Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR CIDADE VERÃO TEM INUNDAÇÕES CRÔNICAS DESDE THOMÉ DE SOUZA

São problemas que se arrastam por anos e só tendem a piorar
26/11/2019 às 16:49
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As chuvas em Salvador são um problema crônico. Não foi à toa que colocaram para a capital baiana o epíteto de "Cidade Verão", não sei precisar a data e quem foi o autor dessa pérola, mas, a realidade é essa. Choveu, a cidade inunda em vários pontos já conhecidos da população e bairros. 

   2. Não é culpa deste ou daquele prefeito, deste ou daquele governador, muito menos do presidente da República. Thomé de Souza, que foi o primeiro presidente do Brasil, na época chamado de governador geral e fundador da cidade, no distante 1551, seu mestre de obras Luis Dias em correspondência à corte portuguesa já se queixavas das chuvas que destruiram algumas tranqueiras de proteção.

   3. Moro na Av Centenario e adjacências há 50 anos e desde que o prefeito Vanderley de Pinho abriu esta via para comemorar os 400 anos da cidade, em 1949, daí o nome Centenário, tem inundações. Hoje, mais uma. 

   4. Na época em que a Centenário era o autódromo da cidade, anos 70, já morava por lá. Chovia o rio dos Seixos onde Catarina Paraguaçu banhava-se transbordava e inundava várias áreas especialmente a Sabina. No governo João Henrique, com apoio do presidente Lula e a força que Geddel tinha naquela época, 2007/2008, o rio foi tamponado e dizia-se que não haveria mais inundações. 

   5. Ledo engano. A área próximo ao Shopping Barra parece um mar quando chove. Hoje, as águas que descem da ladeira do Hospital Santo Amaro inunda até a entrada do Calabar.

   6. Salvador, ao que tudo indica, desconhece ainda hoje as modernas tecnologias da engenharia. Na obra que a PMS está fazendo em Ondina, século XXI, novembr, ainda assenta-se meio fio usando picareta. 

  7. San Martin Av inunda também há 50 anos. Área do antigo Colégio Tereza de Lisieux, hoje, mais conhecida área da Comercial Ramos, tb, inunda há 50 anos. É impressionante. Entra prefeito, sai prefeito; entra governador, sai governador e ninguém resolve. Não estou colocando culpa em  nenhum deles, e tem todos. 

   8. Todo mundo sabe que a cidade do Salvador cresceu de forma desordenada. Inchou. Saltou de 500 mil habitantes no inicio dos anos 1960, quando acá cheguei para morar, para 2.980.175 habitantes em 2019 e a maioria de população é de baixa renda e mora onde pode e dar. É cada construção que só não desaba porque existe cimento e ferro e sapata pé de galinha.

   9. Do governo Imbassahy (1997) para cá já foram construidas mais de 300 encostas, pelo município e pelo estado e se for fazer ujm levantamento do que ainda falta deve ter mais de 500 locais para serem protegidos. Em 1960/70 a cidade tinha 30 favelas (invasões) a maior Alagados. Hoje tem mais de 500 invasões que os técnicos chamam assentamentos sub-normais.

   10. Daí que, é chover, deslizam terras, morrem pessoas e inundam áreas de bairros mais pobres especialmente do miolo. Quem conhece o Pernambués, bairro com maior população da capital, sabe o que digo. Tem centenas de becos e vielas que sequer entram um carro porque são estreitos. Choveu, inundam.

   11. Então, pra fechar, honramos apenas o título de "Cidade do Verão" e fim de conversa.