Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

'Mordaça', diz Marco Aurélio sobre decisão STF tirar reportagens do ar

Ministro da Corte comentou à Rádio Gaúcha a decisão do colega Alexandre de Moraes sobre textos da revista 'Crusoé' e do site 'O Antagonista'.
18/04/2019 às 18:58
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (18), a decisão do colega Alexandre de Moraes, que determinou a retirada de conteúdo dos sites da "Crusoé" e de "O Antagonista".

2. "Mordaça, mordaça. Isso não se coaduna com os ares democráticos da Constituição de 1988. Não temos saudade de um regime pretérito. Não me lembro, nem no regime pretérito, que foi um regime de exceção, coisas assim, tão violentas como foi essa. Agora o ministro deve evoluir, deve afastar, evidentemente, esse crivo que ele implementou", afirmou Marco Aurélio.

3. Na última terça-feira (16), o ministro já havia dito à TV Globo que houve "censura" e retrocesso" na decisão.

4. Alexandre de Moraes decidiu sobre a questão porque é relator de um inquérito aberto no mês passado para apurar notícias fraudulentas que possam ferir a honra dos ministros ou vazamentos de informações sobre integrantes da Corte.

5. À Rádio Gaúcha, Marco Aurélio disse que "não cabia a instauração de inquérito pelo Supremo". "Cabia sim, se fosse o caso, se fosse o Ministério Público, que é quem atua como 'estado acusador'. O Supremo é um 'estado julgador', principalmente julgador. Ele só deve atuar mediante provocação." (Globo.com)
                                                                       *****
6. A Igreja se prepara para vivenciar a Semana Santa, tempo forte que recorda a Paixão Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste período, também chamado de Semana Maior, as 101 paróquias e a diaconia da Arquidiocese de Salvador contam com programações especiais. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e os bispos auxiliares, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Hélio Pereira dos Santos, presidirão Missas e celebrações. Confira a programação:

7. 18 de abril - Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés. Na Quinta-feira Santa, à noite, às 18h, Dom Murilo presidirá a Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés, na Catedral Basílica.

8. 19 de abril – Sexta-feira da Paixão. Às 15h haverá a Exposição do Calvário, na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus). Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 16h, na Catedral Basílica. Por volta das 17h acontecerá a veneração da imagem do Senhor Morto, também na Catedral.
Neste dia também acontece a Liturgia da Paixão na Igreja do Carmo, a partir das 15h, seguida da procissão do Senhor Morto. Nesta procissão os fiéis conduzem a imagem da autoria de Francisco Chagas, conhecido como “O Cabra”.

9. 20 de abril – Sábado Santo / Vigília Pascal. No Sábado Santo, a Vigília Pascal terá início às 18h, na Catedral Basílica.

10. 21 de abril – Páscoa. Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa, às 10h, na Catedral Basílica.
                                                                     ******
14. (ZÉDEJESUSBARRÊTO) Quinta-feira Santa, ou da Paixão. Talvez a data mais importante da fé católica, a celebração da Santa Ceia, onde, segundo os evangelhos (oficiais), Jesus celebrou a primeira missa e criou o ‘sacrossanto’ mistério da Eucaristia, a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo. É a fé nesse mistério que perpetua a religião católica. 

15. O sacrifício de ‘Deus’, transformado em comida e bebida para aqueles que acreditam. E o comem, e o bebem.  Na missa, a hóstia e o vinho consagrados. 
 
16. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e deu aos discípulos dizendo: Tomem; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. E lhes disse: Isso é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos”.  E teria dito mais: “Fazei isso em minha memória”  (essa cena e palavras estão narradas nos escritos de Mateus, Lucas e Marcos)
                                                                        
17. Por metáforas a religiosidade se espalha pela humanidade; com rituais e celebrações litúrgicas as religiões se perpetuam pelos tempos.
 
18. Assim, todos os anos, em cada quinta-feira santa, nos templos católicos do mundo, há celebrações que relembram esses acontecimentos com Jesus em Jerusalém, antiga Judéia, que precederam sua prisão, julgamento, morte e crucificação, até a propalada ressurreição no domingo de Páscoa. 

19. Pela manhã, a missa do círio pascoal e benção dos santos óleos (usados no batismo, na crisma, na extrema-unção), pela manhã. E, no fim da tarde, a missa do lava-pés.  Na mesma ceia, onde criou a Eucaristia e o Sacerdócio, Jesus teria lavado humildemente os pés de cada um dos seus apóstolos/seguidores mais próximos. 
 
