quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DIZ QUE BRASIL PRECISA SUPERAR A LETARGIA

Nelson Leal participa de feira agrícola em Seabra e diz que Brasil “precisa superar crise e sair do estado de letargia”
24/10/2019 às 09:07
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, participou hoje (24.10), ao lado do prefeito Fábio Miranda, da abertura da IV Feira de Produtos Agropecuários e Serviços (FEPASE), em Seabra, na Chapada Diamantina. 

   2. “Enquanto o Brasil vive como se estivesse em estado de letargia, com a economia paralisada, Seabra e região desafiam o marasmo e mostram a força da agricultura, familiar e intensiva, com quase uma centena de stands, promovendo uma interação entre os agricultores de Seabra e da Chapada Diamantina com novas tecnologias. Estamos cansados de cinco anos de crise político-institucional e econômica. O Brasil precisa acabar com essa divisão e se unir para gerar empregos e atrair investimentos”, diz o chefe do Legislativo.

   3. Realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra, a FEPASE já se firmou no calendário de eventos da agricultura baiana. Seabra e a região da Chapada Diamantina se destacam na produção agrícola de morango, maçã, abacaxi, uvas viníferas e café, além de um um novo setor industrial com o engarrafamento de cachaça de alto padrão de qualidade. 

   4. “A Chapada tem se tornado um grande produtor de alimentos diferenciados para a Bahia, diversificando a nossa matriz agrícola. O Governo do Estado tem obtidos excepcionais resultados com a agricultura familiar, mas nos ressentimos de um grande plano nacional de agricultura”, queixa-se Leal.  

   5. Antes de chegar em Seabra, Nelson Leal esteve, no início da manhã, no município de Capela do Alto Alegre, onde foi recebido pelo prefeito, Dr. Nei, pela primeira-dama, Graziele de Oliveira, pelo vice-prefeito Romeu, e pelo vereador Kero, presidente da Câmara Municipal, além de diversos vereadores e lideranças políticas locais.

   6. “Ficar no gabinete é muito mais cansativo do que viajar pela Bahia. Temos que sair das salas com ar condicionado de Salvador e ver a realidade de perto. Fiz o trajeto pela estrada de chão que liga Capela ao município de Pintadas e, com isso, vou ter muito mais condições de defender, junto ao governador Rui Costa, a pavimentação dessa importante ligação viária para a região”, defende o presidente da ALBA.

   7. Ao sair de Capela do Alto Alegre, e antes de chegar em Seabra, o presidente da ALBA passou por Ipirá e almoçou com o empresário Joan Batista e o vereador Laelson Neves.
                                                                      ******
   8. Desde o dia 1º, a CCR Metrô Bahia vem realizando ações de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento para a cura do câncer de mama, durante o Outubro Rosa. 

   9. Amanhã, sexta-feira (25), o espaço Rosa - Se Toca, Menina!, montado na Estação Acesso Norte de Metrô vai oferecer serviços de beleza e bem-estar para os clientes. No local, será possível fazer massoterapia, maquiagem, aferição de pressão e esmalteria gratuitamente, das 11h às 13h e das 17h às 19h.  

  10. O Ministério Público da Bahia (MP/BA) e a Secretaria da Saúde (Sesab) são os grandes vencedores da décima edição do Prêmio de Boas Práticas, entregue na tarde desta quinta-feira (24), em Salvador.

  11. O MP/BA levou o primeiro lugar, com o projeto “Sistema de Informações de Custos MP”, enquanto que a Sesab acumulou seis iniciativas premiadas durante a cerimônia: dos cinco primeiros lugares, quatro são da secretaria, que ainda recebeu duas menções honrosas. Também estão entre os vencedores do Boas Práticas a Secretaria da Educação (SEC), com dois projetos, e a Embasa.

   12. As ações inovadoras deram destaque a projetos que aprimoraram a gestão da máquina pública e a prestação de serviços públicos, sempre tendo como foco principal o benefício ao cidadão. “Este evento é de reconhecimento aos servidores talentosos, que, com idéias criativas, vem trazendo uma melhoria da máquina pública. 

   13. Um evento como este serve exatamente para percebemos o quanto o Estado é capaz de reter pessoas comprometidas com a sua profissionalização”, afirmou o secretário da Administração, Edelvino Góes. Os servidores Robério Pereira da Silva Júnior e André Luís Sant’Ana Ribeiro, do MPBA, receberam o prêmio do secretário e da procuradora geral da Justiça em exercício, Sara Mandra.

   14. Preocupada com a saúde pública em função da grande quantidade de óleo que atinge o litoral baiano, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) distribuiu, nessa quinta (24), uma circular às empresas processadoras de pescados registradas no seu Serviço de Inspeção para que reforcem a vigilância e atentem para a Portaria 144, publicada pela autarquia em junho de 2019, que trata de boas práticas de comercialização, nos itens “análise laboratorial e rastreabilidade”.

   15. O SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (SISBI/POA) é considerado equivalente ao SIF (Serviço de Inspeção Federal) fornecido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que reconheceu nos procedimentos adotados nas atividades de inspeção da ADAB, padrões que atendem às exigências para a oferta de alimentos seguros.  

   16. “Já faz parte da rotina das empresas realizar os exames fisioquímicos e microbiológicos em toda a produção, no entanto, solicitamos maior atenção quanto ao cumprimento dos testes para garantir a inocuidade dos alimentos, nesse período que o óleo está presente no mar, uma vez que não sabemos o que pode causar à saúde humana”, ressalta o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

   17. Lauro de Freitas reduziu o número de casos notificados de sífilis de 149 diagnosticados em 2018 para 97 no mesmo período de 2019.  A doença, que é causada por uma bactéria transmitida por meio da relação sexual desprotegida, tem cura e o tratamento é disponibilizado em todas as unidades de saúde do município e no Centro de Testagem e Aconselhamento- Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE). 

   18. O coordenador do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Franklin Silva, explica que durante todo ano ações como distribuição de preservativos, orientações e testes rápidos são realizados no município. 

    19. Ele aproveita para fazer um alerta sobre a doença, principalmente para as gestantes. “A infecção pode provocar inúmeras sequelas no bebê, como doenças cardíacas e neurológicas. Por isso é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal. 

   20. Se o resultado do teste da gestante der positivo, ela já começa a tomar os medicamentos prescritos pelo médico e será acompanhada mês a mês. É importante também que o parceiro inicie o tratamento, só assim é possível evitar a transmissão da doença”, explica.