Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO DESTACA SOBERANIA AMAZÔNIA E TEME ARGENTINA VIRAR VENEZUELA

Bolsonaro diz que tem compromisso com esse rico pedaço de terra mais cobiçado do mundo que é a Amazônia
18/08/2019 às 19:32
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer comentários sobre o processo sucessório na Argentina neste domingo e disse que o país vizinho está cada vez mais próximo da Venezuela, em seu perfil no Twitter.

   2. "Da série JOÃO 8:32 (4) - Com o possível retorno da turma do Foro de São Paulo na Argentina, agora o povo saca, em massa, seu dinheiro dos bancos. É a Argentina, pelo populismo, cada vez mais próxima da Venezuela", afirmou ele, referindo-se à chapa liderada por Alberto Fernández e que conta com a ex-presidente Cristina Kirchner, como vice.

   3. E completou: "Provérbios 28:19: Quem lavra sua terra terá comida com fartura, quem persegue fantasias se fartará de miséria."

   4. Pouco tempo após o pai postar o comentário em seu perfil no Twitter, seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), compartilhou o tweet com a seguinte afirmação: "Nós que estamos aqui de fora olhando o que está acontecendo com a Argentina nem acreditamos. Mas ainda creio que a Argentina não naufragará em outubro", disse o deputado, filho zero três de Bolsonaro.

  5. No último domingo, o atual presidente da Argentina, Mauricio Macri, foi derrotado nas eleições primárias com mais de 15 pontos de vantagem obtidos pelo candidato peronista Alberto Fernández, que tem como companheira de chapa a ex-presidente Cristina Kirchner. As eleições prévias na Argentina servem como uma pesquisa eleitoral do primeiro turno no país, programado para ocorrer em 27 de outubro.

   6. Desde então, Bolsonaro tem feito comentários frequentes sobre a Argentina. Ontem, em breve pronunciamento, em solenidade na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, voltou a falar no processo sucessório do país vizinho. 
                                                                     *****
  7. Na AMAN, Bolsonaro destacou o compromisso com a democracia e a liberdade e a defesa da soberania da Amazônia .

   8. “As Forças Armadas, em todo o momento em que a pátria assim as requereu, não faltaram com o compromisso de lealdade ao seu povo, de cumprir a missão em defesa da democracia e da liberdade. Vocês, daqui sairão para os quatro cantos deste nosso querido Brasil, levar sangue novo a este povo. Em especial aqueles que irão para a nossa rica e cobiçada Amazônia. Nós temos compromisso com este pedaço de terra mais rico e sagrado do mundo. Não é à toa que outros países cada vez mais tentam ganhar a guerra da informação para que nós venhamos a perder a soberania sobre essa área”, disse.

   9. O presidente abordou ainda, em seu discurso, a questão política na Argentina, que passa por um processo eleitoral para escolher o ocupante da presidência do país, em outubro. “A nossa missão é não deixar o Brasil se aproximar de políticas outras que não deram certo em nenhum lugar do mundo. Peçamos a Deus, neste momento, que a nossa querida Argentina, mais ao Sul, saiba como proceder, através do seu povo, para não retroceder. A liberdade não tem preço”, disse Bolsonaro.

   10. A entrega de espadins marca o primeiro ano dos cadetes da Aman. Este ano, são 411 alunos, sendo 397 brasileiros e 14 de outros países: três da Arábia Saudita, três de Camarões, dois do Panamá, dois do Vietnã, um da Guiana, um da Guiné-Bissau, um de Honduras e um do Peru. A Região Sudeste representa 56% da turma, seguida pelas regiões Sul, 18%, Centro-Oeste, 13%, Nordeste, 10%, e Norte, 3%. Entre os integrantes da turma, estão 40 mulheres.           
                                                                     ******
  11. No último sábado (18), a Secretaria Municipal da Saúde ofertou em pontos estratégicos da cidade a vacinação antirrábica. A mobilização imunizou mais de 600 animais. 

   12. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Este ano mais de 43 mil cães e gatos foram imunizados contra raiva no município.

   13. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. “Nos bairros de Brotas, Pituaçu e Ondina houve registro este ano de raiva em sagui, morcego e cavalo, respectivamente. Com isso, cães e gatos ficam vulneráveis ao contato com outro animal infectado, principalmente morcegos. 

   14. Esses casos evidenciam que o vírus rábico circula entre animais silvestres da cidade, por essa razão, a vacinação antirrábica dos animais domésticos é tão importante”, explica Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

   15. Desde 2004 Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato, cão, sagui ou morcego infectado.

   16. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e em parceria com a Concessionaria Integra, lança, nesta próxima segunda-feira (19), em fase de teste, o aplicativo Vá de Buzú. Durante a Semana do Clima, que começa nesta segunda (19) e segue até sexta (23), no Salvador Hall (Paralela), a ferramenta será testada na linha especial com o ônibus elétrico criada especialmente para atender ao público do evento. 

   17. Os usuários dessa linha que baixarem o aplicativo gratuitamente, disponível a princípio na plataforma Android, não pagarão pela viagem. Para utilizar o app, basta o verificar o QR-Code, passar no validador do veículo para a abertura da catraca.

   18. Após o período de testes, quando o app estiver liberado para os 2,3 mil ônibus que circulam em Salvador, os usuários poderão colocar credito no aplicativo de casa, sem pagar mais por isso. Terão também descontos na tarifa de ônibus utilizando a ferramenta fora do horário de pico. Além de emprestar crédito para outra pessoa que também estiver utilizando o aplicativo. 

   19. "Trata-se de mais um avanço que estamos testando a partir de agora para o sistema de transporte de Salvador, visando criar mais benefícios para os usuários através do uso da tecnologia. Salvador tem sido referência nisso. Vamos aproveitar a Semana do Clima para iniciar os testes do app, que serão depois intensificados. 

   20. O próprio ônibus elétrico também está sendo testado", lembrou o titular da Sembob, Fábio Mota, ressaltando que ainda nao há prazo definido para que as duas novidades entrem em operação.

   21. Entre os dias 19 e 23 de agosto, Salvador sedia a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima. E a Cidade da Música vai apresentar aos participantes do evento shows exclusivos dos músicos Gilberto Gil e Carlinhos Brown, que farão apresentações individuais no Salvador Hall, local sede do evento da ONU. As apresentações estão marcadas para o dia 22 (quinta), a partir das 18h30.

  22. Gil levará ao palco um show composto por grandes sucessos de sua carreira. O músico será acompanhado por sua banda e no repertório estarão canções como “Toda Menina Baiana”, “Andar com Fé”, “A Novidade” e “Palco”. O show de Brown também será um mix dos seus sucessos, mas em seu repertório algumas músicas chamarão atenção por retratar e reforçar a questão urgente do clima, a exemplo de “Mixturação”, “Earth Mother Water” e “Romântico Ambiente”.

   23. A Semana do Clima trará para a cidade líderes, formuladores de políticas, atores regionais e globais para discutir ações climáticas para a região. O evento conta com mais de 3,5 mil inscritos, sendo 40% de fora da cidade. O Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), organiza o evento ao lado da Convenção-Quadro das Nações Unidas (UNFCCC).

   24. A ex-presidente da UPB, Maria Quitéria, diz que será candidata a prefeita de Entre Rios. Eclética.

   25. A vida como ela é: poucos deputados compareceram ao sepultamento do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Eujácio Simões, hoje, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.