quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

20 peças históricas em Salvador passam a integrar patrimônio cultural

Prefeito de Euclides da Cunha organiza coligação com dez partidos para tentar reeleição
25/01/2020 às 12:47
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Vinte peças artísticas passam oficialmente a fazer parte do patrimônio cultural de Salvador. O monumento Marco Comemorativo da Fundação da Cidade e 19 painéis do artista Carybé foram tombados pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com cerimônia ocorrida nesta sexta-feira (24), no Forte São Diogo – Espaço Carybé das Artes, no Porto da Barra. Estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, além de familiares de Carybé.

   2. "Avançamos bastante na política de proteção ao patrimônio cultural de Salvador. Tanto que a possibilidade de tombamento se iniciou em nossa gestão. Hoje, estamos promovendo o tombamento do marco inicial de fundação da nossa cidade e também dos painéis de Carybé. Os principais monumentos da cidade, aquilo que compõe e ajuda a descrever a nossa história e cultura, podem ser tombados pela Prefeitura, numa demonstração de cuidado, proteção e compromisso de ter um olhar especial por esses espaços. A construção do futuro passa, essencialmente, pela preservação do passado", destacou o prefeito.  

  3. O tombamento do Marco Comemorativo da Fundação da Cidade atende ao pedido da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) e da Academia de Letras da Bahia (ALB). O regime de registro provisório teve início em novembro de 2016. Já a solicitação relacionada aos painéis de Carybé partiu do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, a partir da recomendação do conselheiro Nivaldo Andrade.  

   4. O monumento, instalado no Porto da Barra, foi oferecido pela colônia portuguesa da Bahia à cidade e consiste em uma coluna de pedra de Lioz, tendo seis metros de altura, encimada com um escudo português. Foi erguido em homenagem à fundação da primeira capital do Brasil, inaugurado em 29 de março de 1952 em comemoração ao IV Centenário de Salvador.

  5. Sobre os trabalhos de Carybé, a equipe técnica da FGM selecionou, inicialmente, as obras levando em consideração o fato de o artista ter atuado ativamente no período de 1950-1960, com a produção de maior quantidade de painéis em edifícios da cidade, com forte expressão temática, privilegiando elementos da identidade local.
 
  6. Demandas - "As ações de tombamentos partiram de demandas da comunidade referentes à depredação destes painéis, que retratam uma época importante de Salvador. Logo, descobrimos essa quantidade de trabalhos de Carybé. Selecionamos estes 19 e iniciamos o processo de preservação. A partir de agora, estas obras estão protegidas de forma legal. Quanto ao marco, que foi um presente a Salvador pela celebração dos 400 anos de sua fundação, também entrará no circuito geral dos monumentos da cidade, com informações em QR Code, constando todas as informações da obra", disse Fernando Guerreiro

  7. O presidente da FGM anunciou ainda novos tombamentos previstos para a capital, como a Igreja dos Aflitos, a Igreja Ascensão do Senhor, no CAB, e a Festa de Iemanjá, dentre outros.

   8. Alegria da família – Segundo Solange Carybé, filha do artista, a família está muito lisonjeada com o tombamento das obras. “É um ato de reconhecimento da cidade de Salvador para com o trabalho dele. Ele que escolheu morar aqui e estampou a cidade com muitos dos seus murais que são obras públicas. É muito bacana que a Prefeitura reconheça seus artistas e suas belezas”, frisou.

Abaixo a localização dos painéis de Carybé tombados:  

- “Tupinambá”, integrado ao Edifício Tupinambá, no Canela;

- “As Mulheres e os Pássaros”, integrado ao Centro Empresarial Iguatemi;

- “Catharina Paraguaçu”, integrado ao Edifício Catharina Paraguaçu, na Graça;

- “Índios Guerreiros”, integrado ao Edifício Campo Grande, no Campo Grande;

- “Orixás”, integrado ao Museu Afro-Brasileiro, na Antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus;

- “Fundação da Cidade do Salvador”, integrado ao Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande;

-“Panorama de Salvador”, integrado ao Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Classe II, no Pero Vaz;

- “As Três Raças”, integrado à fachada da Fundação Casa de Jorge Amado;

- “A Colonização do Brasil”, integrado à fachada do Edifício Desembargador Bráulio Xavier, na rua Chile;

- “Os Pescadores”, integrado ao Edifício Barão de Itapuã, na Barra;

- “Quetzalcoatl”, integrado ao Edifício Cidade de Ilhéus, no Comércio;

- “Progresso” e “Fundação de Salvador”, integrados ao Edifício Cidade de Salvador, no Comércio;

- “Espécies Marinhas”, integrado ao Edifício Labrás, no Comércio;

- “A Colonização do Brasil”, integrado à Agência do Banco Bradesco, na Rua Chile;

- “Bahia”, integrado ao Edifício Guilhermina, no Campo Grande.  
                                                                      *****

   9. A Diretoria de Fiscalização do Procon de Lauro de Freitas apresentou à imprensa, nesta sexta-feira (24), o balanço das operações mais recentes de fiscalização. Na operação “volta às aulas”, realizada pelo órgão no período de 9 de dezembro a 10 de janeiro de 2020, 38 estabelecimentos foram visitados, entre escolas e papelarias. Priorizando o cunho educativo, a ação ocorreu em duas fases e teve como objetivo prevenir danos ao consumidor, orientando diretores e proprietários de escolas particulares em funcionamento no município. Além das visitas, as instituições de ensino receberam uma carta com orientações. 

