segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SSP REFORÇA ATIVIDADES PREVENÇÃO DOENÇAS MENTAIS DE SEUS PROFISSIONAIS

Na segunda-feira, dia 07 de outubro, o Ministério da Saúde também dará início a uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo
05/10/2019 às 19:53
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Para melhorar o bem-estar dos policiais militares em todo o estado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem desenvolvido diversas ações por meio do Programa de Valorização do Servidor - Mais Valor. As palestras, exercícios de meditação e acompanhamento psicológico ajudam na prevenção de doenças que afetam a saúde física e mental dos profissionais de segurança.

   2. “Nossos servidores são os principais agentes para que o sistema de segurança funcione corretamente. Por isso, estamos sempre nos empenhando para cuidar não apenas do corpo, mas também da mente desses profissionais", explica o superintendente de Prevenção à Violência da SSP, coronel Lázaro Monteiro.

   3. A secretaria, destaca o coronel, possui "um acordo de cooperação com faculdades de psicologia para que os policiais tenham um acompanhamento de qualidade disponível. Também estamos desenvolvendo atividades de conversa e bate-papo em todos os órgãos e instituições para a melhoria da qualidade de vida da tropa".

   4. Segundo informações do deputado estadual sd PM Prisco, em 2019, 9 policiais militares se suicidaram na Bahia. O deputado afirmou na tribuna da Assembleia que, no próximo dia 9, PMs e Bombeiros farão uma assembleia para analisar este e outros assuntos, inclusive o acordo das associações com o governo, de 2014, e que não estaria sendo cumprido.

   5. A SSP destaca que as atividades do Programa Mais Valor são organizadas pela Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) e também pelas próprias unidades de segurança, com o monitoramento da superintendência. É o caso do interior, onde as temáticas abordadas são definidas de acordo com a necessidade dos profissionais de cada local.

   6. “Além de oferecer todas essas atividade para o bem-estar dos servidores e prevenção de possíveis doenças ocasionadas por estresse”, acrescenta o coronel, “temos em todas as nossas unidades estruturas capazes de acolher esses profissionais caso haja a necessidade de um tratamento biopsicossocial".
                                                           ******
   7. O presidente Bolsonaro divulgou, nesta quinta-feira (03), as portarias do Ministério da Economia que zeram as alíquotas para compras no exterior de 147 máquinas e equipamentos industriais, bens de informática e telecomunicação, sem produção no Brasil.

   8. “Após zerar impostos de produtos no combate ao câncer e aids, mais de 500 itens de saúde e outros, o Ministério da Economia zera imposto de importação de mais 147 produtos sem similar produzidos no Brasil. Agora, indústria, informática e telecomunicação”, lembrou Bolsonaro.

   9. Ao todo, são 136 bens de capital e 11 bens de informática e telecomunicação, usados principalmente em indústrias dos setores de alimentos, remédios, plástico, de cerâmica, metais, madeira e estamparia, entre outros.

   10. Com a nova lista, já foram aprovados, neste ano, 2.514 ex-tarifários pelo Ministério da Economia. O objetivo da medida é reduzir o custo de investimentos produtivos no Brasil e incentivar a geração de empregos no país. 

   11. O regime de ex-tarifários é uma ação do Governo Federal que visa estimular os investimentos destinados à ampliação e reestruturação do setor produtivo nacional de bens e serviços, por meio da redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital e bens de informática e de telecomunicações que não contam com produção nacional equivalente.

   10. Diante do alerta para o risco de casos associados ao surto de sarampo registrado no município baiano de Santo Amaro da Purificação, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador reforça a importância da população procurar um dos 129 postos da capital para se proteger contra o vírus da doença.

   11. Na segunda-feira, dia 07 de outubro, o Ministério da Saúde também dará início a uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo tendo como público alvo crianças de 06 meses a menores de 05 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), devido a vulnerabilidade desse grupo contrair o agravo e evoluir para complicações graves e até mesmo levar ao óbito. A estratégia se estenderá até o dia 25 de outubro.

   12. “Todas as nossas unidades estão abastecidas com o imunobiológico. Apesar de termos apenas um caso importado confirmado na cidade, é importante que a população se sensibilize quanto a importância da prevenção e ajude o poder público evitar a circulação do vírus na capital baiana, e uma das melhores formas é a imunização”, pontua a subcoordenadora do Controle de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos”.

   13. As pessoas deverão se dirigir aos postos de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08:00 às 17:00 horas, portando documento de identificação pessoal e cartão de vacinação.
O sarampo é uma doença infecciosa, extremamente contagiosa, transmitida pela tosse e espirro, e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Os principais sinais e sintomas:
• Febre alta, acima de 38,5°C;
• Dor de cabeça;
• Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo;
• Tosse;
• Coriza -nariz escorrendo-;
• Conjuntivite;
• Mal-estar.

   14. Com a expectativa de atrair mais de 90 mil visitantes, entre profissionais e público, a Feira Internacional de Turismo – FIT América Latina acontece deste sábado (5) a terça-feira (8), em Buenos Aires. Realizada desde 1996, a FIT é uma das reuniões de negócios mais esperadas pelo setor turístico da América do Sul, apresentando suas novidades e tendências.

   15. A FIT América Latina reúne os principais operadores e instituições turísticas, hotéis, organizadores de eventos e entidades culturais, dentre outros, para apresentar seus produtos aos profissionais do setor e ao público em geral.

   16. Para promover o Destino Bahia nesta vitrine internacional, o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) participa com estande próprio e conta com 28 parceiros do segmento de todo o Estado. A divulgação da Bahia na Argentina é considerada estratégica, já que é o mercado que mais emite turistas estrangeiros para os seus destinos.

   17. “A promoção das 13 zonas turísticas baianas em eventos e feiras internacionais é um dos pilares da nossa política de atração de visitantes e fortalecimento da atividade, contribuindo para o crescimento da economia, com geração de emprego e renda”, afirma o secretário do Turismo, Fausto Franco, que estará no evento em Buenos Aires. De lá ele segue para outras grandes feiras, como a WTM, em Londres, e a EBTM, em Barcelona.

   18. O Conselho Municipal do Idoso de Salvador (CMI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), abre inscrições na segunda-feira (7) para a escolha de seis entidades da sociedade civil que deverão integrar o colegiado no biênio de 2019/2021. 

   19. O processo deve ser efetuado até o dia 11, presencialmente, na sede do conselho, localizada na Rua Carlos Gomes, 108, Edifício Maçônico, 2º e 4º andar, sala 201, Centro, das 8h às 16h. A assembleia de eleição será realizada no dia 29 de outubro, com votação das 8h às 12h.

   20. Podem concorrer ao colegiado as entidades constituídas há pelo menos dois anos e que tenham no estatuto políticas sociais voltadas a pessoa idosa nas categorias de associações de aposentados, representantes de organizações, entidades religiosas e ainda representantes de outras entidades, desde que comprovem possuir políticas explícitas no estatuto.

    21. Para pleitear as vagas, as instituições devem apresentar cópias do estatuto social da entidade e da ata ou ato de eleição da atual diretoria, ambos registrados em cartório; requerimento de participação assinado por representante legal, além de atestado concedido pelo Ministério Público e/ou Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS) para comprovar atuação.