Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CONTAS CAMPANHA JOSÉ RONALDO PARA GOVERNADOR APROVADAS SEM RESSALVAS

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) protocolou notitia criminis referente à fraude supostamente praticada por entidade privada
20/09/2019 às 20:09
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Foram aprovadas esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral BA (TRE) as contas de campanha do ex-candidato ao Governo da Bahia, José Ronaldo de Carvalho. O ex-prefeito de Feira de Santana disputou o cargo máximo do Estado pelo Democratas, no ano passado. Inicialmente, seria candidato a senador, mas, diante da desistência de ACM Neto assumiu a missão, obteve boa votação, mas, não foi eleito.

   2. Suas contas obtiveram aprovação sem ressalvas, o que não é muito comum no TRE, mas tem sido rotina na vida do político feirense, eleito quatro vezes prefeito da segunda maior cidade do interior da Bahia. Nos 14 anos que administrou a Prefeitura  todas as suas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
                                                                  *****
   3. A Universidade Católica do Salvador (UCSAL) obteve nota máxima (5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), no curso de Arquitetura e Urbanismo. Vale ressaltar que a Universidade também tem nossa máxima nos cursos de Música, Ciências Contábeis e Psicologia. 

   4. Nesta última visita do MEC, o curso de Engenharia de Software recebeu nota 4, tendo a mesmo avaliação que as graduações em Direito, Engenharia Química, Gastronomia, Enfermagem e Biomedicina. “Esse resultado reflete o empenho da instituição em proporcionar um ensino de excelência à nossa sociedade. Vamos continuar trabalhando focado na inovação para que a qualidade da nossa Universidade seja cada vez maior”, afirma o Padre Maurício Ferreira, Reitor da UCSAL.

   5. A UCSAL tem uma comunicação com a imprensa que precisa melhorar.

   6. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) protocolou notitia criminis referente à fraude supostamente praticada por entidade privada, que se apresenta como Instituição de Ensino Superior, localizada em Ji-Paraná, no estado de Rondônia. 

   7. Segundo denúncias, a instituição vem utilizando o nome do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Uneb para, de meio fraudulento, emitir diplomas falsos de Pós-Graduação Stricto Sensu, além de cobrar valores para realização desses cursos.

   8. Em 12 de junho de 2019, a Uneb, através de sua Procuradoria Jurídica, ofereceu representação criminal à Procuradoria da Republica na Bahia, que a encaminhou à Polícia Federal. É importante frisar que os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG e são regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tendo passado por rigoroso processo de avaliação até a sua recomendação e início de funcionamento.

   9. A lista completa dos cursos está disponível no portal da Universidade no endereço https://portal.uneb.br/ppg/pos-graduacao-stricto-sensu, onde é possível verificar todos os cursos próprios, em associação ou em rede com outras Universidades do país ou do exterior, bem como no site da Plataforma Sucupira CAPES, portal que veicula todas as informações a respeito dos cursos recomendados no Brasil: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/.

   10. O prazo para os pedidos de credenciamento à imprensa para missa de canonização da Irmã Dulce foram prorrogados até o dia 30 de setembro. O preenchimento do formulário não significa que o pedido foi aceito. A confirmação será realizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) via e-mail cadastrado no formulário.

   11. O Transformaê – Virada Educacional Bahia modificou a rotina das escolas estaduais, nesta sexta-feira (20). Os estudantes protagonizaram apresentações artísticas e culturais nas mais distintas linguagens, como a música, a dança e o teatro. 

   12. O dia também foi dedicado a jogos educativos, competições esportivas, rodas de conversa e debates sobre temas dos mais variados, como empoderamento feminino, além de exposição de projetos de iniciação científica. Houve até o engajamento de estudantes ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, que é realizado no dia 21 de setembro, como parte das ações de sustentabilidade ambiental do #Transformaê.

   13. Desenvolver políticas públicas que incluam amor, igualdade, oportunidade, acessibilidade e respeito à dignidade do ser humano é abraçar os princípios da Constituição do Brasil, que garante que os direitos da pessoa com deficiência devem ser cumpridos. 

   14. Diante disso, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), realizou nesta quinta-feira (19), Assembleia de Eleição dos representantes da sociedade civil para compor a próxima gestão.

   15. O COMPED contribui propondo políticas públicas e articulando ações junto à prefeitura e outros órgãos públicos, fiscalizando e participando diretamente das ações do município.

   16. Participaram da eleição representantes de entidades diretamente ligadas à defesa de direitos e/ou ao atendimento da pessoa com deficiência de Salvador, que estão habilitadas dentro dos critérios exigidos no edital. Os eleitos para as vagas terão efetiva atuação nos segmentos das deficiências visual, auditiva, intelectual, física, síndromes, por causa patológica e direitos humanos.

   17. A Universidade Corporativa do Serviço Público da Secretaria da Administração (UCS/Saeb) acaba de lançar quatro novas turmas para a Oficina de Introdução para a Meditação. As aulas estão previstas para o mês de outubro. As inscrições para a primeira turma podem ser feitas a partir de terça-feira (24), no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O período de inscrições das turmas subsequentes será divulgado no Portal, de acordo com o cronograma (confira abaixo).

   18. Podem participar servidores estaduais ativos do Poder Executivo baiano, que irão aprender como gerenciar suas emoções e o estresse diário por meio da meditação. As atividades acontecerão na sala de aulas da UCS/Saeb, situada no subsolo do Prédio da Vice Governadoria, 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia.

   19. Além do cartão SUS, também serão ofertados testes rápidos gratuitos e distribuição de preservativos e lubrificantes sexuais. SAMU 192 e UPA Barris estarão de prontidão para possíveis ocorrências durante a festa

   20. Durante a 18ª parada LGBTQ+ que acontecerá no próximo domingo (22), no Dique do Tororó, a Secretaria Municipal da Saúde montará um stand para impressão da 2ª via do cartão SUS com a opção da inclusão do nome social, sem precisar de mudança do registro civil.

   21. O espaço funcionará no estacionamento em frente a Arena Fonte Nova (próximo aos restaurantes A Porteira e Cantina Cheiro de Pizza), das 12 às 17 horas. Para ter acesso ao serviço, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto e número do antigo cartão SUS.

   22. Além disso, também serão ofertados testes rápidos gratuitos para detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites em até 30 minutos, bem como distribuição de preservativos e lubrificantes sexuais. Os pacientes que apresentarem sorologia positiva serão acolhidos por assistentes sociais e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento integral, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais.

   23. A décima terceira Policlínica Regional de Saúde da Bahia foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (20), em Itabuna. A unidade de saúde, que contou com um investimento de R$ 25 milhões, entre obras e equipamentos, e já começa a funcionar na segunda (23), beneficia 750 mil moradores de 29 municípios da região. 

   24. Também nesta sexta, Rui entregou 15 micro-ônibus, que farão o transporte dos pacientes para a policlínica, além de 12 ambulâncias.