segunda-feira, 09 de dezembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PAI PRESENTE DO TJ BAHIA: MUTIRÃO REALIZA 48 EXAMES DE DNA

Neste final de semana, entre os dias 2 e 4 de agosto, acontece o Feirão da Casa Própria no estacionamento L1 do Shopping da Bahia.
02/08/2019 às 19:31
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), unidade vinculada à Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais (AEP II), TJ/BA, promoveu mais uma edição do Projeto Pai Presente na terça-feira (30). Durante a ação, foram realizados 48 exames de DNA (27 pré-processual e 21 processual).

   2. Presente ao Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, Cejusc Conciliação, instalado no Fórum das Famílias, em Nazaré, Aline Hufnagel mostrou-se satisfeita em participar do Pai Presente e contou como conheceu o projeto, enfatizando acerca da necessidade de realizar o exame.

   3. Antoniel Carlos Pereira, também presente ao mutirão, elogiou o Projeto por ajudar as famílias com dúvidas de paternidade e afirmou que irá assumir as responsabilidades devidas, “pois, independente do resultado, o amor pela criança já existe”.

   4. A coleta, tanto na capital quanto no interior do Estado, é feita por amostra de sangue – e não mais por amostra de mucosa bucal -, com a utilização de papel FTA, que oferece maior prazo de conservação do material genético.

   5. O Pai Presente consiste em um projeto de reconhecimento de paternidade do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). É direcionado aos pais que desejem realizar o reconhecimento espontâneo tardio da paternidade após o registro da criança apenas pela mãe, ou aos responsáveis que tiverem dúvida quanto à paternidade e queiram realizar exame de DNA para confirmar.

   6. As famílias interessadas em participar devem entrar em contato por meio dos telefones (71) 3372-5167 – 0800 284 2252, pelo número de whatsapp (71) 98167-4922 ou ainda pelo e-mail: paipresente@tjba.jus.br.
                                                                      ******
   7. O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) criticou, nesta sexta-feira (2), o novo fechamento de outras 16 comarcas no interior do estado, num processo de redução dos serviços do Judiciário na Bahia que já dura mais de dois anos. 

   8. “O Judiciário é um dos mais importantes serviços públicos que o Estado deve oferecer, é a garantia do cumprimento da lei, da ordem. É um serviço que, em democracias consolidadas, precisa estar acessível a todos os cidadãos. Se alguém precisa sair da sua cidade e passar horas em rodovias para ir a uma audiência, alguns princípios legais estão sendo violados”, ponderou Solla.

   9. O petista afirmou que articulará um encontro entre a bancada baiana no Congresso Nacional para tratar do tema. “Todos os deputados estão percebendo a ampla repercussão negativa dessa decisão, porque vai dificultar muito a vida da população. É nossa obrigação, acima de tudo, lutar por essas pessoas”, completou o petista.

   10. Serão desativadas as comarcas de Antas, Cipó, Governador Mangabeira, Ibirataia, Igaporã, Itabela, Itagibá, Jitaúna, Laje, Maragogipe, Pindobaçu, Presidente Jânio Quadros, Sapeaçu, Tanhaçu e Taperoá.
                                                                  *****
   11. Neste final de semana, entre os dias 2 e 4 de agosto, acontece o Feirão da Casa Própria no estacionamento L1 do Shopping da Bahia. O evento conta com o apoio da Caixa Econômica Federal e tem entrada gratuita. A MRV, maior construtora da América Latina, está participando do evento com imóveis de dois quartos, área de lazer equipada, bicicletas compartilhadas, sistema de segurança, tomada USB, wifi compartilhado, portas especiais, piso laminado nos quartos, entre outras características para quem procura um imóvel com estrutura arrojada para toda a família.

  12.  o consumidor poderá adquirir apartamentos da MRV de diversas categorias e valores, em bairros distintos de Salvador e Região Metropolitana. Serão disponibilizando empreendimentos na planta e prontos para morar nos bairros de Abrantes (Solar da Costa e Solar de Maiorca), Jardim das Margaridas (Salvador Garden, Serra Ville e Parque Solaris), Vilas do Atlântico (Solar de Vilas), e Buraquinho (Spazio Singular).

   13. O Agosto Dourado é o mês que alerta sobre a importância da amamentação, esse ato de amor de mãe para filho. Além de reforçar o vínculo afetivo, o consumo do leite materno seria, comprovadamente, responsável pela prevenção de diversas doenças. Para falar sobre o tema, a Apae Salvador realizará no próximo dia 15 de agosto uma roda de conversa ministrada pela consultora de amamentação Leila Bonfim. O evento acontecerá na sede da Associação, a partir das 16h, e a participação se dará mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

   14. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos. A proposta do evento é informar, orientar, apoiar as gestantes, lactantes e suas redes de apoio, com demonstrações práticas de técnicas, posturas e cuidados para encorajar as mulheres a amamentarem. 

   15. A entidade Parque Social, localizada dentro do Parque da Cidade, no Itaigara, realiza neste sábado (3), às 8h30, um encontro de integração com as famílias dos jovens aprendizes que atuam nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura. O evento tem o intuito de promover mais aproximação entre pais e responsáveis dos 300 participantes que atualmente integram o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. 

   16. Na ocasião, serão apresentados aos convidados as atividades e capacitações desenvolvidas através dessa iniciativa, além de um bate-papo sobre o funcionamento do projeto na cidade. A programação também contará com uma palestra sobre vínculo entre pais e filhos, que será ministrada pela psicóloga Cleonice Antelo. 

    17. O Jovem Aprendiz Empreendedor é voltado para adolescentes e jovens com idade de 14 a 22 anos, integrantes da rede pública de ensino regular ou concluintes do ensino médio. Eles são contratados como trabalhadores formais, que recebem capacitação continuada, perfazendo um total de 1.280 horas teórico-práticas, durante 17 meses, além da participação em atividades transversais no sentido de ampliar seu olhar para questões humanitárias e de cidadania. 

   18. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de obra - (SIMM), oferece vagas de emprego para segunda-feira (05-08-2019). As vagas são de Operador de Telemarketing, Auxiliar de Limpeza, Técnico em Enfermagem, Barbeiro, Auxiliar de Limpeza, Roçador, dentre outras.

 19. Os interessados deverão ir na Sede do SIMM-Comércio, que fica na Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto ou numa das Prefeituras Bairro – distribuídas na Grande Salvador: Centro/Brotas, Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, levando originais da Carteira de Trabalho (com o nº do: PIS, Pasep ou NIS), Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e Histórico Escolar, para realização de Cadastro, de Busca por Vagas e de Encaminhamento para: Entrevistas e Seleções de Trabalho/Emprego.

   20. O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30.

   21. A Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ) fará, neste domingo (4), uma ação educativa para conscientizar os torcedores que forem assistir ao jogo Bahia x Flamengo, na Arena Fonte Nova, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

   22. Equipes do órgão distribuirão, a partir das 16h, material gráfico da Operação Salvador contra o Trabalho Infantil, além de ventarolas que abordam sobre as formas de violência contra a mulher e panfletos que apresentam os serviços prestados pelo município à população feminina de Salvador que sofre com algum tipo de violência.

   23. O trabalho de conscientização também contará com entrada de uma faixa com a dimensão de 4m x 0,80cm no campo da arena, com a mensagem: "Mulheres em campo - Por estádios sem assédios e importunação", e exibição de vídeo sobre a temática no telão do estádio.