ter?a-feira, 20 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Hacker diz que Manuela D’Ávila foi contato entre ele e The Intercept

Como o hacker chegou as conversas de Moro e Dellagnol
26/07/2019 às 09:50
   MIUDINHAS GLOBAIS;

   1. (Isto É) Walter Delgatti Neto, o Vermelho’, voltou a dizer, em depoimento, nesta sexta-feira, 26, que repassou conversas da Lava Jato ao editor Glenn Greenwald, do The Intercept, de forma não remunerada. Ele diz ter pedido à deputada federal Manuela D’ Ávila (PC do B) o contato do jornalista. O relato dele à Polícia Federal foi revelado pela GloboNews.

   2. Segundo ‘Vermelho’, em março de 2019, ele teria descoberto a maneira com a qual hackeou autoridades. Neste depoimento, Delgatti diz ter invadido o aplicativo Telegram de um promotor de Araraquara que o denunciou por tráfico, envolvendo apreensão de remédios em sua casa.

   3. A partir da conta do promotor, acessou um grupo de Procuradores da República. Em seguida, teria acessado o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, e, em seguida, de três procuradores da força-tarefa da Lava Jato, como o coordenador Deltan Dallagnol.

   4. ‘Vermelho’ diz acreditar que as mensagens de Telegram não podem ser alteradas em razão do ‘formato’ do aplicativo. O hacker diz ter invadido também celulares de procuradores da Operação Greenfield, mas não encontrou irregularidades.

    5. Ele diz ter procurado a ex-deputada Manuela D’Ávila, que desconfiou de seu relato sobre o hackeamento, e que chegou a enviar um áudio de procuradores da Lava Jato para convencê-la de que obteve o material.

    6. Segundo ‘Vermelho’, após o contato com Manuela, o jornalista teria entrado em contato com ele afirmando que as conversas são de interesse público.

   7. No depoimento, segundo a Globonews, ‘Vermelho’ declarou que não editou o conteúdo das contas de Telegram que teve acesso. À PF, ele disse que a partir da agenda do Telegram do procurador Deltan Dallagnol, teve acesso aos números telefônicos do ministro Sérgio Moro, do desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Abel Gomes, e do juiz federal Flávio Lucas, da 18ª Vara Federal do Rio. ‘Vermelho’ afirmou que não acessou o conteúdo do Telegram de Sérgio Moro e dos magistrados federais.
                                                           ********
   8. Com o intuito de discutir conceitos e processos de reconhecimento de bens naturais e culturais, o Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas (CMPC), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), promoveu nesta sexta-feira (26), o seminário “Educação Patrimonial”, no plenário da Câmara Municipal, no Centro. A atividade contou com a participação de membros dos poderes Executivo e Legislativo, entidades e sociedade civil. 

   9. "Santo Amaro de Ipitanga”, uma produção cinematográfica de alunos da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, além da apresentação da mestra da cultura popular, dona Aidê. Temas como a definição de patrimônio, a importância da salvaguarda e de que modo bens populares podem ser identificados, foram debatidos com o público. 

   10. Uma antiga reivindicação dos agricultores baianos foi atendida pelo governador Rui Costa, que publicou, nesta sexta-feira (26), o decreto nº 19.142, prorrogando o prazo para emissão obrigatória de nota fiscal eletrônica pela categoria. 

   11. A matéria estabelece o dia 1 de janeiro do próximo ano como data limite para que os produtores passem a emitir a nota eletronicamente. Até lá, serão aceitas as notas manuais, retiradas junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

   12. A decisão atende ao pedido protocolado, no final do mês passado, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que alegou problemas estruturais enfrentados pela região, sobretudo na zona rural, onde os sinais de telefonia e internet são precários, dificultando a emissão do documento. 

   13. A ideia da entidade é pressionar as concessionárias dos serviços de telefonia e internet a melhorarem a comunicação nas comunidades agrícolas, já que os produtores rurais dependem do suporte tecnológico para cumprir à legislação tributária.

   14. Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o atendimento do pleito demonstra a consciência do governo do Estado sobre os problemas que independem do agricultor. “Além de produzir alimentos para saciar a fome da humanidade, somos o setor que mais gera emprego e contribui com a economia do País. 

   15. Não podemos, portanto, ser duplamente penalizados. Já estamos em desvantagem pela distância geográfica com a nossa capital e pelos prejuízos tecnológicos. É injusto sermos punidos por não poder contar com uma ferramenta porque somos mal assistidos pelas prestadoras de serviço”, pontua, comemorando a decisão do governo em dilatar o prazo.

   16. A Prefeitura está mobilizada em manter Salvador livre do sarampo. Para fortalecer as iniciativas que já são executadas diariamente pela Secretaria Municipal da Saúde, será realizado em 10 de agosto o Dia D de vacinação contra a doença, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

   17. Durante a mobilização, que acontecerá num sábado para facilitar o acesso da população, vários postos de saúde estarão abertos das 08 às 17 horas ofertando a imunização contra a doença transmitida por secreções, a exemplo das gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse.

   18. A população com idade entre 12 meses e 49 anos deverá comparecer aos postos de saúde do município munida do cartão de vacina para atualização. Pessoas com esquema vacinal completo não precisam ser revacinadas. A imunização é a melhor medida para manter o território livre da doença.

   19. Vale destacar que a população não precisa esperar até o Dia D para garantir a proteção contra o sarampo, uma vez que a vacina está disponível na rede básica de saúde. Aqueles que já foram infectados com o vírus do sarampo não precisam tomar novamente a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.

   20. Para qualificar o comércio da produção rural e alavancar as vendas dos produtos da agricultura familiar, nesta sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores do município de Itacaré, foram celebrados convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS), para reforma do Mercado Municipal, que abriga a feira livre, e a aquisição de veículos para auxiliar a mecanização rural do Assentamento Pancada Grande.

   21. Um dos convênios assinados, que tem o aporte de mais de R$700 mil reais, é destinado à ampliação de espaço de comercialização, cobertura, construção de boxes, infraestruturas e adequações que estejam no padrão da Vigilância Sanitária. 

   22. “Com a assinatura dos convênios, mais de 500 famílias de agricultores familiares serão beneficiadas e terão suas vidas melhoradas, consequentemente, aumentarão sua renda. A reforma da feira dará melhores condições de comercialização e recepção ao cliente, além de garantir que o produtor rural tenha dinheiro para suas necessidades”, enfatizou Josias Gomes, secretário da SDR.

    23. De acordo com Wilson Dias, presidente da CAR, o desafio é produzir, abastecer os balcões da feira para evitar venda a atravessadores e, assim, o agricultor familiar pode lucrar mais: “É fundamental investir na base de produção e garantir que os produtos cheguem à feira. Pois a maior indústria, que gera emprego e renda nos municípios, é a agricultura familiar, ainda mais aqui em Itacaré, uma cidade turística que tem hotéis e restaurantes precisando da produção que vem do campo”, observou.