ter?a-feira, 17 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO empossa general Ramos como ministro da Secretaria de Governo

Detran alerta os proprietários de veículos que a resolução 780, do Contran, alterou as regras do emplacamento Mercosul nos estados que já implantaram o novo sistema, como é o caso da Bahia
04/07/2019 às 19:35
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Jair Bolsonaro empossou na manhã desta quinta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Planalto, Luiz Eduardo Ramos como novo ministro da Secretaria de Governo. Assumiu a pasta que responde pela articulação política do governo junto ao Congresso. A Secretaria de Governo é uma das quatro pastas que funcionam no Palácio do Planalto.

  2. O general Luiz Eduardo Ramos passou o Comando Militar do Sudeste (CMSE) para o general Marcos Antônio Amaro dos Santos na última quarta-feira (3). O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia ocorrida no quartel-general do Ibirapuera em São Paulo.

  3. “Nós queremos, juntos, colocar o Brasil no local de destaque que ele merece. E conto, a partir de amanhã, numa escala mais elevada, com o reforço de um grande amigo [...], o general Ramos”, disse o presidente, durante a solenidade, referindo-se ao novo cargo de ministro da Secretaria de Governo ocupado pelo general Ramos.

   4. “O senhor terá um dos ministérios mais importantes, que é fazer a articulação com o nosso parlamento brasileiro que, tenha certeza, com a tua presença, pelo teu passado de assessor parlamentar, principalmente, ajudaremos, e muito, a resgatar a credibilidade de nossas instituições”, avaliou Bolsonaro.

   5. O presidente também felicitou o novo comandante do CMSE, general Marcos Antonio Amaro dos Santos: “Comandante que sucede general Amaro, boa sorte, felicidades”, desejou.

   6. O general  Marcos Antonio Amaro dos Santos serviu em unidades de artilharia em Jundiaí (SP), no Rio de Janeiro (RJ),  e em Olinda (PE). Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). 

   7. Foi adjunto da Casa Militar da Presidência da República (PR) e do Gabinete de Segurança lnstitucional da PR e Adido Militar na Embaixada do Brasil no Suriname. Ramos cursou MBA em Excelência Gerencial com ênfase em Gestão Pública, pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e MBA Executivo em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

   8. Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ele ainda realizou os cursos Básico Paraquedista e de Observador Aéreo. No exterior, realizou os cursos de Busca de Alvos de Artilharia e o Avançado de Artilharia de Campanha, ambos nos Estados Unidos da América.
                                                                           ******
   9. O Governo da Bahia e o Senai Cimatec irão assinar, ainda neste mês, um memorando de entendimento com o Centro de Energias Renováveis de Navarra (CENER). O acordo, encaminhado durante reunião que a missão governamental da Bahia realizou nesta quinta-feira (04), em Navarra (Espanha), vai oportunizar a realização de projetos nas áreas de energias renováveis.

    10. Ainda em Navarra, o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, e o superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Bahia, Paulo Guimarães, estiveram reunidos com executivos da Nabrawind, empresa desenvolvedora de tecnologia em energia eólica, que pretende se implantar na Bahia.

   11. “Com o CENER, a parceria visa a realização de projetos conjuntos de desenvolvimento tecnológico nas áreas de energia eólica, solar e de biomassa, com vistas à consolidação e acreditação de laboratórios para avaliação e certificação de equipamentos eólicos e solar fotovoltaicos, bem como de projetos de geração de energia a partir de resíduos sólidos e cana de açúcar”, destacou o secretário Pinheiro, ao informar que representantes do centro virão à Bahia em setembro, para conclusão do plano de trabalho do primeiro projeto a ser desenvolvido de forma conjunta com o Senai Cimatec e o Governo da Bahia.

   12. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, participará da 94º Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que acontece nesta quinta e sexta-feira (04 e 05), em Campina Grande. O evento irá reunir legisladores, técnicos, especialistas, secretários e dirigentes de trânsito e mobilidade urbana do país, com o objetivo de agregar conhecimentos, levantar discussões sobre legislação, além de trocar experiências.

   13. Müller irá palestrar sobre o uso da tecnologia na gestão de trânsito nesta sexta-feira (05). “Salvador tem sido destaque dentro e fora do país pelos avanços na área de trânsito e mobilidade conquistados nos últimos anos, em grande parte devido aos investimentos que fizemos em tecnologia, com a implantação do Núcleo de Operação Assistida (NOA), por exemplo. Falar sobre este assunto num fórum de abrangência nacional é o reconhecimento do trabalho que temos feito na cidade”, afirmou o superintendente.

   14. A Prefeitura tem buscado participar de eventos de relevância nacional e internacional a fim de agregar conhecimento às ações desenvolvidas para a cidade. No último mês de março, o prefeito ACM Neto participou do Fórum Smart City, em Curitiba, considerado o maior evento de cidades inteligentes do mundo. 

   15. A Polícia Militar da Bahia, através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), recebeu, na tarde desta quinta-feira (4), na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, o Prêmio Nacional Boas Práticas de Qualidade de Vida na Segurança Pública 2019, no 19º Congresso de Stress da International Stress Management Association (ISMA-BR), com a proposta de criação do Observatório de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Policiais Militares do Estado da Bahia.

   16. A proposta do projeto, que foi idealizado pela capitã PM Maria Oliveira, capitão PM Charles Carqueijo, capitã BM Maribel Fernandes e soldado Renan Sant’ana, tem como objetivo proporcionar ao policial militar que se reconheça enquanto sujeito que faz jus à proteção dos Direitos Humanos, através de uma ferramenta efetiva e adaptada à presente cultura organizacional. 

   17. Ainda assim, busca-se uma oportunidade de se estabelecer um diálogo democrático e fortalecimento institucional, criando unidade, envolvimento e respeito no âmbito da PMBA.

   18. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta os proprietários de veículos que a resolução 780, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterou as regras do emplacamento Mercosul nos estados que já implantaram o novo sistema, como é o caso da Bahia. As mudanças passam a valer em 28 de agosto.

   19. O padrão Mercosul será obrigatório para veículos novos, os que forem transferidos de município ou estado e em casos de placa cinza danificada ou roubada. A transferência de propriedade do carro ou da moto não acarretará em troca de placas.

  20. O visual da nova placa foi modificado, com a retirada das ondas sinuosas e da pintura reflexiva, o que deve reduzir o custo de produção. Foram mantidos os sete caracteres ( quatro letras e três números), o código de barras bidimensional (QR Code), a marca d'água, bandeira do Brasil e emblema do bloco econômico. As placas Mercosul já instaladas não precisarão ser substituídas.

   21. Há mais de um ano, a parte externa de um dos prédios mais requintados e luxuosos de Salvador é palco de grandes eventos festivos, inclusive casamentos. Transformado em Cerimonial pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em março de 2018, o Palácio da Aclamação, no Campo Grande, ainda tem datas disponíveis para 2019.

  22. Idealizado pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, o Cerimonial Palácio da Aclamação é alugado, a preço de mercado, para os eventos. De acordo com a diretora do espaço, Linda Carvalho, toda a renda gerada é utilizada em iniciativas da entidade socioassistencial, que envolvem creches comunitárias e ações de saúde. 

   23. “Ajudar quem precisa e promover momentos inesquecíveis na vida das pessoas é o que faz tudo valer à pena. Apesar de atualmente trabalhar, principalmente com casamentos, o Cerimonial está apto a receber aniversários, eventos corporativos, dentre outros. Por se tratar de um ambiente palaciano, acaba por conferir aos personagens da festa e à celebração, como um todo, um ar de realeza”, explica.