20. Depois da ceia, contam as escrituras,  Jesus foi orar no Monte das Oliveiras, onde, traído por um dos discípulos, o Judas Isacariotes, foi preso  e levado a julgamento e supliciado ...  na tarde do dia seguinte, crucificado.
 
21.Esses são os significados da quinta-feira santa, lá se vão mais de  20 séculos, a Cruz como signo, símbolo maior  da cristandade.  
Amém. 
                                                                                            ******
22. Chega a Semana Santa e, além dos rituais religiosos, o pensamento sempre recai na fartura à mesa e, claro, no tradicional ovo de chocolate. Símbolo da Páscoa, essa tradicional guloseima pode ser degustada de forma mais saudável, bastando para isso seguir algumas dicas dos especialistas do Planserv.

23. Os chocolates variam de acordo com seu teor de cacau, adição de açucar e leite e de manteiga de cacau. Cada tipo possui características nutricionais bastante específicas e diferenciadas. “O chocolate branco, por exemplo, possui mais açúcar e gordura em sua composição e não acrescenta nenhum benefício à saúde”, afirma a nutricionista Beatriz Rocha Lima.

24. Já o chocolate amargo contém massa de cacau que varia de 50% a 100%, manteiga de cacau e açúcar. “Quanto maior o teor de cacau, mais amargo, menos manteiga de cacau e menos açúcar ele terá, ou seja, será mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos, que são substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças”, informa Beatriz.

25. Com os mesmos ingredientes do amargo, o chocolate ao leite possui proporções diferentes - leva menos massa de cacau, porém mais manteiga e açúcar. Também pode conter ainda leite em pó para adquirir a cor marrom clara. Como tem menos massa de cacau, é pobre em nutrientes e fitoquímicos, logo não proporciona benefícios ao organismo como a versão amarga.

26. Para os intolerantes a glúten e lactose, a nutricionista indica a alfarroba, leguminosa da família do feijão, rica em fibras e vitamina A, com sabor similar ao do chocolate, porém sem as substâncias que causam intolerância.

27. O Governo Estado montou um esquema especial para a Micareta de Feira de Santana, que este ano vai acontecer de 25 a 28 de abril. Cerca de dez mil policiais e bombeiros foram destacados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para atuar no evento, que contará ainda com o Sistema de Reconhecimento Facial. O equipamento será empregado nos principais pontos de acesso ao circuito.

28. Testado no Carnaval de Salvador 2019, resultando na identificação de um homicida fantasiado de mulher, a tecnologia vai ajudar a fiscalizar se existem foragidos da Justiça na festa. Criminosos com mandado de prisão em aberto serão monitorados e capturados.

29. Outra novidade este ano é a mudança na disposição do policiamento ostensivo na festa. Desta vez, os postos elevados de observação vão abrir espaço para o folião pipoca. Os policiais militares vão acompanhar o movimento sobre uma passarela montada ao longo do circuito Maneca Ferreira. A iniciativa visa a oferecer mais espaço aos foliões e agilizar a atuação policial. 

30. Três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) Móveis (caminhões) também serão empregados na Micareta. Ao longo do circuito, câmeras fixas auxiliarão o patrulhamento ostensivo e ações de inteligência.

31. O aniversário do compositor Dorival Caymmi (1914-2008), dia 30, será novamente comemorado pelo Sarau Troféu Caymmi em um espetáculo que contará com grandes intérpretes baianas. Jussara Silveira, Marilda Santana e Simone Motta, que já haviam participado da homenagem no ano passado, juntam-se agora a Aiace, para realizar a homenagem que acontece no Teatro Sesi, no Rio Vermelho, terça-feira (30), às 20 horas.

32. A produção do evento cabe ao veterano Tuca Morais, idealizador do Troféu Caymmi (1985 - 2007), revelador de grandes talentos da música baiana e brasileira. Como em todas as edições dos Saraus Troféu Caymmi, que tiveram sua primeira edição justamente no aniversário de Dorival, no ano passado, a direção artística fica ao encargo do renomado Fernando Marinho. O evento contará com músicos do quilate do violonista Luciano Bahia.

33. Também destaca-se, nessa edição do Sarau, uma breve explanação sobre a vida e obra de Dorival Caymmi, a ser realizada pela cantora, professora da Ufba e pesquisadora de música popular Marilda Santanna e pelo professor da Ufba e autor do livro Caymminianos Personagens das Canções de Dorival Caymmi, Marielson Carvalho.