segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE BOLSONARO já está no quarto hospital após cirurgia hérnia

O presidente Bolsonaro deverá ficar, ao menos, cinco dias no hospital
08/09/2019 às 19:46
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  Em nota nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo que passa bem diante cirurgia de hérnia a que foi submetido em São Paulo, um ano após ter sido esfaqueado durante a campanha eleitoral.

   2. — Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu! — escreveu o presidente em uma rede social.

   3. Bolsonaro já está no quarto do hospital e está de bom humor, segundo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O presidente foi submetido neste domingo a cirurgia de correção de hérnia incisional, no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo.  Segundo o boletim médico, a operação foi bem sucedida , e Bolsonaro apresenta "quadro clínico estável".

   4. Bolsonaro ficará em recuperação por cinco dias e deverá ter autorização para viajar em até dez dias, de acordo com o médico Antônio Macedo, cirurgião do presidente. Com isso, Bolsonaro deverá ser liberado para comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde fará um discurso no dia 24.

   5. Em post no Globo.com, segundo o médico, a cirurgia demorou mais do que o comum porque a equipe não esperava que o intestino do presidente tivesse voltado a se aderir ao tecido abdominal, o que exigiu maior paciência para a correção da hérnia e a introdução de uma tela de polipropileno para auxílio no reforço muscular.

   6. — O que não pode é correr na cirurgia. Tem que ter calma. Se precisar demorar quatro, demora. Se precisar demorar oito, demora. O importante é ficar bem feito. Normalmente uma hérnia não demora tudo isso mas não contávamos que o intestino tinha aderido tudo de novo. Tem que ser feito muito devagar, com muito cuidado — disse o médico.
                                                                               *****
   7. presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu suspender neste domingo (8) a apreensão de livros com temática LGBT na Bienal do Rio. A decisão atende a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e reverte despacho do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Cláudio de Mello Tavares, que voltou a autorizar no sábado (6) a ação de fiscais da prefeitura a mando do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB). 

   8. No texto em que atendeu ao pedido de Dodge, Toffoli disse que o "regime democrático pressupõe um ambiente de livre trânsito de ideias" e que a decisão do TJ-RJ "viola a ordem jurídica, e, no mesmo passo, a ordem pública".

   9. Durante o primeiro semestre de 2019, a Bahia registrou um aumento de 13,39% no número de transplantes realizados, na comparação com o mesmo período do ano passado. Para conscientizar a população sobre o gesto, a Secretaria da Saúde (Sesab) vai promover uma série de ações em todo o estado durante o Setembro Verde, campanha que marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no próximo dia 27. 

   10. Em Salvador, um estande ofereceu serviços de saúde e informações sobre doação de órgãos na Estação Rodoviária, no Terminal de São Joaquim do Sistema Ferry Boat e no Terminal Turístico Náutico.

   11. "Oferecemos aferição de pressão e glicemia, controle de peso e orientação para prevenção de doenças crônicas, reforçando a necessidade da doação de órgãos. É importante que as famílias saibam que, no momento certo, a decisão é do familiar. Quem quer ser doador precisa avisar à família e conversar sobre o assunto. Não precisa mais deixar nada por escrito, nem fazer constar no documento de identidade. Basta ter um diálogo", explicou a coordenadora da Central de Transplantes, América Carolina.

   12. Os serviços de saúde atraíram as pessoas que passaram pela Estação Rodoviária, como o auxiliar de serviços gerais Genivaldo Queiroz, que aprovou a iniciativa. "Tinha ouvido falar por alto [sobre a doação de órgãos], mas é muito importante. É uma forma de demonstrar amor com o nosso semelhante", afirmou.

   13. (FEIRA) Três estudantes da Rede Municipal de Educação tiveram seus textos aprovados para etapa estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Dos cinco textos escolhidos de Feira de Santana, três são do Ensino Fundamental de escolas municipais, e os outros dois são de alunos do Ensino Médio da Rede Estadual. A comissão julgadora, que inclui professores de ambas as redes, se reuniu nesta quarta-feira, 4, na Seduc.

   14. A Olimpíada é um concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social – Polo de Desenvolvimento Educacional, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. A coordenação técnica é do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos

   15. Neste ano, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, que teve como objetivo estreitar vínculos dos estudantes com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

   16. O projeto de lei do deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) - que prevê no Estatuto dos Servidores Públicos Civis da Bahia a punição para quem cometer atos que se enquadrem em assédio moral, sexual, racismo ou intolerância religiosa foi aprovado na alba. Esse projeto insere três novos incisos no artigo 176 do referido estatuto que rege autarquias e fundações públicas. 

   17. “De suma importância para a igualdade social, racial e religiosa, ainda mais em um estado com tamanha mistura de grupos étnicos. E essas práticas são criminosas, atualmente o Supremo Tribunal Federal [STF] decidiu que homofobia também é crime de racismo. Então, a sociedade precisa entender a importância da diversidade e que respeito não vem com ‘tapinhas nas costas’”, frisa o deputado após a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia .

   18. A Bahia vai ganhar a primeira Associação de Umbanda (AUMBA), em lançamento que aconteceu neste domingo (8), no Centro de Umbanda Mística Oxum Apará (CUMOA), em Piatã. O encontro irá reunir dirigentes de diversos terreiros de Salvador e do Estado, além de convidados e imprensa. "A AUMBA nasce tendo como intuito unir, acolher, respaldar e representar as casas de Umbanda da Bahia através da promoção, do respeito mútuo e da compreensão mais profunda dos seus fundamentos", explica Mãe Zaide  Alencar, presidente da Associação.

  19. A ideia, segundo os representantes da AUMBA, é promover amor, caridade e conhecimento, levando referência e qualidade das práticas religiosas. "Como território mais negro fora da África, a Bahia tem com essa associação mais um importante pilar de defesa de suas raízes, de sua ancestralidade, de sua história e de sua fé", afirma Pai Leandro, vice-presidente.