quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MANIFESTAÇÕES PELO BRASIL fortalecem ministro Moro politicamente

O presidente Jair Bolsonaro também se reforça politicamente com o apoio da população
30/06/2019 às 19:51
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Estima-se que milhões de pessoas se manifestaram neste domingo em apoio à Operação Lava Jato e ao pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.A maior mannifestação aconteceu em São Paulo, capital, na Av Paulista, com quatro quarteirões lotados e as pessoas também dando apoio à reforma da Previdência e ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

2. Os manifestantes se concentraram em dois pontos: perto do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e perto do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios recebeu um grande público e no Rio de Janeiro, em Copacabana, idem. Em Salvador, milhares de pessoas participaram do ato numa caminhada entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo onde foi cantando o Hino Nacional.

3. As manifestações reforçam o apoio político a Sérgio Moro o qual se viu envolvido em diálogos com procuradores da Lava Jato revelados pelo site Intercept Brasil. Analistas políticos entendem que o ministro saiu fortalecido politicamente assim como o governo Jair Bolsonaro. 
                                                                    *****
4. parada mundial do orgulho gay realizada em Nova York foi "confiscada" por milhares de dissidentes anti-corporações que protestaram no domingo, rejeitando a presença policial e o patrocínio comercial, exigindo a igualdade LGBT.

5. Horas antes de Nova York iniciar o que os organizadores chamam de a maior parada do orgulho gay na história pelo 50º aniversário do levante de Stonewall, o Queer Liberation March prosseguiu na direção oposta, começando no histórico Stonewall Inn e indo para o norte até o Central Park.

6. Enquanto isso, a cidade estava esperando 150 mil manifestantes e milhões de espectadores para alinhar as ruas para o principal evento ocorrendo de norte a sul em direção ao Stonewall, o bar gay em Greenwich Village, onde a resistência ao assédio policial em 28 de junho de 1969 desencadeou o moderno movimento de liberação LGBTQ.

7. Desfiles semelhantes foram realizados em todo o mundo. A Macedônia do Norte realizou sua primeira marcha do Orgulho Gay no sábado. Em Cingapura, os manifestantes pediram a desmantelamento de uma lei que proíbe o sexo gay. Na Turquia, a comunidade gay e transgênero de Istambul se reuniu para uma pequena manifestação que terminou com o lançamento de gás lacrimogêneo e balas de borracha no domingo, depois que sua marcha anual foi suspensa pelo quinto ano consecutivo.
                                                             *****
8. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) da Prefeitura de Feira de Santana estiveram no distrito de Jaguara, nesta quarta-feira, 26, a fim de dar continuidade ao processo de implantação do projeto de criação de tilápias com a água dessalinizada dos poços artesianos. O encontro com os moradores ocorreu na comunidade Lagoa D'água.

9. Segundo o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, o intuito desse projeto é minimizar os impactos ambientais da segunda água – como é chamada a água que não serve para o consumo humano. “Além da comunidade Lagoa D’água já estivemos em outros povoados de Jaguara, como Lagoa D’Água e Sete Portas”, sinaliza.

10. O projeto de sustentabilidade é de iniciativa do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Semmam em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e a UFBR (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

11. Os estudantes integrantes das bandas e fanfarras escolares da rede estadual de ensino já estão na expectativa para o Desfile Cívico do 2 de Julho, na próxima terça-feira. Mais de 1.200 estudantes que integram 23 bandas e fanfarras das escolas estaduais participarão do cortejo. Parte das agremiações sairá da Soledade e parte do Pelourinho. 

12. Pela manhã, a concentração será às 6h30 no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, no Queimadinho, bairro da Liberdade. Já no período da tarde, a partir das 13h30, outras fanfarras sairão do viaduto da Sé em direção ao Campo Grande.  

13. Para alinhar os últimos preparativos, o Colégio Estadual Pinto de Carvalho, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, realizou um ensaio com fanfarras de quatro unidades escolares que, neste sábado (29), às 9h, desfilarão juntamente com mais sete escolas pelas ruas do bairro durante o VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras. 

14. O ensaio contou com a participação da Orquestra Neojibá, que possui uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado. O repertório contou com uma musicalidade variada, incluindo o Hino ao 2 de Julho.

15. O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC) ganhou uma nova diretoria nesta quinta-feira (27), com a posse da presidente Pan Batista e do vice-presidente Junieques Santos. A solenidade foi realizada no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, com a presença de artistas e representantes de órgãos ligados à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). 

16. A posse de Pan Batista registra um marco para a cultura baiana. Ela é a primeira mulher de origem quilombola a chegar ao posto. “É uma honra muito grande estar aqui. Eu venho da comunidade de Santiago de Iguape, no município de Cachoeira, e trago comigo a força da produção cultural do Recôncavo. Meu objetivo é trazer essa vivência para a direção do conselho, sempre valorizando a diversidade e a riqueza artística de nosso povo e representando as minhas origens”, afirmou Pan.

17. Junieques Santos comentou sobre os principais desafios que espera enfrentar durante o mandato. “Nosso objetivo principal é fazer com o que CEC chegue até os territórios de identidade e consiga dialogar mais com as comunidades e com os conselhos municipais”.

18. Na próxima terça-feira, dia 2 de julho - feriado da Independência da Bahia -, o Mercado do Rio Vermelho - Ceasinha irá abrir em horário especial. Os boxes funcionarão das 7h às 14h e a praça de alimentação das 7h às 16h.

19. Duas das mais conceituadas escolas de música do mundo aceitaram três integrantes do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa público da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDHDS). São as universidades da Haute École de Musique de Genève, localizada na cidade da Genebra, na Suíça, e a Hochschule für Musik, em Basileia, no mesmo país, na Europa. 

20. Os integrantes são Priscila Rodrigues Silva, de 23 anos, violinista, Fábio Santos, de 27, percussionista, e Kívia Santos, de 26, contrabaixista. As universidades são pagas e, por isso, eles iniciaram uma campanha colaborativa para que possam pagar as passagens e estadias, até tentarem bolsa de estudos nessas duas instituições europeias.

21. Priscila está no NEOJIBA desde 2008, Fábio desde 2009 e Kívia desde 2007. O programa NEOJIBA possibilitou aulas diárias, treinamentos com professores e instrumentistas virtuoses locais, nacionais e internacionais, integração em grupos e orquestras, além de bolsas e atendimento social e de saúde. Os integrantes também participam de turnês em várias cidades do Brasil, Europa e Estados Unidos. Para auxiliar nas próprias despesas e ajudar a família, os três já faziam brigadeiros e brownies, anunciando-os na internet.