Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRIMAVERA CHEGOU COM CARA DE VERÃO E TEM FESTIVAL NO COMÉRCIO

Veja o que acontece neste domingo no Festival da Primavera, em Salvador
21/09/2019 às 20:11
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A primavera chegou com cara de verão. Depois da temporada de chuvas que neste 2019 avançou até recentemente, o veranico de julho foi extinto, o sol apareceu firme neste final de semana e as praias ficaram lotadas. 

   2. Os baianos que comparecerem ao Comércio neste fim de semana terão diversas atividades de cultura e lazer gratuitas, durante o Festival da Primavera. A estrutura para a realização das apresentações musicais já está pronta para receber artistas de diversas vertentes musicais.

   3. O bairro terá dois palcos para a realização dos shows: um situado na Avenida da França – local com vista privilegiada, onde será possível ainda o público apreciar o pôr-do-sol com uma das molduras mais bonitas de Salvador –, e outro localizado na Praça da Inglaterra. Ambos os palcos terão iluminação em LED, o que permitirá uma melhor ambientação do público, além de ser um recurso mais eficiente energeticamente.

   4. Entre as atrações que irão se apresentar na Praça da Inglaterra hoje estão Orquestra Popular da Bahia e Diamba. Neste domingo (22), na Avenida da França, se apresentam nomes como Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, com o projeto “Baile Rumpilezz Black”, e Baco Exu do Blues. Os shows por lá começam neste sábado (21), a partir das 16h, e a programação completa está disponível no site festivaldaprimavera. salvador. ba. gov. br.

   5. O Festival da Primavera segue até 29 deste mês com uma extensa programação que envolve muita música, feiras, gastronomia, esporte e atividades de cultura e lazer. Esta é a primeira vez que o Comércio é o palco principal do festival, que marca a chegada da estação das flores.
                                                           *****
  6. A garotada também tem espaço garantido no Festival da Primavera. Sob o comando de Lorena Improta, os pequeninos vão celebrar a chegada da primavera cantando e dançando ao som do “Bailinho da Lore”, neste domingo (22), a partir das 16h, no Porto Salvador Eventos – Avenida da França.

   7. Com um repertório totalmente infantil que inclui entre outros Patati e Patatá, Mundo Bita e canções de autoria própria, a loira garante um show bastante animado e com muitas novidades. “A novidade maior é o balé infantil. Antes eu trabalhava com bailarinos adultos. Agora, estou trazendo crianças que fazem o o bailinho comigo. Vamos fazer uma festa muito bonita para esse público que está tão carente de música, de dança e conteúdo pra eles”, diz Lorena.

   8. Lorena não esconde a alegria de comandar a festa dos pequeninos no Comércio, principal palco do evento. “Eu sempre tive uma boa conexão com a primavera, amo as flores, elas trazem o colorido de volta pra cidade. E poder celebrar a chegada da estação cantando e dançando com as crianças me deixa muito feliz. Acho incrível a iniciativa da Prefeitura de atrair o público para essa região, fazer o público, até mesmo quem mora em Salvador, conhecer mais o centro da cidade.” declara a artista.
                                                               ******
   9. O Ministério Público do Estado da Bahia vem a público repudiar o teor da prova do concurso público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizado no último domingo, dia 15, pela Fundação Getúlio Vargas, em razão do conteúdo preconceituoso em relação à justiça baiana. É inconcebível que uma respeitada instituição organizadora de certames promova insinuação jocosa e desrespeitosa ao Poder Judiciário, sobretudo em uma avaliação para futuros integrantes do próprio sistema de justiça. 

   10. O Ministério Público solidariza-se com todos os desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia e lastima profundamente o ocorrido, na esperança de que haja uma retratação por parte da empresa e do TJCE e punição dos responsáveis pelo grave insulto. Reafirma, por fim, a confiança no trabalho dedicado realizado por cada um dos integrantes da justiça baiana.

   11. O presidente do TJ, Gesivaldo Britto, também repudiu a chacota dos cearenses, do fogo amigo, que 
na questão classificou a justiça brasileira de "boa, ruim e a baiana" com nitido caráter pejorativo. Britto diz que se trata de um "insulto" e exigiu reparação. 

  12. Domingo (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, iniciativa que tem como objetivo estimular o transporte sustentável através do pedal. E os soteropolitanos podem aproveitar a data circulando de bike nos quase 250 quilômetros de espaços destinados aos ciclistas existentes na cidade. 

   13. Atualmente, a capital baiana possui 248,97 quilômetros de sistema cicloviário, sendo 168,37 implantados pela Prefeitura nos últimos anos, incluindo ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. Similares na utilização, elas podem ser definidas de acordo com a interação com o meio. 

   14. Enquanto as ciclovias são espaços dedicados exclusivamente para a prática do ciclismo, geralmente segregadas dos demais veículos que compõem o trânsito, as ciclofaixas são pintadas no asfalto, sem a necessidade de separação física entre as vias para automóveis e bicicletas. Nas ciclorrotas, carros e bicicletas trafegam juntos, com sinalização horizontal e vertical que informe com clareza a existência de ciclistas nos locais.

   15. Arivaldo de Rezende, vereador em Itabaiana, do PTB, bem que poderia integrar o cenário de um livro bem brasileiro. Seus discursos na Câmara de Vereadores são memoráveis.

  16. Realizado o V Encontro Nacional da Rede de Controle da Gestão Pública, na Casa do Comércio, em Salvador, com o tema ‘Prevenção e Combate à Corrupção’. 
 
  17. (Isto é) Moradores do Complexo do Alemão organizam um protesto na manhã deste sábado, após o assassinato de uma menina de 8 anos de idade. O ato começou às 8h, na região da Grota, e a caminhada segue pelas ruas da comunidade, com moradores e populares falando ao microfone.

   18. “Eu quero dizer pra esses policiais, que estão ao alcance da nossa voz: pense nos filhos de vocês também, antes de fazer uma covardia dessas. Vocês também tem família, tem mãe, tem filho. Não houve troca de tiros, não. Por favor, respeitem o nosso direito de ir e vir. Aqui é uma comunidade em que moram pessoas de bem. Por favor.”, suplicou uma moradora. 

   19. Agatha Félix, de 8 anos, foi baleada nas costas enquanto estava em uma kombi, na noite desta sexta-feira. Ela chegou a ser socorrida no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não sobreviveu. De acordo com testemunhas, a menina foi atingida por disparos feitos por policiais militares da UPP Fazendinha, que tentaram atingir uma moto considerada suspeita.

   20. Além do protesto, internautas fazem um tuitaço contra a política de enfrentamento do governador do Rio, Wilson Witzel, que, no mesmo dia da morte de Agatha, voltou a defender o “abate” de criminosos.