segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

QUEM MANCHOU AS PRAIAS DO NORDESTE DE ÓLEO? MISTÉRIO OU NEGLIGÊNCIA!

Enormes manchas de óleo nas praias e no mar causando enormes prejuizos
06/10/2019 às 11:40
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Ministério Público Federal em Sergipe solicitou ao Ministério do Meio Ambiente que adote providências para conter os danos ambientais causados por derramamento de óleo ocorrido no final de setembro deste ano. O MPF quer a designação de equipe específica para realizar a limpeza das 10 praias sergipanas atingidas pela mancha de óleo. Segundo o Ibama, Sergipe foi o estado que teve o maior aumento no número de praias atingidas. Inicialmente eram quatro e agora o número subiu para 10.

   2. “A solicitação do MPF é que o Ministério do Meio Ambiente desloque pessoas ou equipes de outros Estados da Federação, atingidos ou não, de forma a garantir efetividade aos trabalhos, seja com revezamento de pessoal, seja com parcerias vindas de qualquer parte do Brasil”, explica o procurador da República Ramiro Rockenbach. O procurador enfatiza que as atividades de limpeza devem ser intensificadas o mais rápido possível, “em até 72 horas”, reforça.

   3. O Ibama informou que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Os trabalhadores que estão sendo contratados pela petrolífera são agentes comunitários, pessoas da população local, que recebem treinamento prévio da empresa para ocasiões em que forem necessários os serviços de limpeza. No entanto, o número efetivo de mão-de-obra dependerá da quantidade de pessoas treinadas disponíveis nas áreas. 

  4. “Não queremos depender da sorte de ter ou não pessoas treinadas para fazer o serviço em Sergipe. Precisamos da garantia do Ministério do Meio Ambiente de que esse pessoal vai estar em campo, realizando a limpeza das praias, mesmo que para isso, seja necessário o deslocamento de equipes de outros estados”, explicou Rockenbach.

   5.  No final de setembro, uma mancha de óleo foi identificada no litoral do Nordeste brasileiro. Até agora, sabe-se que mais de 120 praias foram atingidas, impactando 59 municípios e 8 Estados da Federação. Em Sergipe, segundo os registros oficiais, já foram atingidas as praias de Mosqueiro e Atalaia em Aracaju; Praia do Pirambu, no município de Pirambu; Praia do Jatobá, da Barra, da Ponta dos Mangues, do Porto, Atalaia Nova e Praia da Costa, no município de Barra dos Coqueiros e Praia do Abaís, em Estância.

   6. (A TARDE) Na sexta-feira (4), o MPF também enviou ofício à Administração Estadual do Meio Ambiente e à Superintendência do Ibama em Sergipe para saber quais as medidas adotadas e as que estão sendo planejadas para garantir a limpeza das praias e a contenção dos danos ambientais no estado.
                                                               ******
   7. Quando os olhares do mundo religioso e político estiverem atentos ao Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que ocorre de 6 a 27 de outubro no Vaticano, o papa Francisco canonizará Irmã Dulce dos Pobres, a 37ª santa brasileira - nesta conta, são considerados todos os santos os que viveram no Brasil, mesmo que tenham nascido em outros países.

   8. A baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce dos Pobres, morreu em 1992, aos 77 anos. Com sua canonização e a de outros quatro novos santos, no próximo domingo, 13, o Papa Francisco atinge a marca de 892 santos em seu pontificado, segundo informações divulgadas pela Congregação das Causas dos Santos, órgão do Vaticano responsável pelos processos de reconhecimento.

   9. "Destaco sua simplicidade, seu foco em Jesus Cristo, sua capacidade de vê-lo no necessitado e a capacidade que teve de esquecer-se de si mesma, para responder às necessidades que se apresentavam (e se multiplicavam) à sua frente", declarou à reportagem o arcebispo de Salvador, Bahia, e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, sobre as virtudes da nova santa.

   10. Segundo o religioso, a celebração deve contar com 30 bispos que estarão lá especificamente para o evento, além dos 58 bispos que participarãm do sínodo. Além disso, outros cerca de 100 sacerdotes devem estar na missa de canonização.

   11. A população de Lauro de Freitas terá a oportunidade de conhecer o andamento das obras de esgotamento sanitário do município. A apresentação será feita pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) neste sábado, às 09h30 da manhã, no Clube de Villas, em Vilas do Atlântico.

   12. A reunião será aberta a toda a população e contará com a presença da prefeita Moema Gramacho e de secretários (as) municipais. .

   13. As obras, que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, ficaram paralisadas entre os anos de 2012 a 2016 por conta de uma ação judicial, e foram retomadas em 2017, com conclusão prevista para 2022.

   14. O sistema contará com 26 elevatórias espalhadas pelas três bacias que bombearão o esgoto até a elevatória final, já em fase de conclusão. Essa elevatória fará o transporte até o emissário submarino na Boca do Rio, em Salvador. O duto que levará os dejetos até o emissário foi concluído junto com as obras do metrô.

   15. O projeto Mais Infância iniciou as celebrações pelo mês das crianças na tarde desta terça-feira (1º). Com atividades lúdicas, recreativas e abordagem educativa sobre saúde bucal, a iniciativa idealizada pela primeira-dama do estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, deve visitar mais de 20 creches até o fim de outubro.

   16. A primeira instituição a receber as atividades foi a Escola Creche Comunitária Santa Bárbara, no bairro de Paripe, em Salvador. As mais de 30 crianças matriculadas na instituição tiveram uma tarde diferente, com a presença de animadores vestidos de super heróis, entrega de kits de higiene bucal e um lanche especial. Além disso, um varal infantil solidário foi montado e cada criança escolheu uma peça de roupa de preferência.

   17. “A ideia é levar uma programação mais divertida e, ao mesmo tempo, com uma abordagem adequada ao público infantil. Conversamos com eles, por exemplo, sobre higiene pessoal, principalmente no que se refere a saúde bucal. Sabemos que muitas vezes os pais acabam não passando essas noções, que são básicas e iniciais, mas que podem fazer muita diferença”, explicou o assessor de comunicação das VSBA, Gustavo Urpia.

  18. Segue texto e imagem sobre o lançamento do livro "Josias Miguel, 70 anos de história", que será lançado na próxima sexta-feira (11), em Ilhéus. A obra, com 272 páginas e escrita pelo jornalista Walmir Rosário, conta a trajetória do empresário Josias Miguel desde sua origem aos dias de hoje, com fatos de sua vida familiar e sua passagem por instituições públicas e privadas.
Grato pela atenção.

   19. No próximo sábado (5), das 8 às 17h, a Igreja Batista Lindinópolis promoverá um mutirão de serviços de saúde, como parte da campanha Outubro Rosa, evento comemorado em todo o mundo para lembrar a luta contra o câncer de mama. A intenção é conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da doença e incentivar a procura por atendimento médico. O mutirão acontece no espaço ao lado da igreja, na Primeira Travessa Paulista, na Conquista.

  20. Gratuito, o mutirão distribuirá cerca de 100 fichas para atendimento durante ação. Entre os principais serviços, consulta com clínico geral; exame preventivo; solicitação de exames de mamografia (homens e mulheres com idades entre 49 a 69 anos); testes rápidos; encaminhamento para cirurgias eletivas (histerectomia); aferição de pressão arterial; testes de glicemia, além de palestras sobre a prevenção do câncer de mama.