Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Decreto institui nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional

O Espaço Cultural Alagados acolheu reunião do grupo de mulheres para atividade de conscientização e enfrentamento contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes da SMS
31/05/2019 às 19:45
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Com o objetivo de fortalecer a capacidade produtiva em áreas menos desenvolvidas e reduzir as desigualdades regionais, o presidente Jair Bolsonaro assinou, hoje (30), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que institui a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O texto atualiza a primeira versão do documento, publicado há 12 anos.

2. "Sempre tenho dito que precisamos valorizar e potencializar a imensa riqueza do nosso querido Brasil, por sua vasta biodiversidade e fantástica geografia. Estamos aqui hoje observando um dos tratados fundamentais da nossa Constituição Federal: garantir o desenvolvimento nacional e reduzir as desigualdades regionais", afirmou o presidente.

3. A atuação da Política se dará em três níveis. A primeira, macrorregional, voltada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – consideradas prioritárias na Constituição Federal de 1988 –, mas sem esquecer do Sul e do Sudeste. Estas áreas ficarão especialmente sob atenção do nível sub-regional, que vai focar no fortalecimento de localidades menos desenvolvidas dentro desses territórios. Por fim, haverá atenção especial a sub-regiões específicas: Semiárido, Faixa de Fronteira e Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides).

3. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, acrescentou que que a nova PNDR tem o propósito de reduzir as desigualdades econômicas e sociais não só entre as macroregiões, mas as diferenças que existem entre territórios dentro delas. "Com esse instrumento, vamos criar mais oportunidades para impulsionar a economia, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fortalecer as regiões é investir no crescimento econômico e social do Brasil”, afirmou.

5. Para atingir essas metas, o documento se baseia em seis eixos estratégicos: desenvolvimento produtivo; ciência, tecnologia e inovação (CT&I); educação e qualificação profissional; infraestruturas econômica e urbana; desenvolvimento social e acesso a serviços públicos essenciais; e fortalecimento das capacidades governativas de estados e municípios.

6. Na ocasião, também foram entregues três Planos Regionais de Desenvolvimento: da Amazônia, do Centro-Oeste e do Nordeste. Estes planos são uma série de projetos que buscam o desenvolvimento das cidades destas regiões. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, explica que "esses planos são propostas de projetos de lei que vão servir de base para elaboração do Plano Plurianual". Saiba mais no vídeo:
                                                                      *****
7. Equipes da brigada de incêndio e agentes operacionais da Estação da Lapa participam de mais um treinamento neste domingo, 2. Entre 10h e 12h, será realizada uma simulação de incêndio no local e também treinamentos relacionados a situações de pânico. 

8. O treinamento não altera o funcionamento do terminal, mas a população deve ficar atenta, pois o procedimento inclui encenações de acidentes e o alarme de incêndio será ativado em alguns momentos. Avisos sonoros serão constantemente emitidos durante o treinamento, para reforçar que todas as situações são simuladas. O treinamento, que será comandado pela empresa Brigada 49, acontece anualmente e faz parte dos procedimentos da Estação da Lapa para garantir a segurança dos usuários em situações de emergência.

9. Todo mundo sabe que o Dia dos Namorados (12/06) é o dia mais romântico do ano, quando os apaixonados buscam um destino especial para celebrar com o seu par. Que tal desfrutar com o seu amor de um jantar em um hotel com direito à hospedagem?

10. Os servidores públicos estaduais podem adquirir o pacote do jantar romântico no Hotel Quality São Salvador, com show de Alex Góes e hospedagem, por R$ 350,10. Este valor já é com desconto de 10% para os servidores do Estado.

11. O hotel fica localizado na rua Dr. José Peroba, bairro do Stiep, em Salvador. Os descontos serão validados no ato da contratação mediante apresentação de contracheque. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone de atendimento: (71) 3617-3307 / (71) 99970-6891, ou pelo e-mail reservas1.qssa@atlanticahotels.com.br.

12. Em visita às comunidades de Rio de Engenho e ao Assentamento Cosme Muniz, no Pontal Buararema, em Ilhéus, para colocar seu mandato na Assembleia Legislativa à disposição da população, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou as medidas do governo Bolsonaro, como a proposta da reforma da previdência, que em sua opinião quer acabar com o direito à aposentadoria da classe trabalhadora, penalizando, ainda mais às mulheres e os trabalhadores rurais. 

