sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRF-4 nega recurso a Dirceu e advogado diz que ele se entregará a PF

Inaugurado há quatro anos, o Ponto SAC Rio Real, cidade que fica a cerca de 200 km de Salvador, registrou 38.693 atendimentos desde a inauguração
16/05/2019 às 19:48
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O ex-ministro José Dirceu, que teve hoje seu recurso negado pelo TRF-4, vai se entregar à Justiça, afirma seu advogado, Roberto Podval. O criminalista, que falou ao Estadão e também ao Globo, não disse quando o petista se entregará.

   2.  “Como sempre, José Dirceu respeitará a decisão e se entregará espontaneamente”, declarou Podval.O TRF-4 decretou "imediato ofício para início do cumprimento da pena ao juízo de primeiro grau". A prisão deve se dar em Curitiba, onde correm os processos referentes à Lava-Jato. Ainda cabe recurso por parte da defesa do petista no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Supremo Tribunal Federal (STF).

   3. Segundo O Globo, o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, e os sócios da construtora Credencial, Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, são réus na mesma ação penal e também tiveram os embargos declaratórios negados. Em defesa de Dirceu, advogados argumentaram, inclusive, o fato de o ex-ministro ter 70 anos de idade.
                                                                       ******

   4. Uma sessão especial vai celebrar o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica do Brasil (RCC) no próximo dia 24, às 19h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador. A homenagem foi proposta pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), que presidirá a sessão.

   5. Para Joceval, celebrar o Jubileu de Ouro da RCC é recordar o início das atividades do mandato. “É uma ação do nosso mandato que me deixa com muita alegria pelo fato de ser um movimento de onde eu surjo. 

   6. Neste grupo eu me encontrei também para servir na vida pública. Comemorar o Jubileu de Ouro é lembrar que muitos projetos de lei surgiram em contato com os grupos de oração que compõe esse movimento. Parabéns à RCC pelos 50 anos”, disse.

   7. Poucos meses após iniciar o quarto mandato como deputada estadual, na Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Neusa Cadore (PT) realizará neste sábado (18), às 9h, a Plenária do Mandato da Gente, no município de Baixa Grande. A atividade reunirá, no Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, representes do Território Bacia do Jacuípe e de municípios da região para avaliar a situação política atual e sugerir ações para a atuação da deputada.

    8. “Precisamos intensificar a cultura da participação social para que as pessoas não apenas votem, mas acompanhem o trabalho da deputada sugerindo ações e prioridades de trabalho. Os projetos que apresentamos no Legislativo na maioria das vezes são construídos a partir do debate com grupos sociais. É um momento também para prestar conta do que já fizemos nesses primeiros meses”, avalia Neusa. 

   9. O dólar fechou em firme alta ante o real nesta quinta-feira, acima de R$ 4 pela primeira vez em sete meses e meio, com o real consolidando o fim de seu rali pós-eleição, conforme investidores incorporam mais risco diante da piora de perspectiva para a agenda de reformas.

   10. A moeda norte-americana rompeu a barreira dos R$ 4 ainda pela manhã. Mas, diferentemente de outros pregões, a disparada para esse nível não atraiu fluxo relevante de tesourarias bancárias e exportadores na ponta de venda.

   11. O diretor de Gestão Corporativa da Embasa, Gervásio Carvalho, e prefeito de Antas, Manoel Sidônio (PSL), assinaram, na tarde de hoje (16), na sede da empresa, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, contrato de programa, renovando, por mais 30 anos, a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

   12. O documento prevê a realização de investimentos para a expansão da cobertura dos serviços prestados pela empresa, de acordo com o plano municipal de saneamento básico.

   13. “O contrato de programa, que hoje podemos comemorar, não é só importante para o município de Antas, mas para todos os municípios. Somos um município pobre. Mas, mesmo assim, temos os serviços e o respeito da Embasa. Por termos poucos recursos, temos sido maltratados por algumas empresas privadas que prestam outros serviços em nosso município. 

   14. Esse contrato de programa é uma garantia que o Governo do Estado e a Embasa continuarão prestando serviços e investindo no município”, afirmou o prefeito Manoel Sidônio durante o ato solene de assinatura.

   15. A implantação da nova política de saúde mental e direito ao Passe Livre para pessoas com transtornos mentais será tema de debate na próxima segunda-feira (20), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. “Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) precisam de reforço multidisciplinar e equipamentos e precisam dialogar com as unidades de saúde e hospitais”, ressaltou o vereador Cezar Leite (PSDB), que coordenará a sessão.

  16. O debate faz parte de uma série de ações da Comissão de Assistência Social e Direitos das Pessoas com Deficiência, presidida por Cezar Leite, para garantir benefícios na área de saúde mental. “Estamos fazendo visitas, relatórios nas unidades, conhecendo de perto a realidade dos CAPS e das famílias para a implantação ser adequada e responder às demandas de todos”, pontuou o vereador.

   17. Participarão da mesa do evento o deputado estadual e  membro da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), José de Arimatéia (PRB); o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Rilton Góes; a presidente da Associação e Apoio a Familiares, Amigos e Pessoas com Transtornos Mentais da Bahia (Afatom-Ba), Rejane Santos; o coordenador da Unidade de Gratuidade de Pessoas com Deficiência (UGPD), Gustavo Almeida; e a presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia (APB), Miriam Gorender.

   18. Inaugurado há quatro anos, o Ponto SAC Rio Real, cidade que fica a cerca de 200 km de Salvador, registrou 38.693 atendimentos desde a inauguração. Os números sinalizam um balanço positivo dos serviços prestados à população da região. O posto oferece cinco tipos de serviços aos cidadãos, distribuídos em quatro unidades parceiras.

   19. Apenas no primeiro trimestre de 2019, o Ponto SAC Rio Real realizou 4.227 atendimentos, sendo 784 relacionados à emissão de carteiras de identidade, que lidera os serviços no posto. Além do RG, a população pode tirar também carteira de trabalho, CPF, antecedentes criminais e os serviços do Ceprev.

   20. O ponto SAC Rio Real está situado no centro da cidade, na Rua Coronel Otávio de Souza Leite, e atende à população de 7h às 13h. O posto tem capacidade de realizar 1,6 mil atendimentos por mês, sendo 660 deles para carteira de identidade e 660 para carteira de trabalho. Por dia, são distribuídas 30 senhas diárias para cada um dos serviços.

   21.  incentivo ao esporte é uma das prioridades da Indústria São Miguel (ISM), que através de patrocínio apoia clubes, espaços destinados a atividades esportivas e eventos. Desde fevereiro deste ano, o Esporte Clube Vitória (ECV) recebe patrocínio da ISM, que atua com ativações das marcas Goob, EnerUp, Lôa, Drink T, Yulo e GuaranUp. 

   22. "Estar inserido no mundo do esporte é muito importante para nós da ISM, que é uma empresa que preza pelo bem-estar dos nossos consumidores e por isso temos produtos que são sinônimo de energia, força e alegria", declara Rodrigo Baldivieso, coordenador de marketing ISM. 

   23. Quem frequenta os jogos já pode conferir várias ações junto aos torcedores, especialmente os sócios, que durante algumas partidas do clube no Barradão, participam postando fotos nas redes sociais e concorrem aparecer no telão durante o intervalo. A Itaipava Arena Fonte Nova também recebe patrocínio da ISM.