Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TODO CUIDADO COM OS IMBECIS É POUCO NAS REDES SOCIAIS, p TASSO FRANCO

Muitos informes são postados para ofender pessoas e instituições e outros para confundir a opinião pública com 'fake-news'
01/09/2019 às 19:42
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em seu livro "21 lições para o século 21", o historiador israelita Yuval Noah Harari, autor do 'best-seller' "Uma Breve História da Humanindade - Sapiens" abre a introdução dizendo o seguinte: "No mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder". E acrescenta: Em teoria, qualquer um pode se juntar ao debate sobre o futuro da humanidade. Na prática é outra história. 

   2. É o que vemos, na atualidade, com as comunicações interpessoais no Brasil: uma montanha de informes irrelevantes e até falsos nas redes sociais que tentam se transformar em informações reais, verdadeiras, e às vezes conseguem junto aos incautos seus objetivos.

   3. É preciso, portanto, distinguir o que é relevante e irrelevante. Vivemos no mundo dos 'sábios' onde todo mundo opinia e o escritor italiano Umberto Eco, antes de morrer já havia advertido para isso ao dizer que "as redes sociais deram voz a um bando de imbecis". 

   4. No Brasil, tenta-se, inclusive, popularizar essa imbecilidade com postagens do tipo "Globo lixo" e "essa noticia a Globo não publica" desmerecendo uma das melhores emissoras de TV do mundo, que seria orgulho em qualquer país civilizado. É praxe, no Brasil, quem produz ser menosprezado.

   5. A comunicação exige responsabilidade com a notícia, com a democracia, com a liberdade de expressão e os meios formais no Brasil - TV, rádio, imprensa escrita, blogs, sites - salvo exceções o fazem muito bem. Quem já leu o livro "Os Onze" sobre os bastidores do STF vê o papel extraordinário que teve a imprensa brasileira para que as duas operações mais ruidosas contra a corrupção no mundo, o Mensalão e o Petrolão, obtiveram êxito.

   6. As pessoas não devem se iludir com as postagens das redes sociais dos 'imbecis' citados por ECO e fazer avaliações antes de encaminhá-las para outras pessoas. Devem, sim, deletá-las, pois, a maioria não serve para nada. E em alguns casos, quando os assuntos são relacionados a saúde afetam até a vida das pessoas. Nos últimos dias, por exemplo, houve uma invasão de posts dando conta de que água gelada fazia mal a saúde e provocava doenças.

   7. Há, em curso, há alguns meses uma campanha difamatória contra o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e tenta-se, de todas as maneiras, dizer-se que Lula é inocente. O "Lula Livre" deu lugar agora a anulação dos processos contra ele, como se tudo o que foi apurado contra ele fosse falso. Trabalho extensivo em difamação contra os procuradores da Operação Lava-Jato.

   8. São tantas as aberrações publicadas nas redes sociais que não convém sequer citá-las. Esta semana chegou-se a publicar a morte do jornalista Florisvaldo Matos, da Bahia, obviamente uma 'fake-news'. Até o presidente da República, Jair Bolsonaro, sem conferir dados publica 'fakes' como aconteceram com a citação ao jornalista Merval Pereira que teria recebido R$375 mil por uma palestra (quando foram 15 palestras); e o massacre de baleias na Indonesia com foto da Dinamarca.

   9. Nesse tempo das redes sociais continue dando atenção aos meios de comunicação formais, pois, são mais seguros e responsáveis. Tem lenço e documento.
                                                                   ****** 

    10. O Projeto de Lei 23409/19, do governador Rui Costa (PT), que autoriza o Estado a ceder, com ônus, os direitos originados de créditos tributários e não tributários, inclusive inscritos em dívida ativa, está em regime de urgência na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e deverá ser votado na terça-feira, 03. 