12. O parlamentar analisou a conjuntura política e disse que a mobilização popular é “fundamental” para conter “os retrocessos” pautados pelo governo federal. “Os estudantes estão nas ruas, dando exemplo de resistência e luta contra os cortes na educação e é fundamental que a classe trabalhadora esteja integrada a este movimento e fortaleça a luta popular contra a retirada de direitos, o fim da aposentadoria e os retrocessos, como a reforma da previdência, que agravarão a desigualdade socioeconômica em nosso país”, refletiu Robinson.

13. Vai longe o tempo em que fumar era sinônimo de charme, como faziam crer os personagens de filmes e novelas. O consumo do tabaco tornou-se um grande problema de saúde pública, a despeito da publicidade regular sobre seus malefícios. Por isso, em 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje (31), com objetivo de enfatizar os perigos do tabagismo para a saúde do corpo.

14. O Planserv apoia a data e alerta seus beneficiários sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é causa de quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais; 45% das mortes por infarto do miocárdio; 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) e 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames), além de 30% das mortes por câncer.

15. O fumo desencadeia e agrava condições como a hipertensão e diabetes, aumenta o risco das pessoas desenvolverem e morrerem por tuberculose e também é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas anualmente no mundo. Para os psicólogos, o hábito de fumar está bastante associado a sintomas de ansiedade.

16. Parar de fumar é uma decisão difícil, mas seguir algumas dicas pode ajudar a por fim ao hábito. Quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. Da mesma forma, deve evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. Concentrar-se em outra atividade como escovar os dentes, beber um copo de água ou mastigar alguma coisa auxiliam na “distração” da vontade de fumar.

17. A Câmara já definiu o nome dos oradores que vão participar da sessão Itinerante, nesta segunda-feira (3), às 14h, no Colégio Estadual Luiz Vianna, na Rua Waldemar Falcão, nº 7, no bairro Brotas. O projeto atua em diversos bairros da cidade e, neste biênio, agirá de forma didática, esclarecendo aos alunos das escolas públicas sobre a importância do voto.

18. Vão fazer uso da palavra Silvio Pereira, da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Toque na Bola de Olho na Escola; Marcos Sampaio, do Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro de Cosme de Farias; e Douglas Alcântara, da Associação Amsar. 

19. Também estão inscritos como oradores Fernando Batista, da Associação Desportiva dos Coroas da Polêmica; Jorge Luís de Jesus, representando a entidade Linbrotas; Alexandre Pilan, da Associação Asmalavilaste; e Jerônimo Santana, do Candeal Voluntário.

20. A primeira edição do Câmara Itinerante desse biênio contemplará as localidades pertencentes às áreas da Prefeitura-Bairro de Brotas: Acupe, Boa Vista de Brotas, Candeal, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Luiz Anselmo, Matatu e Vila Laura.

21. Coordenador-executivo do projeto, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) destacou a importância do Câmara Itinerante para a cidade e afirmou que os vereadores estão cumprindo o seu papel, aproximando ainda mais a Câmara do cidadão de Salvador.

22. “Em paralelo a isso, estimulamos os jovens a conhecerem a política e os trabalhos que são desenvolvidos no Parlamento”, acrescentou Suíca. O vereador destacou ainda a necessidade de “trabalhar para que, no futuro, o povo de Salvador seja mais discursivo e propositivo, com elevada qualidade nos debates sobre a cidade”.

 23. O Espaço Cultural Alagados acolheu, na tarde da quinta-feira (30), reunião do grupo de mulheres para atividade de conscientização e enfrentamento contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Creas Itacaranha. 

24. A reunião foi iniciada com a apresentação do filme “Mariana: a menina que colocou a boca no trombone”, que abordou a temática do encontro, e foi o ponto de partida para reflexão e debate. 

25. Em seguida, foi realizada palestra pela coordenadora Juliete Esdras e assistente social Kátia Santos, ambas do CREAS Itacaranha. O painel explicou a diferença entre abuso e exploração sexual, como identificar a violência, as formas e contatos para denúncia, e o papel do Centro na rede de enfrentamento socioassistencial, que é o de acolher as famílias, ofertar os atendimentos psicossociais e realizar os encaminhamentos para serviços em órgãos parceiros.