quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO CRESCE EM PESQUISA E PODE INFLUENCIAR NA ELEIÇÃO MUNICIPAL

A influência de Bolsonaro nas eleições municipais poderá ser maior do que se pensa
24/01/2020 às 12:46
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pesquisa MDA recente da Federação dos Transportes apontou que, se eleições fossem hoje, o presidente Bolsonaro derrotaria até o ex-presidente Lula. E, no cenário de avaliação do seu governo houve uma melhor para 34.9% de ótimo/bom e 47.8% de avaliação do desempenho pessoal, isto é, a maneira do presidente governar. Ademais, seu governo após 1 ano E a despeito das trapalhadas e acessos de raiva à imprensa, não há denúncias de corrupção.

  2. O sentido deste comentário é mostrar que, se o presidente continuar nesse ritmo melhorando os indicadores deverá ter uma influência maior do que se pensa nas eleições municipais. Bolsonaro está sem partido e tentando criar o Aliança pelo Brasil. Isso não impede, no entanto, de apoiar nomes de outros partidos para prefeitos de algumas cidades, especialmente nas capitais.

  3. Portanto, os senhores candidatos fiquem de olho neste movimento porque ele se deu, em 2018, nas eleições de governadores e alguns candidatos, Dória, em SP; Witzel, no RJ se aproveitaram bem dessa deixa. 

   4. Na Bahia, sabe-se que José Ronaldo, candidato do DEM, tentou se aproximar de Bolsonaro quando os sinais indicavam que este poderia ser o presidente, mas, o prefeito ACM Neto que havia fechado apoio a Geraldo Alckmin (PSDB) manteve este apoio até o final do primeiro turno e não abriu espaço para Ronaldo se ligar logo a Bolsonaro, uma vez que João Henrique, dito o nome bolsonarista não saia do lugar.

  5. Quando deu-se o segundo turno no pleito nacional, Rui Costa já tinha faturado a reeleição em primeiro turno e Inês estava sepultada. Então, é bom observar esse novo movimento bolsonariano porque poderá dar samba.
                                                                           ******
   6. O líder da oposição na Câmara de Salvador, vereador Sidninho (Podemos), destaca que o Podemos tende a definir a eleição, como ocorreu em 2012 que, mesmo sem coligações, emplacou seis cadeiras no Parlamento municipal. 

   7. “Em 2012, apesar da legislação ainda não vigorar, disputamos sem coligação e a experiência foi de sucesso, bem como em 2016 quando o partido ficou entre os três mais votados. Portanto, com base nessa expertise e na musculatura que criamos a cada dia nossa expectativa é em repetir esse feito e eleger Bacelar”, pontuou, ressaltando a importância do lançamento da pré-candidatura antecipada de Bacelar e a sua vontade de mudar Salvador. 

   8. ”Estamos praticamente às vésperas da eleição e o momento não é mais de planejamento, mas de definição, de colocar a cara na rua em busca de apoio. Pois, existe um prazo de validade e, felizmente, sabemos caminhar sem estrutura”, arrematou, referindo-se ao governador Rui Costa (PT), líder da base governista, mas que ainda não se posicionou sobre apoios na disputa. 

   9.  Você ainda não fez a matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020? Aproveite o fim de semana e faça sua matrícula usando o aplicativo SAC Digital, sem sair do sofá de casa. Baixe o aplicativo SAC Digital no seu celular, faça seu cadastro e matricule-se. É fácil, rápido e seguro.

   10. Também pode usar tablet ou computador para fazer a matrícula na rede estadual de ensino, usando o SAC Digital. Evite filas e faça sua matrícula com toda comodidade. Pelo SAC Digital você pode fazer sua matrícula a qualquer hora do dia, sete dias por semana. A Plataforma SAC Digital está a todo vapor, aproveite!  

  11. O SAC Digital permite, ainda, que você verifique a disponibilidade de vagas no colégio de sua preferência ou consulte disponibilidade nas unidades escolares mais próximas de sua residência. Mais de 120 mil alunos já se matricularam na rede estadual de ensino, esta semana. Não perca tempo e não precisa esperar segunda-feira para se matricular. Aproveitar o tempo livre do fim de semana e matricule-se.

   12. Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.

   13. Deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida poderão desfrutar de mais um banho de mar assistido por profissionais, neste sábado (25), das 8h às 12h, na praia de Ondina, em frente Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR). 

   14. O projeto ParaPraia contará com o esporte adaptado na modalidade Stand Up, promovido pele equipe Rua K Sup Club, que realizará uma ação assistida em cinco pranchas. O dia será também de muita música e alegria com a performance do grupo Super Heróis, que promete descontrair ainda mais os banhistas.

