Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEMANA SANTA: Em 5 dias polícia apreende 212 kg de entorpecentes na BA

O Taxi Mobi será lançado pelo prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (22), às 10h, no Palácio Thomé de Souza. O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, também estará presente.
20/04/2019 às 14:32
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Blitze, abordagens e ações de inteligência resultaram em 212 kg de drogas apreendidos em apenas cinco dias (13 a 17 de abril), na Bahia. Os casos aconteceram na capital e em seis cidades do interior.

2. Duas ocorrências foram de localização de plantações de maconha. Na zona rural de Seabra, 71 pés da erva (cerca de 35 kg) eram cultivados em um terreno baldio. Mudas também foram achadas por guarnições da 29ª CIPM. Já em Itaquara, o 19° BPM (Jequié) capturou um traficante e apreendeu 50 kg de maconha in natura colhidos.

3. Em outros três casos, as drogas eram transportadas em veículos. Dentro de um carro modelo Logan, que passava pela BR-324, em Feira de Santana, a Cipe Litoral Norte localizou 11 kg de maconha prensada escondidos no forro do banco traseiro. Um casal acabou preso em flagrante.

4. Na cidade de Cândido Sales, a cadela Kate, da 80ª CIPM, farejou 5 kg de cocaína dentro da mochila de um passageiro. O 'viajante' foi preso em flagrante. O último caso ocorreu em Salvador, durante blitze da 58ª CIPM (Cosme de Farias). Três homens, dentro de um carro modelo Celta, transportavam 21 kg de maconha, cocaína e crack. Os traficantes foram abordados e detidos.

                                                                              *****
5. Uma guarnição da 19ª CIPM encontrou um bebê do sexo feminino, ainda com o cordão umbilical, dentro de uma caixa de papelão na manhã deste sábado (20), às 7h30, na rua Paraná, no bairro de Paripe.

6. O fato ocorreu quando os policiais militares realizavam rondas na região e receberam um chamado do Cicom com informações de que havia uma recém-nascida abandonada no local. Após o encontro, os PMs levaram a bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe, onde está sendo avaliada pela equipe médica.

7. Em situações de urgência e emergência médicas durante o feriado da Páscoa, os beneficiários do Planserv devem procurar os serviços de plantão 24 horas disponíveis na rede credenciada em Salvador e região metropolitana, além do interior do estado. No total, o Planserv possui 19 credenciados na capital e 55 credenciados no interior baiano para este tipo de atendimento.

8. Para conhecer a lista das unidades, basta acessar o site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br) ou baixar o aplicativo da assistência, disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas Android e IOS. Na capital, o Planserv disponibiliza, por exemplo, os hospitais da Bahia, Santa Izabel, Agenor Paiva, Sagrada Família, Português e Evangélico da Bahia.

9. A orientação do Planserv é que o beneficiário esteja de posse do cartão virtual e de um documento de identificação pessoal com foto, para facilitar o acesso rápido ao atendimento de urgência e emergência pelo plano, caso necessário. 

10. Para mais informações, a Central de Relacionamento também estará disponível em regime de 24 horas por dia, durante todo o feriado. Basta ligar para 0800 56 6066, ligações de fixo, e 3402-3700 para chamadas de celular.

11. Está disponível, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (18), o resultado provisório do exame psicotécnico para concurso público da Polícia Civil baiana. Realizada no mês de março, está é a quinta etapa do certame, que irá contratar novos delegados, investigadores e escrivães de polícia. A publicação também está disponível no site da organizadora, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

12. Nos dias 25 e 26, Lauro de Freitas sedia a 5° Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, que este ano discute o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI”. A conferência, no auditório da faculdade Unime, vai reunir sociedade civil e poder público de 13 cidades da Região Metropolitana (RMS) para debater políticas públicas voltadas aos idosos atuais e futuros.

13. A mesa de abertura (25) será realizada às 15h, com apresentações artísticas e culturais. No dia 26, o evento começa a partir das 8h com leitura de regimento e mesa discursiva com palestrantes. Às 14h, os encontristas participarão de eixos temáticos que vão debater direitos, educação e conselhos voltados às políticas públicas da pessoa idosa, além do enfrentamento à violação dos direitos humanos. A plenária final e eleição de delegados serão realizadas às 17h.

14. A conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) de Lauro de Freitas, com o suporte da comissão dos municípios que compõem o território metropolitano: Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

15. Chamar um táxi em Salvador ficará ainda mais simples: basta ter um celular com internet, realizar o download do aplicativo gratuitamente e fazer o cadastro. O Taxi Mobi será lançado pelo prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (22), às 10h, no Palácio Thomé de Souza. O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, também estará presente.

16. De acordo com a Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), pertencente à Semob, dos mais de 7,5 mil veículos utilizados como táxis na capital baiana, 2 mil já estão cadastrados no aplicativo. Além da comodidade dos usuários, a ferramenta digital irá possibilitar que a Prefeitura realize, em tempo real, a gestão da frota. 

17. Na prática, significa dizer que técnicos da Semob poderão acionar os taxistas e fazer o remanejamento de veículos, de acordo com a demanda de passageiros. Taxistas que estejam parados, ociosos, em um determinado ponto de Salvador, serão acionados e redirecionados para um outro local em que haja usuários precisando do serviço.

18. A segurança dos passageiros também será maior em função de vários fatores. Todos os detalhes da novidade, inclusive a respeito do valor da tarifa, serão apresentados na coletiva desta segunda-feira (21).