ter?a-feira, 20 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Rodrigo Maia ataca jornalista Glenn Greenwald:“Manipulação da verdade”

Doze casais LGBT vão concretizar nesta sexta-feira (02/08), o sonho de formalizarem a união. O ato que tem a iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia
31/07/2019 às 20:04
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) teve um papel importantíssimo na aprovação em 1º turno da Reforma da Previdência. A RP tem sido mais da CF do que do presidente Jair Bolsonaro. É fato. Daí que, com isso, e seu desempenho na presidência da Câmara, de maneira independente do Executivo, ganhou notoriedade e o que se fala é numa possível sua candidatura à presidência da República, em 2022. E, pelo sim; pelo não tem dado opiniões sobre diversos temas nacionais, do desemprego a liberdade de expressão. 

   2. Veja onde se meteu: ao se pronunciar a favor da liberdade de expressão em vídeo transmitido durante ato de apoio ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept, organizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro,ontem, Maia rejeitou a ideia de que Greenwald tenha cometido crime e, ao mesmo tempo, criticou indiretamente a divulgação de nomes dos hackeados pelos suspeitos presos na Operação Spoofing, da Polícia Federal.

   3. "Um hacker que consegue de forma ilegal dados de pessoas, isso precisa ser investigado, descoberto e punido. Por outro lado, um agente público que vaza informações sigilosas, que estão sob seu comando, também comete crime", disse Maia. "Todos os dois, que passam informações para a sociedade para que tenhamos mais transparência, como muitos defenderam nos últimos cinco anos, estão cometendo atos ilícitos", completou. 

   4. Rodrigo Maia, no entanto, ressaltou que, ao divulgar tais conteúdos, um jornalista não comete crime. "Um agente público com informação sigilosa entregou a um meio de comunicação e ele (o meio) deu divulgação, ele (o agente público) está protegido pelo sigilo, que é um direito democrático no nosso país", afirmou. "Não é pelo Glenn, mas a favor da nossa liberdade de expressão", finalizou, sob gritos dos presentes. 

   5. No meio político e em outros segmentos da esquerda o entendimento foi de que Maia apoia o jornalista Gleen e, hoje, no twitter, ele fez questão de novamente ressaltar que falou em nome da liberdade de expressão, e só, diante de exploração desse fato pelo próprio Gleen.

  6. Agora, veja o rolo que deu. Hoje, Maia, em post, afirmou: "O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o jornalista Gleen Greenwald fez uma "manipulação da verdade" e que o editor do site The Intercept "não tem o direito de interpretar o que eu [Maia] disse de acordo com seus interesses". A fala de Maia é uma reação a uma postagem de Greenwald. O jornalista, ao escrever sobre o vídeo que Maia divulgou em defesa da liberdade de imprensa, afirmou que o presidente da Câmara reconhecia que "Sérgio Moro é o que cometeu crimes". Maia reagiu pelo Twitter nesta quarta-feira (31)."

   7. É isso: Maia tem que ir devagar, aos poucos, pois, o apressado às vezes come cru.
                                 ***** 
   8. O ATO NA ABI: Segundo a ABI, em seu site, perto de três mil pessoas compareceram, na última terça-feira (dia 30/08), no ato de desagravo ao jornalista Glenn Greenwald, do “The Intercept”, promovido pela entidade. Foi a maior manifestação em defesa da Liberdade de Imprensa já promovida pela centenária ABI.

  9. Texto da ABI: "O ato que contou com a participação de todas as instituições comprometida com a defesa da Democracia e a maioria dos partidos políticos progressistas do País. Até mesmo, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gravou um vídeo, especialmente, para aquele evento. Através dele defendeu, de maneira contundente, o direito ao sigilo da fonte e à liberdade de expressão". 

   10. Comentário nosso: Não se entende, o "até mesmo" posto pela ABI uma vez que Maia é o presidente de um poder.

   11. Veículos da grande imprensa mundial como:  “The Washington Post” e “The Charlotte Observer” noticiaram, com destaques,  em seus sites o que aconteceu nesta memorável terça-feira na “Casa  Jornalistas”. O recém empossado presidente da ABI, Paulo Jerônimo, acentuou que “todos os profissionais de comunicação que atuam no Brasil, depois desta manifestação, entenderam que agora voltamos a ter uma trincheira para lutar pelo direito de informar e ser informado”.

    12. O vice-presidente, Cid Benjamin, que atuou como o apresentador do evento, ressaltou o esforço e o empenho de todos os demais diretores da instituição que ajudaram na organização de uma manifestação que superou todas as previsões iniciais. “Conseguimos provar que esta Casa tem condições de lutar pela democracia de maneira ordenada e em alto nível”.