   15. A ação acontece sempre aos sábados e vai até o dia 15 de fevereiro, em Ondina. O encerramento ser, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, em praia ainda não definida no litoral de Camaçari. O projeto é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e conta com patrocínio da Braskem e do Salvador Shopping. O projeto tem ainda o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina. 

   16. Em sua sétima edição, a iniciativa se consolida como o principal evento de inclusão no verão no Nordeste. A previsão é de que o projeto mantenha a maior média de participantes de sua história, recebendo mais de 100 banhistas por dia. 

   17. Diante da enorme procura, o ParaPraia mudou sua estrutura e a logística para manter o conforto e a segurança de seus usuários. Aumentou suas tendas, que agora estão divididas em entrada e saída de banhistas, além de ganhar uma maior extensão de pista para o transporte de cadeiras de rodas na areia.

  18. Equipes da Prefeitura seguem trabalhando na demolição de imóveis, localizados na Travessa Isabel Souto, em Narandiba, onde um casarão desabou, na tarde de ontem (23). Os técnicos concluíram o serviço na primeira edificação, mas foi necessário montar uma operação especial, que segue em andamento, para colocar no chão o segundo imóvel e o vão de um terceiro, também condenado por apresentar riscos de desabamento. 

   19. Os trabalhos, que só devem ser concluídos neste domingo (26), são realizados por uma força-tarefa envolvendo membros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC): Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Defesa Civil (Codesal), Secretaria Municipal de Promoção Social de Combate à Pobreza (Sempre), Prefeituras-Bairro, Limpurb, Guarda Municipal, Transalvador e Secretaria de Manutenção (Seman).  

   20. De acordo com engenheiro da Defesa Civil Antônio Figueiredo, que acompanha a operação, algumas medidas de segurança precisaram ser adotadas para que a demolição não atingisse imóveis próximos. “Trabalhar no primeiro foi fácil e rápido. No entanto, a segunda edificação fica muito próxima a outras residências. Por isso, temos que atuar com bastante cautela. Temos operários na gaiola realizando parte da demolição de forma manual, com todo cuidado”, explicou. 

   21. Segundo o técnico, o vão da terceira construção, que também será demolido, terá um grau de dificuldade menor. “Essa outra será mais simples. A finalização de todo serviço, com terraplanagem e reconstrução do terreno, só mesmo no domingo”, reforçou.  

   22. Neste sábado (25), a Prefeitura inicia o trabalho no casarão nº20, localizado entre as ruas Conselheiro Dantas, Ourives e Miguel Calmon, no Comércio, que também foi condenado pela Defesa Civil, após suspeita de que parte da fachada ameaça desabar. 

   23. O local segue isolado desde a quarta-feira (22). O casarão desocupado e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia sofrido pequenos desabamentos por conta de um incêndio e ficou ainda mais prejudicado depois das chuvas fortes que caíram sobre a capital.

  24. Em nota, o Iphan afirmou que realizou uma vistoria em conjunto com a Defesa Civil foi verificado que houve desabamento de estruturas internas do prédio, com possibilidade de queda de elementos da fachada. Diante do parecer técnico, o instituto autorizou a demolição do imóvel.

  25. Estão abertas, até o próximo dia 29 de janeiro, 18 oportunidades de emprego na Braskem, em Salvador. As vagas são para a área de Serviços Compartilhados, que está passando por uma transformação com objetivo de ser tornar cada vez mais inovadora, tecnológica e competitiva, e por isso está demandando profissionais que tenham interesse desenvolver suas carreiras neste sentido. 

   26. O setor engloba, dentre outras atividades, as áreas financeira, fiscal, contábil, contencioso, de planejamento e de eficiência jurídica.

  27. As vagas são para Analista Junior de Pessoas e Organização, Analista Junior de Central FRS, Assistente III de Central de FRS, Analista Junior de Recebimento Físico, Analista Senior de Serviços Compartilhados Centro de Excelência, Analista Junior de Normas & Procedimentos Fiscais, Analista Senior de Normas & Procedimentos, Coordenador de Planejamento e Gestão - Serviços Compartilhados, Coordenador de Eficiência Jurídica, Assistente II - Recebimento Físico, Analista Junior de Pessoas e Organização, Assistente II de Central de Atendimento, Analista Júnior de Gestão de Desempenho - Serviços Compartilhados, Analista Junior de Serviços Compartilhados - Eficiência Jurídica, Analista de Cadastros - Pleno, Analista Sênior de Gestão de Desempenho - Serviços Compartilhados, Assistente de Serviços Compartilhados e Analista Junior de Serviços Compartilhados. Para se candidatar a uma dessas vagas ou em outra oportunidade na Braskem, basta acessar o site www.braskem.com/carreira.