   11. Para o deputado Hilton Coelho (PSOL), “o projeto fere artigos da Constituição Federal que proíbem expressamente a vinculação de receita de impostos a qualquer órgão, fundo ou despesa. Nós votaremos contra este absurdo e diremos NÃO ao PL 23409/19, apresentado sob falsa propaganda de ‘acelerar arrecadação de créditos podres’, mas na realidade trata‐se um escandaloso projeto que desvia recursos públicos arrecadados de contribuintes, durante o seu trânsito pela rede bancária, lesando os cofres públicos”, critica com veemência.

    12. Para Hilton Coelho “as bases dos partidos que se reivindicam contra o projeto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) devem exigir que os parlamentares do PT, PCdoB, PSB e outros votem contra o PL 23409/19. Você é a favor de desvio de recursos públicos em favor de bancos privilegiados, prejudicando investimentos em saúde, educação, segurança etc.? 

   13. Você é a favor de contratação ilegal de ‘dívida pública’ que a sociedade é que terá que pagar? Você é a favor de operações obscuras que comprometerão as finanças públicas atuais e futuras? Se você é contra, seu parlamentar não pode votar a favor. O Poder Legislativo não pode ser subserviente ao governador e transformar-se em uma subsecretaria sem a menor importância do Executivo”.
                                                                     ****
   14. As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão lançar um kit voltado ao público que for assistir à celebração pela Canonização da freira baiana – evento festivo programado para o dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

   15. O kit será apresentado pela primeira vez na próxima segunda-feira (dia 2 de setembro), às 10h, na Loja Irmã Dulce, localizada ao lado da sede da instituição (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim). Toda a renda obtida com a venda do conjunto será revertida para a campanha de requalificação da Unidade de Oftalmologia da OSID, onde atualmente são atendidos cerca de 1.600 pacientes por mês. 

   16. A reforma visa ampliar em 20% sua capacidade de atendimento ambulatorial e em pequenos procedimentos, ajudando a reduzir a fila de espera dos pacientes. Quem quiser adquirir o kit, no valor de R$ 50, já poderá comprá-lo a partir da própria segunda-feira, tanto na loja física como no site das Obras (www.irmadulce.org.br/loja), com opções de pagamento em espécie, cartão de débito ou em cartão de crédito em duas parcelas.

   17. A exposição “É ele, Aleijadinho vive” está aberta para visitação gratuita, na sede da Cidade da Luz, em Pituaçu. Composta por esculturas mediúnicas de Antonio Lisboa, o Aleijadinho, a mostra é uma homenagem da instituição ao artista, em alusão aos 289 anos do seu nascimento. 

   18. As obras estão disponíveis no Espaço Renoir, para apreciação ou aquisição. Toda renda arrecadada será destinada às obras socioassistenciais desenvolvidas pela casa, que beneficia mais de 200 mil pessoas por ano. 

   19. As esculturas mediúnicas são feitas, através do presidente da instituição, José Medrado e assinadas pelo espírito. O Espaço Renoirpermanece aberto nos dias de atividades doutrinárias, incluindo-se o domingo pela manhã. Porém, o acesso ao mesmo está sempre disponível, diariamente, em horário administrativo, mediante contato com a secretaria.

   20. Ocorreu neste domingo, 01, o ex-governador de São Paulo e deputado federal Alberto Goldman. Ele estava internado desde o dia 19 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O líder tucano tivera uma hemorragia durante uma operação no crânio. Ex-comunista, Goldman aderiu a social-democracia e se tornou um de seus maiores nomes no País.

   21. Nascido em 12 de outubro de 1937, em São Paulo, filho de Dora, uma dona de casa, e de um alfaiate polonês, Wolf Goldman. Seu avô paterno tinha uma pequena loja de tecidos em uma cidade da região de Lublin, no interior da Polônia - recentemente, ele viajara ao país e tentara encontrar os antigos jazigos da famílias, mas o cemitério havia sido destruído e nada sobrara da memória dos Goldman no lugar. Nem uma lápide. "Impressionante. Os nazistas levaram os vivos e os mortos também."