Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MISTÉRIO DO ÓLEO EM PRAIAS NE SEGUE! BOLSONARO DIZ QUE NÃO É DO BRASIL

Foi inaugurada nesta segunda-feira (7), no SAC Feira II, a nova unidade de atendimento especializado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA
07/10/2019 às 10:52
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o governo brasileiro já sabe que o petróleo que atingiu as praias do Nordeste não é produzido ou vendido no Brasil, mas a investigação para determinar sua origem ainda está em curso.

   2. Depois de uma reunião com as Forças Armadas e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que participou por videoconferência de Aracaju, para onde foi fazer um sobrevoo das regiões atingidas, Bolsonaro disse ainda que o petróleo "não parece vir de uma plataforma" e pode ser criminoso ou de algum navio afundado.

   3. "Pode ser algo criminoso, pode ser um vazamento acidental, pode ser um navio que naufragou também. É complexo, existe a possibilidade, temos no radar um país que pode ser da origem do petróleo e continuamos trabalhando para dar uma satisfação à sociedade e também colaborar na questão ambiental", disse o presidente.

  4. Questionado sobre qual seria o país, não quis revelar e disse que a investigação continua.

  5. Segundo o presidente, a reunião serviu também para dar um panorama da situação das queimadas na Amazônia e afirmou que a região deverá ter a menor média de queimadas para setembro desde o século passado e que isso foi uma resposta do governo ao Brasil e ao mundo.

   6. Para Bolsonaro, as Forças Armadas atuaram no enfrentamento das queimadas na hora certa.
                                                              *****
   7. Foi inaugurada nesta segunda-feira (7), no SAC Feira II, a nova unidade de atendimento especializado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA). A Seção de Atividades Técnicas (SAT) vai prestar orientações a empresários e cidadãos e realizar análises dos projetos de prevenção contra incêndio, vistoria e fiscalização, que visam garantir a segurança em todo e qualquer empreendimento. A estimativa é de realizar 20 atendimentos por dia.

   8. Coordenado pelo 2° Grupamento de Bombeiro Militar (2° GBM), lotado em Feira de Santana, o atendimento irá beneficiar o município e outras 43 cidades da região. Para o comandante do 2° GBM, tenente coronel José Alberto, a localização da unidade é um diferencial. 

   9. “Nós tínhamos esse interesse em melhorar a acessibilidade dos nossos serviços e procuramos o SAC para a gestão desse atendimento. A proximidade da rodoviária ajuda muito nisso, pois nossos clientes podem vir de um desses municípios da nossa cobertura e retornar com todo conforto”, declarou.

   10. O SAC Feira II está localizado na rua Vasco Filho, 23, no centro da cidade. O posto funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e o atendimento é feito por agendamento através da plataforma do SAC Digital, através do site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo disponível para Android iOS. Ainda é possível agendar serviços pelo Portal SAC (www.sac.ba.gov.br).

   11. Várias deputadas e deputados novos na Assembleia sumiram da Casa. Nem sei pra que se elegem parlamentares. 

   12. O termo "puxa-saco" está em moda na Assembleia. O deputado Jacó, PT, chamou o ministro Sérgio Moro de "puxa-saco" de Bolsonaro.

   13. Um novo aeroporto será construído no município de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico. A assinatura do edital de licitação para a implantação do equipamento aeroviário aconteceu nesta segunda-feira (07), na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador. O aviso de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta terça-feira (08). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 11 de novembro.

   14. O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4 milhões m². O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. 

   15. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550m de comprimento por 30m de largura. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.

   16. Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. Em relação à energia solar, são oito empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica. O aeroporto poderá atrair mais turistas e também contribuir para o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município.

   17. Durante a eleição dos novos conselheiros tutelares do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada neste domingo (6), 32 mil eleitores votaram nas 80 urnas espalhadas em vários pontos da cidade. Ao todo foram 162 mil votos, já que cada indivíduo optou por até cinco nomes. A escolha dos membros para o quadriênio 2020-2023 ocorreu entre as 8h e 17h, respeitando a proximidade com o endereço eleitoral de cada um.

   18. A apuração foi finalizada no mesmo dia e contou com estrutura envolvendo 50 escrutinadores, além da transmissão online no site do CMDCA. A agilidade foi possível graças a um sistema inédito criado pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). No site http: // apuracaoconselho. salvador. ba. gov. br/ admin/ sistema/ relatorios/ index.php é possível acompanhar a votação obtida por cada candidato, mas o resultado ainda não é oficial. 

  19. Foram selecionados cinco membros titulares e cinco suplentes para os 18 Conselhos Tutelares da capital. A eleição conto com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A lista dos candidatos eleitos será publicada nos próximos dias no site do CMDCA (www. cmdca. salvador. ba. gov. br/ eleicao/.

  20. Questões motivacionais dentro da árvore humana. Sentimento, emoção, o ser por um todo, é o tema da palestra promovida pelo núcleo de jovens empreendedores da Associação Comercial e empresarial da ACI que acontecerá nesta quinta-feira, 10, a partir das 18h30min, no auditório da entidade.

  21. O também jovem e psicólogo Vitor Amorim, será o mediador, e irá ensinar técnicas de como melhor desenvolver o perfil empresarial dos integrantes utilizando a motivação. A intenção é ensinar como a mente pode ser parceira no desenvolvimento comercial.

  22. Com entrada gratuita, o evento busca reunir o núcleo de empreenderes do programa Empreender, bem como os jovens da cidade que já empreendem e/ou que estão iniciando algum empreendimento.

   34. Para o psicólogo, “a motivação influencia diretamente na entrega de trabalhos e consequentemente, nos resultados da organização, e por isso, justifica-se a importância da escolha do tema, já que, quanto mais motivado o indivíduo, mais produtivo ele se torna”.