quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MP recomenda Simões Filho informe casos de grávidas menores de 14 anos

A Unijorge está com inscrições abertas para contratação de professores para o segundo semestre de 2019 dos cursos de graduação e graduação tecnológica
28/05/2019 às 19:31
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Unidades de saúde do município de Simões Filho foram orientadas a comunicar ao Ministério Público estadual e ao Conselho Tutelar local os casos de gravidez de crianças e adolescentes menores de 14 anos. 

2. A recomendação, elaborada pela promotora de Justiça Simone Ferreira Lins Rocha, foi enviada às Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos hospitais públicos e privados e aos demais serviços de saúde da cidade. No documento, a promotora explica que estes casos configuram crime de estupro de vulnerável, como previsto no artigo 217-A do Código Penal.

2. O documento foi elaborado em observação à recomendação da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, emitida para que todos os promotores de Justiça da área da infância e juventude solicitem aos serviços de saúde municipais a comunicação ao MP e aos Conselhos Tutelares sobre casos de menores de 14 anos grávidas.
                                                                      *****
3. (FEIRA) A Fundação Cultural Egberto Tavares Costa se solidariza com a família e amigos do administrador, gestor cultural, presidente e fundador da Cia Cuca de Teatro, José Henrique Rodrigues Motté, que faleceu na manhã desta terça-feira (28) em Feira de Santana.

4. Durante sua jornada, Henrique Motté deixou uma grande contribuição à cultura. Sua parceria deixou marca nos projetos da Fundação. 

5. "Neste momento de dor, prestamos nossas condolências aos seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda. Agradecemos também a dedicação e trabalho prestados à cultura feirense", ressalta o presidente Antônio Carlos Coelho.

6. A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que, no prazo de 72 horas, o Município de Juazeiro forneça regularmente transporte para os estudantes que moram nos Residenciais Juazeiro I, Juazeiro II e Juazeiro III, construídos pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, até a Escola Municipal em Tempo Integral Professora Iracema (EMTI).

7.  Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, autora da ação, em virtude da suspensão do transporte, a maioria dos alunos não está conseguindo comparecer às aulas “como pode se verificar na frequência desses alunos”. O fato, explica ela, configura “uma evidente violação ao preceito constitucional do acesso a educação”. 

8. A promotora de Justiça complementou que, caso não seja possível o atendimento por meio da rede pública municipal, o fornecimento do transporte escolar deve ocorrer por meio da rede particular para garantir a regular frequência dos alunos à escola.

9. A Arena Fonte Nova inicia etapa de renovação para os estudantes cadastrados como meia-entrada online. Todos que fizeram o cadastro em 2018 para comprar a meia-entrada pelo site precisarão renovar o processo já a partir deste mês de maio. Durante a compra dos ingressos para a partida entre Bahia X São Paulo, os guichês da Arena funcionarão para venda dos ingressos e recadastramento da meia entrada, nesta quarta-feira (dia 29/05), a partir das 11h.

10. O processo é bastante simples. Para conseguir comprar meia-entrada pela Internet, o estudante precisa adquirir um ingresso de meia-entrada presencialmente nas bilheterias da Arena, apresentando a Carteira de Estudante de 2019 e solicitar o recadastramento do CPF por mais um ano para as compras online. Esse processo precisa ser realizado apenas uma única vez, após o recadastramento a compra estará habilita pelo site.

11. Para quem vai fazer o procedimento pela primeira vez, antes de ir à bilheteria precisa efetuar o cadastro pelo site www.arenafontenova.com.br/ingressos para que o CPF seja reconhecido na categoria meia-entrada. 

12. Depois disso, basta efetuar uma primeira compra presencial nas bilheterias da Arena e solicitar cadastramento do CPF na modalidade meia-entrada online. Assim, como a Carteira de Estudante, o cadastro para compra online tem duração de um ano, até o dia 31 de março de 2020.

13. “É um sonho que está sendo concretizado agora. Quem tinha uma visão local agora pode ter uma visão global. É uma forma de encorajar as pessoas, foi uma grande sorte e de grande valia eu ter conseguido uma vaga”.  As palavras são de Edson de Jesus, 40 anos, matriculado no curso de eletricista. Desde os 15 anos que ele trabalha na área, porém sem qualificação técnica atestada.

14. O sentimento de Edson também é o mesmo de mais dezenas de pessoas que iniciaram o curso profissional pelo SENAI em Quijingue nas áreas de Confeitaria, Panificação e Eletricista, tudo organizado pela Secretaria de Assistência Social e patrocinado pela Prefeitura.

15. O Governo do Estado e representantes dos sindicatos dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) assinaram acordo, na tarde desta terça-feira (28), durante reunião na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), em Salvador. 

16. O documento assinado estabelece a reestruturação da tabela de vencimentos dos técnicos-administrativos das duas instituições. O acordo é o mesmo que foi assinado pelo governador Rui Costa, no último dia 23, com representantes dos servidores técnicos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

17. O superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, explica que, com a adesão da Uefs e Uesb, cerca de 1,5 mil servidores das quatro instituições, entre técnicos e analistas, serão beneficiados com a reestruturação remuneratória. 

18. Ana Prado, Daniela Alencar, Camila Botelho, Eduarda Chepote, Edson Reis, Livia Imbassahy, Pérola Cotrim, Sâmia Moura e Stephanie Mattos são os profissionais que participam do Desafio Novos Talentos, mostra promovida pela loja Novo Projeto, das sócias Christianne Peleteiro e Marilu Fontes, com novos talentos do mercado.

19.  O coquetel de abertura, para convidados, será realizado AMANHÃ (29), às 16h, e traz as principais tendências do setor em sete ambientes com temáticas e conceitos distintos produzidos pelos arquitetos e designers. O grande público poderá conferir os trabalhos a partir desta quinta (30) e votar nos seus ambientes favoritos, que ficarão disponíveis para a visitação enquanto durarem os estoques. A ação conta com o apoio da Matiz tintas, Arte Pintura & Decoração e Futura Tintas.

20. O líder da oposição na Câmara de Salvador, vereador Sidninho (Podemos), em forte discurso no plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (28), cobrou posicionamento da prefeitura sobre ter acatado o risco de iniciar uma obra do porte da do Centro de Convenções de Salvador sem licença ambiental.

21. A liberação para construção da intervenção saiu somente no dia 21 de maio, sendo que a construção já está sendo feita há meses, conforme denúncia.  

22. “Trata-se de uma atitude inadmissível, de um escândalo que não pode ser ignorado, jogado para debaixo do tapete e que o Executivo municipal precisa responder a sociedade, bem como a esta Casa que tem que por obrigação fiscalizar denúncias de tamanha gravidade como esta e muitas outras que estão vindo à tona. Nesse caso mais ainda, levando em conta que a ausência ou o descumprimento dos termos de licença ambiental é responsabilizável administrativa e criminalmente nos termos do Decreto 6.514/2008 e do artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais, a despeito de ter ou não ocorrido dano ao meio ambiente”, bradou o líder da oposição.

23. A Unijorge está com inscrições abertas para contratação de professores para o segundo semestre de 2019 dos cursos de graduação e graduação tecnológica.Estão sendo ofertadas vagas efetivas e cadastro reserva nas áreas de gestão, engenharias, informática, ciências humanas e saúde, nas modalidadespresencial e EAD.

24. O processo seletivo contará com análise do currículo lattes, prova de títulos, banca examinadora, entrevista e avaliação de perfil. As inscrições vão até o dia 14 de junho e deverão ser realizadas no site www.unijorge.edu.br, na opção Trabalhe Conosco, ou através do linkhttps://goo.gl/aGSEzo.