Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RUI DÁ ALENTO E BASE MANTEM 7 NOMES NA FILA PARA SUCESSÃO DE NETO (TF)

Governador fez ressalva que tem direito a escolher uma
04/02/2020 às 19:25
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em conversa com os jornalistas ontem na Assembleia Legislativa o governador Rui Costa (PT) deu sinais de recuo (imagina-se estratégico) em relação a preferência que adotou em apoiar o nome da major Denice Santiago como a pré-candidata do PT a prefeita da capital, em detrimento dos demais nomes de sua base. 

   2. Corrigiu o que vinha sendo publicado pela imprensa na medida em que disse manter o apoio a todos os cadidatos de sua base, gostaria que fossem apenas três e manteve sua preferência pela militar.

   3. Evidente que os nomes postos até agora como pré-candidatos da base do governador gostaram do que ouviram de Rui, mas, salvo no âmbito do PT, ninguém mudou de posição e continua em pré-campanha, ao todo 6 nomes: Lidice da Mata (PSB), Sgt Isidório (Avante), Bacelar (Podemos), Olivia Santana (PCdoB), Niltinho (PP) e Angelo Coronel (PSD). 

   4. Também é evidente que não dá para todos e o afunilamento se dará mais adiante, pois, com Denice no PT, já são 7 nomes.

   5. Internamente repercutiu muito nas hostes petistas o nome de Denice colocada goela abaixo como sinaliza Rui. Mas, nenhum dos petistas militantes ou de carteirinha que reclamaram da atitude de Rui têm votos suficientes na Executiva Municipal para enfrentar Denice, a essa altura, o que se comenta nos bastidores, com sinal verde de Jaques Wagner. 

   6. Nos bastidores da Assembleia diz-se que Wagner teria falado para Rui: "V.Exa. quer o nome da major, então tá". Ou seja teria lavado as mãos. Houve, também na ALBA uma discussão rápida entre os deputados Marcelo Nilo e Nelson Pelegrino, o primeiro questionando os riscos de perder perder a eleição na capital.

  7. Tanto que, nessa pré-corrida o nome de Wagner à sucessão de Neto, o deputado Robison Almeida, já jogou a toalha e disse em recente entrevista que deseja conhecer a major. O deputado Jacó também já disse amém a escolha de Rui. 

   8. Falta o que? Dá tempo ao tempo. Imaginar que Fabya Reis vai bater chapa, ela secretária do governo Rui! Só vendo para crer.

   9. Comenta-se, ainda, que Denice, nas pesquisas internas encomendas pelo governador estaria melhor situada do que todos os pré-candidatos petistas. Associando-se esse fator ao número 13, tem poder de fogo.

   10. Nas hostes comunistas estaria havendo uma desobediência partidária da deputada Olivia Santana no enfrentamento aos projetos do governador na Assembleia, a venda do Odorico e a PEC 159 da Previdência, o PCdoB votando favorável e Olivia contra a venda do Odorico e ausentando-se na votação da PEC. 

   11. Ontem, Olivia sentou-se na primeira fila durante a fala de Rui na Assembleia, mas, não aplaudiu o governador. Manteve-se discreta, intrépida. E, hoje, bateu firme no PM que agrediu um jovem no subúrbio de Salvador e, por tabela, no governo do estado, cuja PM, segundo Olivia, mantém padrões antigos e precisa de treinamento.

   12. Os demais nomes não baixaram a guarda: Isidório, Olivia, Bacelar, Coronel e Niltinho. Vem aí o Carnaval e há tempo para o afunilamento se é que, de fato, virá. 
                                                             *******
   13. Para os interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Salvador, uma boa notícia: ainda há 4,9 mil vagas em aberto para o ano letivo de 2020. As aulas nas unidades escolares da rede municipal começam oficialmente nesta quarta-feira (5).

   14. Para saber se há vaga na escola de interesse, basta ligar para a Central de Matrícula da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no telefone (71) 3202-3102. Pela central também podem ser solucionadas dúvidas e obtidos esclarecimentos sobre o ingresso na rede municipal de ensino.

   15. As matrículas podem ser realizadas em qualquer período do ano, e qualquer pessoa a partir de 15 anos, completos até o dia 31 de março do ano corrente, pode se matricular. A matrícula só poderá ser realizada presencialmente, na unidade de interesse.

   16. A documentação exigida é a carteira de identidade ou certidão de registro civil, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e duas fotos 3X4, além de cartão de vacina atualizado para menores de 18 anos e histórico escolar, para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental ou do TAP II – Educação de Jovens e Adultos.

   17. Desde o ano passado, a capital baiana passou a contar com reforço nas políticas públicas para remoção de bovinos e equinos, assim como de porcos, cabras e ovelhas deixados em áreas urbanas da cidade, com a criação da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

   18. O órgão incorporou o serviço em dezembro passado, contratando uma empresa especializada para o atendimento a essas ocorrências. Durante o mês de janeiro, oito animais de grande porte em situação de abandono foram retirados das ruas.

   19. A solicitação do recolhimento desses animais pode ser feita por qualquer cidadão através do Fala Salvador, no telefone 156. Segundo o diretor da Dipa, Gustavo Moraes, o serviço ocorre em regime de plantão 24 horas e possui apoio da Transalvador. Os bichos são encaminhados para uma área adequada onde recebem alimentação e outros cuidados como vacinas e exames. 

   20. “Ou seja, realizamos o resgate e tratamento do animal. Caso o tutor não apareça no prazo de 15 dias, o animal é encaminhado para adoção”, explica Moraes.

    21. O diretor da Dipa lembra que qualquer animal de grande porte, como boi, cavalo, mula, jegue e burro, que esteja solto em vias públicas da cidade pode provocar graves transtornos à população como acidentes de trânsito e danos ao patrimônio público. A situação é prejudicial, também, à saúde dos próprios bichos.