  10. A equipe do Procon verificou o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto ao acesso à informação, responsabilidades do Fornecedor, venda casada, acessibilidade, práticas abusivas, educação inclusiva, materiais de uso coletivo, reajuste de mensalidades, precificação individual nos produtos e nas vitrines, entre outros.

  11. Também foram verificados os alvarás de localização e funcionamento, conforme Art. 6o da Lei Municipal no 696/1991 e a disponibilização de álcool em gel para uso dos clientes nas dependências do estabelecimento, em acordo com o Art. 1o da Lei Estadual no 13.706/2017.

  12. Tendo completado 1 ano de funcionamento em outubro de 2019, o Procon Municipal de Lauro de Freitas tem ampliado a atuação da fiscalização, priorizando o caráter educativo. Além dos 38 estabelecimentos fiscalizados na operação “Volta às aulas”.
  
  13. Uma reunião na manhã deste sábado (25) selou o apoio de 10 partidos que apoiarão a possível reeleição do prefeito Luciano Pinheiro (PDT) para a prefeitura de Euclides da Cunha nas eleições deste ano.

   14. São eles: PP, PSB, PL, Republicanos, PSDB, PV, DEM, Solidariedade e PCdoB, além do PDT, que é a sigla na qual o gestor está filiado.

   15. Nas eleições de 2016, os partidos PP, Solidariedade e PCdoB não integraram a chapa que garantiram a vitória do atual gestor. Eles apoiaram o candidato do PSD. “Quero agradecer a todos e dizer que juntos iremos construir um grande projeto para dar continuidade ao desenvolvimento da nossa cidade”,  disse o prefeito.

   16. Pelo cenário que está posto até o momento, a disputa em outubro para a Prefeitura de Euclides da Cunha deverá ser, novamente, entre os partidos PDT e PSD. Nas eleições de 2016, o PDT obteve 51,90% dos votos válidos (16.735) e o PSD, comandado pelo deputado federal José Nunes, obteve 48,10% (15.510).

  17. O deputado estadual Jacó (PT) reuniu-se ontem (24) em Salvador num almoço com o ex-candidato à presidência da República pelo PSOL Guilherme Boulos; a vice-presidenta do PT e dirigente do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), Iracema Moura; e assessores e membros do PT de Todas as Lutas, a exemplo de Rafael Pedral e Vinicius Alves. 

   18. Vice-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Jacó avaliou o encontro como um marco para a aproximação entre as siglas. "Boulos é uma referência da esquerda nacional, e para enfrentarmos as lutas que se apresentam na atual conjuntura política brasileira, precisamos dialogar com todas as forças progressistas, saber construir na adversidade". No dia 27 de maio, Boulos será homenageado na Alba com a entrega do Título de Cidadão Baiano, iniciativa proposta por Jacó.
   
  19. A carreta do SAC Móvel, serviço itinerante da Rede SAC, vai ficar no estacionamento do Salvador Norte Shopping, em Salvador, até o dia 31 de janeiro. O atendimento à população é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com oferta diária de 180 senhas. Desde o dia 13, quando começou o serviço começou, foram registrados cerca de 600 atendimentos para emissão de carteiras de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os documentos de RG serão entregues no prazo máximo de 15 dias úteis no SAC Lauro de Freitas.

   20. “Estamos sempre buscando parceiros que possam oferecer serviços aos nossos clientes, portanto, é muito importante contarmos com a presença do SAC Móvel, que oferece diversos serviços em um mesmo espaço, destaca Renato Martins, superintendente do Salvador Norte. As carretas do SAC Móvel têm infraestrutura completa, com ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta. Os serviços são gratuitos, com exceção da segunda e demais vias da carteira de identidade, que custa R$ 37,77.

  21. O superintendente de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Secretaria da Administração (Saeb), Flávio Barbosa, reitera que neste período de início de ano aumenta a procura pelos serviços públicos, principalmente a carteira de identidade, por isso é fundamental ampliar os pontos de atendimento à população. "Disponibilizar a carreta do SAC Móvel no estacionamento de um shopping do porte do Salvador Norte, é uma ação que reforça a premissa do governo do Estado de facilitar o acesso de todos a serviços básicos de cidadania", ressaltou.

  22. A Rede SAC possui 76 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (capital, região metropolitana e interior), 36 Pontos SAC e três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem unidade fixa do SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Saeb disponibiliza o aplicativo SAC Digital, e o portal www.sacdigital.ba.gov.br.