   13. Em suas falas, o compositor Chico Buarque de Holanda e o ator e diretor de cinema Wagner Moura  ressaltaram a importância da sociedade civil brasileira – como é o caso da ABI –  estar se articulando para defender o cidadão dos ataques diários em suas conquistas elementares. A começar pelo direito de ser informado.

   14. Durante o evento, Glenn Greenwald e toda a equipe do “The Intercept” decidiram se filiar a ABI e juntar forças na luta pela  liberdade de imprensa. Mais do que isso: Glenn reafirmou que “jamais irá sair – e muito menos – fugir do Brasil”.
                                                                 ******
  15. Doze casais LGBT vão concretizar nesta sexta-feira (02/08), o sonho de formalizarem a união. O ato que tem a iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA conta com o apoio da  Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), entidade que reúne os cartórios de registro civil de todo o estado. 

   16. O objetivo é garantir o direito para os cidadãos, reconhecendo a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. A cerimônia do casamento coletivo acontecerá no auditório Raul Chaves da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA, na capital baiana a partir das 15h. 

   17. O presidente da Arpen-BA, Daniel Sampaio enfatiza a importância dos registradores civis e da Associação na realização desse momento. Ele destaca que os cartórios de registro Civil assumiram um papel de relevância na oficialização dos laços, desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Sampaio lembra também que os casamentos homo ou heteroafetivos não diferem legalmente, possuindo os mesmos efeitos jurídicos. “A Arpen, através dessa ação junto a Defensoria, facilita a valorização e o reconhecimento social dos casais’, afirma.

   18. O deputado estadual Alan Sanches (DEM) cobrou hoje explicações do governador Rui Costa em relação ao fechamento de 1191 leitos de pediatria na Bahia, segundo divulgação feita ontem pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). De acordo com o deputado, leitos de internação pediátrica são aqueles destinados às crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas. O número divulgado pela SBP é referente aos últimos 10 anos.

   19. “Enquanto aumenta a cada dia o número de crianças acometidas por uma série de doenças que poderiam ser evitadas se houvesse no estado algum trabalho preventivo, a solução encontrada pelo governo de Rui Costa é fechar os leitos pediátricos”, informa Sanches. “Isso explica por que a população tem esperado tanto tempo na fila de regulação: é que não há leitos para internação na Bahia”.

  20 O Sebrae está com mais de 900 vagas abertas em capacitações gratuitas e pagas para micro e pequenos empreendedores da região Sul da Bahia, no mês de agosto. As temáticas são destinadas para as pessoas que desejam abrir um negócio ou para aqueles que buscam uma capacitação específica nas áreas de liderança, inovação, finanças, empreendedorismo e mídias sociais. 

   21. As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae ou pelos telefones (73) 3613-9734 e (73) 99974-2262 (Itabuna) ou (73) 3634-4068 e (73) 99974-2263 (Ilhéus).

   22. As capacitações têm início nesta quinta-feira, 1º de agosto, das 18h às 22h, no Sebrae em Itabuna e, na sexta-feira, 2, das 18h30 às 21h30, no Sebrae em Ilhéus, com a oficina gratuita de Inovação “Open Mind – Cresça ou Desapareça”, voltada para o empreendedor que deseja inovar em produtos e serviços. A palestra será conduzida pela comunicóloga Denise de Sá, que desenvolveu uma metodologia eficaz para revitalizar a comunicação entre equipes.

   23. Sob o novo telhado da Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, centenas de fiéis renovaram a fé e a devoção no padroeiro de Lauro de Freitas, na missa pelos 57 anos da emancipação política do município, realizada na manhã desta quarta-feira (31). A cerimônia religiosa, em caráter festivo e pelo agradecimento da reforma do templo, foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, além do pároco de Santo Amaro de Ipitanga, padre Juraci Gomes de Oliveira e outros membros da igreja.

  24. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, ressaltou a felicidade por mais um aniversário da cidade sendo celebrado com missa em Ação de Graças e, desta vez, no templo reformado. “A história de Lauro de Freitas começa aqui nesta igreja. Quando iniciamos a reforma, atendendo a um pedido do padre Juraci e de toda comunidade, achávamos que seria só a troca do telhado. 

   25. A reforma acabou muito maior com a troca de todo o madeiramento. Este é um equipamento secular, tombado pelo IPHAN, que necessitou de mais reparos e muito cuidado durante toda a obra”, enfatizou.