quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A SANTA QUE OS JORNALISTAS DE MINHA GERAÇÃO ENTREVISTARAM (TF)

Turismo religioso pode dar um salto enorme na capital baiana se houver entendimento entre os órgãos públicos e a iniciativa privada investir
14/05/2019 às 20:17
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A notícia sobre a santificação da irmã Dulce pelo papa Francisco, o que era esperado há anos pelos baianos desde que a papelada exigida pelo Vaticano chegou a Roma, comoveu a comunidade católica da Bahia, especialmente de Salvador. E nós, jornalistas mais antIgos, quase todos entrevistamos a irmã Dulce, a freira de voz quase inaudível que cuidava dos pobres no Largo de Roma, no Hospital Santo Antonio.

   2. Em breve, o santo de Pádua e Lisboa, de quem era devota, será seu colega no panteão dos santos da igreja católica. Santo Antonio é um santo português do século XI e a irmã Dulce, santa baiana de Salvador, do século XX.

   3. A Igreja Católica tem uma história de 2019 anos embora só tenha se firmado a partir de 306 d.C. quando o imperador Constantino tornou a fé cristã a religião oficial no Império Romano. Constantino convocou e presidiu o primeiro grande encontro de bispos cristãos da história e determinou diretrizes que seriam seguidas até os nossos tempos. 

   4. No Concílio de Niceia, no ano 325, os chefes da Igreja não falaram muito sobre Maria, mas, ao tratarem de questões fundamentais do cristianismo. Para consolidação da igreja, construção de templos, e adoração a Maria (na época mais adorada do que Jesus) foi fundamental o papel de Élia Pulquéria, esposa do imperador Marciano, e depois imperatriz de 450 a 453 d.C.

   5. Muita história até chegar a irmã Dulce. Quando cheguei de Serrinha para morar em Salvador, nos anos 1960, fui morar no bairro Machado, em Roma, e vi de perto o nascimento dessa peregrinação apostólica e de caridade da irmã Dulce. Salvador tinha outra irmã poderosa na fé, Dalva, e tantas freiras caridosas em seus abrigos e conventos. 

   6. Mas, nada igual a irmã Dulce. Era tão frágil que a gente sempre achava que ela iria cair. Entrevistá-la era uma arte porque falava baixinho e tinha um olhar no infinito. Não nos mirava. E com seu poder carismático ergueu a maior obra social da Bahia, com a ajuda de familiares, voluntários e governos.

   7. Seu nome impunha tanto respeito que, pelo Hospital Santo Antonio transitavam do zé povinho como se fala na Bahia aos homens dos colarinhos brancos. Vários presidentes da República estiveram por lá, o mais assíduo, salvo engano, foi José Sarney. Prefeitos e governadores da Bahia, todos eles. Arcebispos e cardeias,todos eles. 

   8. Tinha algo assemelhado com dom Avelar Brandão Vilela, um cardeal que por aqui passou, e tinha cara de santo. Quase desmantela a arquidiocese do ponto de vista financeiro porque se dedicava tanto a pastoral, ao rebanho, que dom Lucas, adiante, teve que organizar muita coisa.

   9. Hoje, fiz uma nota no Facebook falando que havia conhecido uma santa, ao vivo, o que nunca esperava em minha existência. E vários colegas de jornalismo falaram o mesmo e deram alguns depoimentos. ZédeJesusBarrêto mandou-me um artigo dizendo que beijou a mão de uma santa (vide na home) e conheceu ao vivo uma outra, a Santa Tereza de Calcutá, quando esta veio a Salvador e esteve com a venerável Dulce. 

   10. Também conheci o santo João Paulo, o polones da Cracóvia, que acá esteve, mas, só de longe. A santa Dulce, não. A gente (digo os jornalistas) conversava com ela, recebia mimos, era de fato uma doçura.

   11. Várias cidades pelo mundo afora cultuam seus santos: Portugal e Pádua, Santo Antonio; Assis, na Itália, praticamente tem sua economia girando no turismo em torno de São Francisco de Assis; o México tem um santuário de NS de Guadalupe que recebe 20 milhões de turistas ao ano; Valencia, na Espanha, cultua San Vicente Ferrer, há 600 anos; Paris, santa Madalena e outros; Roma, São Pedro e Santa Maria Magliore; a Catalunha, Saint Jordi (São Jorge) e por aí vai. 

   12. Salvador recebe esse presente e essa oportunidade de incrementar o turismo religioso para sempre, de forma organizada e profissional. Em Lisboa, qualquer casa de souvenir, loja de variedades, livrarias, cafeterias, etc, tem é coisa de Santo Antonio.

