segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DO PRESIDENTE BOLSONARO

Bolsonaro tem um estilo próprio para manter a sua 'tropa de choque' unida em torno de uma causa, mas, não valoriza os ganhos do governo
31/08/2019 às 10:52
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Jair Bolsonaro tem uma política de comunicação (se é que podemos chamar isso de política) inusitada e pouco compreensível para os leigos. Ainda, assim, dá para entender a nosotros profissionais da área que o chefe da Nação usa expressões de sua linguagem própria e popular para falar diretamente com o pessoal fanatizado da direita, manter o seu eleitorado sob controle, cuidar menos da administração governamental a deixar essa tarefa para seus ministros. 

   2. Em parte, diria que essa estratégia está dando resultados embora tenha perdido popularidade no cômputo geral. Pesquisa desta semana na revista Veja mostra que, mesmo diante dessa perda, se as eleições fossem hoje para Presidência venceria a Haddad, Ciro Gomes, Huck e Amoedo no primeiro turno. Hoje, por posto, S. Exa. ao invés de comemorar ou difundir a melhora nos índices de desemprego falou em libertar presos militares no indulto de Natal.

   3. Veja que Natal ainda é em dezembro e estamos no final de agosto. Tancredo Neves dizia que, na política, a arte de agregar é fundamental. Bolsonaro parece não dá muito atenção a isso. Na última semana, a imprensa gastou muita tinta afirmando que havia uma dessavença entre o presidente e o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Tinha fundamento. De repente, ele aparece com Moro descendo a rampa do PP e diz que o ministro é um "patrimônio nacional".

   4. É exatamente essa a estratégia usada por Bolsonaro para, em parte, pautar a imprensa. Não é a primeira vez que faz isso e nem será a última. Ele próprio já disse que não mudará seu estilo, o que significa dizer que quem faz sua comunidação é o próprio. 

   5. Isso me fez lembrar de ACM no tempo em que mandava politicamente na Bahia e cheguei a participar de algumas campanhas políticas no marketing com ele. O pessoal preparava um roteiro para ele falar na televisão via telepronto, o 'velho' lia o texto, olhava pra turma e dizia: - Tá tudo muito bem. Na hora de falar, poderia até usar algum conceito colocado pela equipe, mas, falava o que 'dava na telha', de sua experiência política.

   6. Bolsonaro parece que segue esse tipo de roteiro com a diferença que ACM valorizava ao máximo o que fazia e o atual presidente não valoriza seus feitos. Veja que todo mundo estava falando em recessão, os colunistas econômicos, o mercado, etc, e quando veio o resultado do PIB foi surpresa pois houve um crescimento de 0.4% no segundo semestre. 

   7. Supunha-se que ele iria comentar, difundir, fazer uma midia paga e nada aconteceu. Ora, quem não se comunica se trumbica já dizia Chacrinha nos anos 1970/80, daí que Bolsonaro mais trumbica do que se comunica. 

   8. Outro exemplo: pelo quarto mês consecutivo o governo federal contabiliza mais empregos com carteira assinada do que dispensas e já são mais de 410 mil novos empregos no ano. Observe, ainda, que o mercado de empregos mudou bastante e esse é um número bastante significativo diante da dinâmica do empreendedorismo e de muita gente que optou por ser pequeno empresário.

   9. Há de se dizer que o presidente usa muito bem as redes sociais, mas, não está sozinho nesse segmento. Já esteve mais solto. Hoje, a oposição a ele acordou depois que tomou uma 'surra' na campanha passada e há um confronto em igualdade na base da informação e contra-informação. 

   10. Bolsonaro, em nossa opinião, deve continuar com seus estilo próprio de 'chutar a canela' como fez com o jornalista Merval Pereira, o que também lembra ACM que adorava esse tipo de arte, mas, dar mais valor aos feitos positivos do seu governo. Assim nos parece.
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   11. A Construção Civil é o setor da economia que mais gerou emprego na Bahia nos sete primeiros meses de 2019, com 10.745 novos postos de trabalho com carteira assinada no período. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

   12. O destaque do setor de janeiro a julho desse ano ficou com “Obras de Infraestrutura para Energia Elétrica, Telecomunicações, Água, Esgoto e Transporte por Dutos”, com 4.429 empregos, seguido de “Instalações Elétricas, Hidráulicas e Outras Instalações em Construções”, com 1.778 e “Construção de Edifícios” com 1.403 novos empregos.

  13. De acordo com o secretário do planejamento, Walter Pinheiro, as obras públicas do Governo do Estado impulsionam os números desse importante setor da economia. 

   14. “Somente nesta sexta-feira (30), por exemplo, o governador assinou, no valor de R$ 50 milhões, a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Feira de Santana e inaugurou outro sistema, que recebeu um investimento de R$ 800 mil, como parte do programa Água para Todos, em Serra Preta e também foi entregue a primeira etapa da construção de rede de esgotamento sanitário no distrito do Bravo, da mesma cidade”, exemplificou Pinheiro.

  15. O município de Uibaí que fica a mais 500km da capital baiana recebeu uma emenda parlamentar indicada pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) no valor de R$ 245.596,61. O montante foi de uma proposta do ano de 2015, que tem como objeto a Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares do município.

   16. Uibaí, que é a antiga Canabrava do Gonçalo, localiza-se no noroeste do Estado da Bahia, na microrregião de Irecê. O município, que tem buscado melhorar seu Índice de Desenvolvimento Humano, necessitava, portanto, de ações  voltadas para a prevenção de doenças relacionadas com a falta ou inadequação dos serviços de saneamento básico.

   17. “Garanti esta emenda ainda quando ocupava uma vaga no Senado, em 2015. Trata-se de uma indicação que fiz, pensando na prevenção de doenças infectocontagiosas, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações”, disse a deputada.

   18. Duas novas rotas vão estrear no aeroporto de Salvador na próxima segunda-feira (2). A Azul Linhas Aéreas é a companhia responsável pelas operações das rotas Salvador-Maceió e Salvador-Teixeira de Freitas.

   19. Os novos voos são resultados da ação da Secretaria do Turismo do Estado (Setur/BA) e do Governo da Bahia através do acordo de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

  20. O incremento da malha aérea vai promover a dinamização na atividade turística nos três destinos. O voo Salvador-Maceió, operado com a aeronave Embraer 195, com 118 assentos, será de segunda a sábado.

  21. Já a rota Salvador-Teixeira de Freitas será operada às segundas e sextas. A aeronave usada será o ATR, que tem capacidade para embarcar até 70 passageiros.  O voo sai de Teixeira de Freitas às 12h40 e chega a Salvador às14h15.