ter?a-feira, 20 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRUMP ELOGIA INDICAÇÃO DE EDUARDO BOLSONARO para embaixador nos EUA

Interessados em participar da 13ª edição da CowParade Brasil têm até a próxima sexta-feira (02) para efetuar a inscrição
30/07/2019 às 19:11
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (30) que não sabia sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil em Washington, mas elogiou a escolha feita por seu pai, Jair Bolsonaro.

2. "Eu não acho que seja nepotismo, porque seu filho ajudou muito na campanha, seu filho é extraordinário. Acho que é uma grande indicação, eu não sabia disso", afirmou Trump, ao ser questionado pela jornalista Raquel Krahenbühl, da Globo News, em coletiva de imprensa.

3. "Eu conheço o filho dele, acho o filho dele extraordinário, é um jovem brilhante e incrível. Eu conheço o filho dele, provavelmente é por esse motivo que eles fizeram isso", declarou o presidente dos EUA.

4. O governo Bolsonaro já submeteu aos Estados Unidos a indicação de Eduardo, que também precisará passar por sabatina no Senado. O deputado federal tem 35 anos recém-completados - idade mínima para ser embaixador - e nenhuma experiência diplomática.

5. Eduardo, no entanto, usa como argumentos em favor de sua indicação os fatos de ser presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e de ter feito intercâmbio nos EUA.
                                                            *****
6. Por meio das câmaras de segurança instaladas na Escola Municipal Itamar de Oliveira, a Polícia Militar identificou os dois assaltantes que invadiram a Escola Municipal Itamar de Oliveira, Centro de Lauro de Freitas, na manhã desta terça-feira (30). 

7. A Ronda de Segurança Escolar e a PM chegaram à unidade educacional imediatamente após serem acionadas, e conseguiram acalmar os educandos, educadores, gestores e servidores. No entanto, por conta do choque, a diretora da unidade, Aidilma Itamar, decidiu suspender as aulas nesta terça-feira.  

8. A secretária de Educação, Vânia Galvão, foi à unidade, conversou com as gestoras e professoras e discutiu medidas para aumentar a segurança da escola. 

9. “Nesta semana, iniciaremos uma série de discussões com a equipe gestora das nossas unidades para tratar de aspectos referentes a processos administrativos, pedagógicos e a manutenção, e certamente vamos pensar juntos formas de coibir situações como estas”.

10. Um dos assaltantes foi preso no final da manhã, o outro encontra-se foragido até o fechamento desta nota. Conforme registrado pelas câmaras, os assaltantes entraram na escola exatamente às 7h43 e permaneceram até às 7h48. Eles levaram telefones celulares de estudantes, professores e servidores. A unidade atende a cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. 

11. O Governo do Estado, por intermédio das secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), cedeu à Prefeitura de Jacaraci terreno remanescente de aproximadamente 3 mil metros quadros, que será destinado à construção de quadra poliesportiva e seis salas de aula para a futura unidade escolar do município. O equipamento irá atender à comunidade escolar e aos moradores da cidade.

12. A cessão de uso compartilhada e a declaração de interesse foram assinadas nesta terça-feira (30), no gabinete da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença dos secretários Edelvino Góes e Jerônimo Rodrigues, além do prefeito Antonio Carlos Freire de Abreu e do deputado estadual Vitor Bonfim.

13. Interessados em participar da 13ª edição da CowParade Brasil têm até a próxima sexta-feira (02) para efetuar a inscrição. Pela primeira vez em Salvador, artistas visuais baianos tanto amadores quanto profissionais terão a oportunidade de pintar uma das 60 esculturas em formato de vaca feitas em fibra de vidro e tamanho natural, disponíveis para receber intervenções de diferentes vertentes artísticas como pintura, colagem, grafitagem, entre outras, e também acessórios. Após a seleção, as vaquinhas ficarão expostas em vários pontos turísticos da capital baiana. O edital e regulamento podem ser acessados no link www.cowparade.com.br.

14. No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará já receberam a mostra, que existe há mais de 20 anos e é considerada a maior em arte urbana no mundo. 

15. As obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público, a partir de 11 de outubro até 09 de novembro. “Salvador já está inserida no roteiro mundial da CowParade e temos certeza que grandes artistas irão retratar a singularidade e a beleza da Bahia”, declara Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora.

16. A ação de seguranças da CCR Metrô, na noite desta segunda-feira (29), contra os ambulantes, “merece o nosso repúdio. A empresa que administra o modal deveria colocar os seguranças para atender os usuários, organizar as filas, cobrar pontualidade na chegada e saída dos ônibus e não atacar quem luta pela sobrevivência. Apresentaremos uma moção de repúdio na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a este comportamento e exigimos providências do governo estadual e da empresa”, afirma o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).

17. O parlamentar lembra que “não é o primeiro caso de violência no Metrô de Salvador. Que seja o último. Estamos em um período de grave crise econômica e o desemprego cresce a cada dia. Ninguém é contra o ordenamento, mas é preciso sensibilidade para tratar este grave problema social e não a utilização de violência contra que luta pela sobrevivência”.

18.  partir desta terça-feira (30), as máquinas eletrônicas utilizadas pelos operadores de Zona Azul nas regiões que já estão completamente digitalizadas começam a aceitar cartões de débito e crédito como forma de pagamento. Os primeiros a aceitarem o novo modelo serão os operadores lotados na região do Comércio, que passarão a utilizar as máquinas para venda de tíquetes digitais para estacionamento, encerrando de vez a comercialização de cartelas de papel no local. 

19. Desta forma, os condutores que utilizarem uma das vagas da região já poderão adquirir os créditos de forma digital junto aos operadores, ou através dos apps credenciados pela Transalvador. Já a partir desta quarta-feira (31), é a vez dos operadores da região da Barra e Rio Vermelho começarem a aceitar os cartões como forma de pagamento pela Zona Azul. 

20. A Estação da Lapa vai receber nesta quarta-feira, dia 31, o projeto “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”. A iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Bibliotecas, Livro e Leitura, tem como objetivo celebrar o Dia do Escritor, que foi comemorado em 25 de julho.

 21. Cerca de 30 agentes, entre servidores da FGM e parceiros, participam da mobilização e vão “esquecer” livros nos pontos do maior terminal de ônibus urbano de Salvador, entre 9h e 17h. Além disso, ao longo do dia, vão acontecer performances do Grupo Musicado História de Raiz, Grupo de dança da Fundação Cidade Mãe, Associação dos Poetas Baianos e Grupo Dom Quixote da UFBA,  todos  abordando sobre a importância dos livros e da leitura.

 22. A campanha “Esqueça um livro” começou em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções do que espalhar livros e difundir a leitura pela cidade.