   13. Em breve , o papa Francisco estará dando um presente a Salvador, o mais venerável e desejado de sua história cristã católica.
                                                                             ****** 
   14. O presidente interino da Assembleia Legislativa da Bahia, Alex Lima (PSB) protocolou na Mesa Diretora um requerimento para realizar sessão especial em homenagem a Irmã Dulce. Com o segundo milagre reconhecido pelo Vaticano a Beata, conhecida como “O Anjo bom da Bahia”, será proclamada a primeira Santa nascida no Brasil. "Irmã Dulce nos deixou um legado de amor, caridade e altruísmo. Será uma honra homenagear esta guerreira baiana que dedicou a vida aos menos favorecidos", justificou.
                                                                              ******
   15. A Unigel, segunda maior petroquímica do país, vai investir US$ 90 milhões em uma unidade de produção de ácido sulfúrico no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi divulgada pelo presidente do grupo, Henri Slezynger, em encontro com o governador Rui Costa em Nova York, na última sexta-feira (10). A produção será iniciada em 2021.

   16. "Esse é um investimento importante porque, além de consolidar o Polo Industrial de Camaçari no setor petroquímico, traz para a Bahia um produto que apenas era fabricado aqui como subproduto da Paranapanema. Uma planta desse tamanho reforça a importância do Polo de Camaçari para a indústria da Bahia e do Brasil", afirmou o governador. 

   17. Também presente no encontro, o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios, Paulo Guimarães, explicou que "a unidade da Unigel será instalada onde antes funcionava a fábrica da Rhodia. É um investimento de US$ 90 milhões para uma produção de 400 mil toneladas por ano".

    18. A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), foi uma das entidades presentes no seminário “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. Em parceria com o Comitê Estadual e Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o evento foi realizado nesta quarta-feira (14), na sede da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), no Largo do Queimadinho, na Liberdade. 

   19. A atividade foi promovida em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.

    20. Participaram da roda de conversa membros da sociedade civil e representantes de instituições ligadas ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Bonocô, Dorane Bezerra, também representante da Sempre na Coordenação Colegiada do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - BA, explicou que os sete Creas de Salvador atuam para atender toda e qualquer vítima em situação de violação de direitos.

   21. A primeira demanda do secretário de Relações Institucionais da Câmara Municipal, Heber Santana, vai ser de acompanhar o andamento das obras do novo Centro de Convenções da capital baiana, que já estão 40% concluídas. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa Legislativa, Geraldo Júnior (SD), durante a primeira visita conjunta dos vereadores de Salvador à construção, na tarde desta terça-feira(14).

    22. “Como fiscais do Executivo temos que ter responsabilidade com essas áreas. Heber veio acompanhar exatamente por isso. Eu havia recebido alguns relatórios informais sobre a execução da obra. 

   23. Agora vamos formalizar mais este trabalho e estreitar ainda mais a relação entre o Executivo e o Legislativo Municipal”, afirmou o presidente, ao reforçar, que, a partir de agora a visita, tanto do secretário quanto dos vereadores de Salvador, vai ser mais frequente nas obras realizadas pela prefeitura visando o desenvolvimento da cidade

   24. A incorporadora OR, do Grupo Odebrecht, fechou parceria com o Restaurante Paris 6, que fica no Shopping da Bahia. O acordo cumpre, entre outros objetivos, o de oferecer aos clientes da OR as melhores experiências no âmbito gastronômico. A parceria estreia no dia 22/05, quando a incorporadora irá lançar a loja  ‘OR Experience’, no Hangar. O buffet do evento será assinado pelo Paris 6.

   25. Representando a incorporadora, o Gerente Comercial e de Marketing Marcos Calmon e a Coordenadora de Marketing Hannah Botelho participaram de um almoço de negócios com a empresária e responsável pelo Paris 6 na Bahia, Kaline Rabelo.

   26. Além de provarem as deliciosas refeições servidas pelo restaurante, os executivos trataram de ações que as duas empresas irão realizar este ano em Salvador e no Litoral Norte.

   27. De acordo com a vereadora Ana Rita Tavares (PMB), as mulheres são maioria em grupos de assistência, sejam voltados às pessoas ou aos animais. “Essa característica faz com que as militantes estejam expostas a retaliações de agressores”, afirma a parlamentar.

   28. Pensando nisso, a vereadora e ativista pelo direito dos animais, propôs o debate “Violência contra Protetoras de Animais”, que vai acontecer no dia 17 de maio, às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

    29. “O debate será uma ótima oportunidade para encontrarmos formas de solucionar esse problema que atinge essas guerreiras que tanto fazem na falta de ações do poder público”, explica Ana Rita.