segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BELINTANNI ESTARIA NAMORANDO O PP PARA POSSÍVEL CANDIDATURA A PREFEITO

Há muita especulação com uma provável candidatura do presidente do Bahia a prefeito de Salvador
23/09/2019 às 15:39
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há muita especulação no meio político baiano sobre uma provável candidatura do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, a prefeito de Salvador. Já se falou que se filiaria ao PT através de uma intermediação de Sindônio Palmeira, da Leiaute, o marketeiro das últimas campanhas petistas na Bahia, todas vitoriosas desde 2006, que se filiaria ao PSD, de Otto Alencar, e agora, ao PP de João Leão.   
 
   2. Nesta segunda-feira, 23, o deputado estadual Niltinho (PP) almoçou com Bellintani e liberou para a imprensa uma nota dizendo que o cardápido foi um 'mistério". Não houve "mistério" algum. Falou-se de politica. Niltinho, recentemente, na onda da nova lei eleitoral que proibe as coligações partidárias (o presidente do Senado ainda quer mexer nisso) lançou-se pré-candidato a prefeito para ocupar um espaço.

  3. Evidente que se Bellintani topar se filiar ao PP diante da popularidade que desfruta embalado na boa campanha do Bahia no Brasileirão será o pré-candidato a prefeito. Teria até alguma chance, pois, na base do governador Rui Costa há 5 pré-candidatos (Lídice da Mata, PSB; Bacelar, Podemos: Isidório, Avante; Alice Portugal ou Olivia Santana (PCdoB) e um nome do PT (Pelegrino/Solla os mais citados) e como existe muita fragmentação, de repente, ele pode chegar ao segundo turno.

   4. Na nota à imprensa de hoje o deputado Niltinho destaca: “Faz-se necessária uma ou mais chapas forte da base do governador Rui Costa para a disputa do pleito. No PP todas as articulações passam pela Executiva e pelo nosso líder maior, o vice-governador e presidente do partido, João Leão”. 

   5. Por enquanto, "macaco velho" na política, Leão está calado e tem um filho que é deputado federal, Cacá Leão, diz-se, também, interessado numa provável candidatura a prefeito. Em Lauro de Freias, sua morada, Leão incentiva a pré-candidatura de Mauro Cardim, a prefeito. Cardim tem um programa numa rádio com o ex-vereador Super Geraldo que vem a ser o pai de Geraldo Jr, presidente atual da Câmara, e também animado para disputar a prefeitura de Salvador.

   6. Enfim, Bellintani ainda vai ter que dar muito drible no gramado da política para se afirmar
                                                                     *****
   7. Salvador foi a cidade escolhida pela JetSmart, companhia aérea classificada como ultra baixo custo, para lançamento das novas rotas internacionais que vai comercializar no Brasil. O evento acontece nesta terça-feira (24), às 9h, no Teatro Rubi do Wish Hotel (Av. Sete de Setembro, 1537, 2 de Julho), com presença do governador Rui Costa. 

   8. A empresa é do Chile e opera voos a ultra baixo custo em outros países da América do Sul.

   9. O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia será reaberto nesta terça-feira (24), no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio, às 9h. Na oportunidade, o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, será apresentado presidente do fórum, que é composto por 45 entidades públicas e privadas.

   10. Durante o evento será apresentada a metodologia de trabalho do Fórum Nacional e as novas diretrizes do Fórum Regional para os anos 2019/2020. “Nosso objetivo é criar condições favoráveis para o debate de ideias e a construção de políticas públicas voltadas para as microempresas e empresas de pequeno porte”, afirma João Leão.

   11. A Policlínica Municipal Halil Medauar realizou na manhã desta segunda-feira (23) uma caminhada para marcar o início da primavera, em apoio aos portadores de fibromialgia assistidos pela unidade. A fibromialgia é uma síndrome que causa sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, ocasionando fortes dores por todo o corpo durante longos períodos.

    12. Em estado de ‘surto ativo’ para sarampo, a capital baiana segue intensificando a vacinação contra a doença nas 129 salas de imunização da rede municipal de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas.

   13. De acordo com a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Salvador, Doiane Lemos, a vacina é a melhor forma de manter a cidade livre da circulação da patologia.

   14. Este ano, um caso de sarampo considerado importado foi confirmado no município - uma menina de 12 anos que mora na cidade mas contraiu o vírus em uma viagem para a Espanha. Atualmente, outras 62 ocorrências da patologia estão sob investigação em Salvador.

   15. “É importante que todos os indivíduos que compõem o público alvo e ainda não foram imunizados procurem o quanto antes as unidades de saúde para atualizar a situação vacinal. Como o sarampo é uma doença em eliminação no país, a ocorrência de um único caso, seja importado ou não, já é suficiente para colocar a cidade nesse status de surto ativo, que significa locais onde a vacinação precisa ser intensificada de forma seletiva”, explicou Lemos.

   16. Atualmente, as mulheres representam 40% dos trabalhadores globais. Mas muito ainda precisa ser feito para que todas elas exerçam seu trabalho em pé de igualdade com os homens. De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 79ª posição no ranking mundial de desigualdade de gênero no mercado de trabalho. 

   17. Neste ritmo, as brasileiras levarão 95 anos para atingir a igualdade. Para que esse cenário mude, a PwC listou cinco pontos que devem ser desenvolvidos de forma a garantir que as políticas de igualdade de gênero sejam revertidas em mudanças efetivas nas empresas.

   18. O primeiro ponto diz respeito a alinhar as iniciativas de diversidade e inclusão com a estratégia de negócio. O segundo ponto é garantir que as políticas de diversidade e inclusão sejam reconhecidas como uma prioridade desde os níveis de liderança. Na PwC, por exemplo, pratica-se a licença maternidade de 180 dias (seis meses) e a política de acompanhante em viagens, o que permite às mães de bebês até um ano levarem um acompanhante em viagens a trabalho.

  19. A partir de hoje, 23 de setembro, até dia 3 de novembro, estão abertas as inscrições para os cursos técnicos de nível médio do IF Baiano. Estão em oferta 3.625 vagas para cursos das formas Integrada e Subsequente ao Nível Médio, disponíveis nas 14 unidades do IF Baiano em: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira, Uruçuca, Valença e Xique-Xique. 

  20. Os cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio são destinados a candidatos que concluíram, ou estão concluindo, o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante ao mesmo tempo. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio. 

   21. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do IF Baiano e preencher o cadastro on-line. O candidato poderá optar por até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, e escolher campus, semestre de oferta e turno para cada uma das opções. A taxa de inscrição é no valor de R$30,00 (trinta reais). 

  22. A Fundação JoãoFernandes da Cunha convida  para participar do evento cultural no dia 24/9/2019 ,às 15 h30, que acontecerá em sua sede ,ao Largo do Campo Grande n 8,-Campo Grande (sede do antigo  clube Cruz Vermelha),  para a Palestra com o tema:"VITALIZAÇÂO CELEBRAR E REVITALIZAÇÃODA  MEMORIA; palestrante:Lourdinha Cardoso-Psicóloga Neural.-Especialista em revitalização da Memoria(prof.Unicap/Instituto Jean Piagetn-Genebra,Suíça).Entrada franca.

  23. O Superintende de Serviços Corporativos da Santa Casa de Saúde da Bahia, ex-secretário da Fazenda do Município de Salvador na gestão Antonio Imbassahy, Manoelito Souza, recebe o título de cidadão de Salvador na próxima sexta-feira, 27, conferido pelo vereador Carlos Muniz.