quinta-feira, 14 de novembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SENADORES DA BASE RUI MARCAM ISIDÓRIO NO EVENTO PARA RODRIGO MAIA

Isidório passa a ser visto como uma peça importante nos próximos pleitos na Bahia diante sua força política popular
19/07/2019 às 08:39
MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. Ainda é cedo para avaliar o movimento do deputado federal Isidório (pré-candidato a prefeito de Salvador pelo Avante) ao trazer o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), para fazer uma visita a Fundação Doutor Jesus, em Candeias, que atende pessoas com problemas de drogas. Pelo sim; pelo não os três senadores da base do PT na Bahia - Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) acompanharam o evento que teria sido um pagar de promesssa de Maia a Isidório.

   2. Ao que tudo indica, não se tem certeza disso, a promessa teria sido Isidório votar SIM na Reforma da Previdência ou algo mais junto a uma aproximação com o DEM. Como se é notório, o DEM governa a capital com ACM Neto, o qual é presidente nacional deste partido e tem um candidato 'in-pectore' a prefeito, mas, a vice estaria vaga e Isidório tem um filho deputado estadual mais votado na Bahia. 

   3. Então, olhando nesse aspecto, a presença dos senadores na Fundação pode ter sido um sinal de simpatia a Isidório e de marcação. Na política não se pode dar espaços a adversários e o PT também está de olho na Prefeitura da capital e já disse que terá candidato próprio e tem o PSD como aliado. Partido que deseja ter o governador, em 2022. É um jogo complicado.

   4. Maia, por vez, ao falar com a imprensa elogiou a atuação do PP e PSD na aprovação da RP e até da boa vontade de Rui Costa em incluir os estados e participar do processo, mas, o PT (o partido, a ideologia) vetou.

   5. Maia falou: "O resultado do plenário é o resultado da sociedade brasileira, representada pela Câmara, nenhuma votação teve o resultado tão forte como esse. A sociedade cansou das promessas fáceis, dos discursos fáceis, está na hora de reformar o estado brasileiro, para que se possa ter um estado moderno, que melhore a qualidade da educação, da saúde, bons médicos, bons professores." afirmou.

  6. Questionado sobre seu futuro político, Maia respondeu que segue como deputado federal e refletiu o que dissera antes o colega Isidório, "Maia [sou] presidente da Câmara dos Deputados é o segundo poder da República, é muito poder, tem que saber aproveitar essa oportunidade, para que se possa deixar registrado na história, reformas que melhore a vida do cidadão". 

   7. ACM Neto não foi a Candeias mas manteve um encontro com Maia e sua base na casa de Elmar Nascimento. Na Fundação estiveram os deputados Leur Lomanto Jr, Elmar Nascimento, Cacá Leão, Vitor Bonfim e João Isidório.

   8. Em Soterópolis: A PEC não obteve êxito com os governadores do Nordeste, mesmo o governador Rui Costa (PT) com boa vontade, não pode ajudar, poucos foram os governadores do Nordeste que contribuíram, não por falta de vontade, mas sim por falta de compreensão de seus partidos o PT, PCdoB, todos votaram contra a PEC. O senador Otto Alencar (PSD) teve um papel importante e os deputados de seu partido votaram a favor da PEC. Com referência a PEC paralela, Maia é a favor, mas depende do apoio dos partidos na Câmara, "se os governadores construírem esse ambiente na Câmara fica mais fácil."
                                                                   ******
   9. Salvador sedia a 2º edição do Global Challenge Family, uma das competições de triathlon mais importante do mundo, com data marcada para 27 de outubro, no bairro de Itapuã. O lançamento do evento, fruto da parceria entre a Federação Baiana de Triathlon (FebaTri) e a Prefeitura, acontece nesta segunda-feira (22), às 10h, no Palácio Thomé de Souza, com a presença do prefeito ACM Neto e outras autoridades.

   10. O Challenge Salvador contará com uma série de competições que englobam provas para todas as idades. A principal, a Half, terá percursos de 1.9km de natação, 90km de pedal e 21km de corrida.

   11. Para envolver toda a família, a marca mundial traz outras provas para a cidade. A Challenge Sprint Distance conta com 750m de natação, 10km de ciclismo e 5km de corrida, que podem ser feitas por homens e mulheres acima de 18 anos.

   12. Além disso, será oferecido também o Challenge Júnior, que tem três categorias com distâncias variáveis conforme a idade da criança; e ainda o ChallengeForAll, com corridas de rua, nas modalidades 5km e 10km.

   13. Entre 2018 até o início do segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, identificou 344 unidades entre casas e apartamentos com irregularidades nos empreendimentos residenciais do Minha Casa, Minha Vida.

   14. Deste total são 89 imóveis invadidos, 173 abandonados, 26 cedidos, 31 alugados, 19 vendidos e seis depredados. O secretário de Habitação, Eli Ribeiro, esclarece que o número de unidades redirecionadas é inferior a quantidade daquelas que foram devolvidas.

  15. “Como o processo não foi concluído por conta do próprio beneficiado, que desiste da rescisão do contrato, as unidades invadidas ou depredadas não podem ser redirecionadas, conforme orientação da agência financiadora”, afirma o titular da pasta, Eli Ribeiro. 

   16. A agricultura do município de Nordestina, no Semiárido baiano, recebeu reforço, nesta sexta-feira (19), de mais de R$ 451 mil de investimento, que vai beneficiar 41 famílias da região. Em visita à cidade, o governador Rui Costa autorizou a celebração de dois convênios do Projeto Bahia Produtiva, no âmbito dos editais ‘Qualificação de Agroindústrias’ e ‘Socioambientais Quilombolas’.  

   17. O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado.

  18. O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que o intuito das ações é gerar renda e mais oportunidade de emprego para as famílias do rural baiano: “Um projeto atende às comunidades quilombolas do município, ajudando a desenvolver atividades produtivas ligadas aos criatórios, pomares e hortas, e outra  associação foi contemplada com uma agroindústria de frutas para produzir polpas, geleias, sucos. Um conjunto de produtos beneficiados que agregam valor à produção e colocam com mais qualidade esses produtos no mercado”

   19. As vereadoras Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia e Ireuda Silva (PRB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, repudiaram a agressão sofrida por um aluno da Unilab, na quarta-feira (17), por seguranças da Estação Rodoviária de Salvador.

  20. Marta disse que o colegiado está à disposição para acompanhar o caso junto com o estudante. Segundo ela, é fundamental que as terceirizadas prestadoras de serviço para o estado e o município tenham formação em direitos humanos, a fim de que o racismo seja combatido e casos como este não se repitam.  

  21. “Nos vídeos publicados pelo estudante, fica nítido o absurdo do ocorrido, mais um caso de racismo. Para além do afastamento dos profissionais, é preciso que a empresa terceirizada seja ouvida. Precisamos cobrar formação em direitos humanos das empresas que prestam serviço para que o racismo seja combatido”, declarou a vereadora.