito. Fazer nosso cortejo no Santo Antônio Além do Carmo é um desejo antigo de nossa cantora, Maira Lins, que tem uma história de atuação e carinho com o bairro e muitos dos seus moradores. 

   Porém diante desta pandemia e as orientações vigentes acerca da prevenção e combate ao contágio, pesa nosso senso de responsabilidade, e por isso adiamops nossa apresentação que aconteceria dia 14/03 em homenagem as grandes Mulheres da comunidade, em uma realização da Bahiatursa.