Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE DA ALBA critica preço “abusivo” das passagens aéreas

Os moradores de Camaçari, Lauro de Freitas e região não precisam mais se deslocar para Salvador para oferecer uma educação bilíngue com metodologia canadense para seus filhos
11/04/2019 às 07:15
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. “Passagem aérea no Brasil já é caso judicial. Os preços cobrados para o transporte aéreo no Norte/Nordeste do país são abusivos e a cobrança em separado de bagagem não reduziu em nada o preço delas. Sem contar as queixas que recebemos diariamente de voos cancelados sem prévia informação ao passageiro. A Bahia é um estado dependente do turismo e a questão das tarifas aéreas é vital para a nossa economia”, criticou hoje (11.04) o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, que irá convocar uma audiência pública para debater o assunto.

   2. O chefe do Legislativo estadual fez coro às declarações do senador Jaques Wagner, que tratou da questão em recente audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. 

   3. “Vamos trazer esse debate também para a Assembleia Legislativa da Bahia. Em todo o mundo há uma grande disputa pelo mercado aéreo. O que vemos no Brasil é um quase monopólio, com preços cartelizados. Para quem vem ou sai da Bahia, são preços similares – ou até superiores - aos de voos internacionais”, aponta Leal.

   4. O presidente da ALBA também criticou o comportamento das companhias aéreas que cobram altas taxas para devolução do crédito quando existe a desistência da viagem. “Sou totalmente a favor do mercado, desde que haja competição e regras claras. O que não pode é a companhia aérea tratar o passageiro com menosprezo. Ficar com o dinheiro sem prestar o serviço é crime de ‘apropriação indébita’. 
   
   5. Caso a passagem não tenha sido utilizada, deve-se ficar como crédito para uma próxima viagem. As aéreas têm uma péssima imagem, agravada ainda mais com a cobrança pela bagagem, com a promessa de que as tarifas cairiam. Não só não caíram, como subiram demais ”, disse Leal.
                                                                                   *****
   6. Dando continuidade ao diálogo com os movimentos sociais do campo, foi realizada, nesta quinta-feira (11), uma reunião com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag). O encontro aconteceu na sede da Fetag, em Salvador.

   7. O titular da SDR, Josias Gomes, fez uma breve contextualização histórica da agricultura familiar no Brasil, que, segundo historiadores, já existe há cerca de 450 anos. Mas, depois de muitas lutas e esforços coletivos, só nos últimos 16 anos esse segmento passou a ganhar visibilidade pelo Governo Federal, com ações específicas e investimentos em infraestrutura, assistência técnica e extensão rural (Ater), acesso à tecnologia e a crédito, para que a agricultura familiar pudesse crescer. Foi nesse contexto que as organizações e movimentos sociais cresceram em número e se fortaleceram.

   8. “Todas essas ações resultaram na melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares, que tiveram sua autoestima elevada. A partir daí a SDR foi criada em uma ação inovadora do Governo do Estado, com o propósito de ser um elo de ligação com os movimentos sociais do campo, o que vem contribuindo para a execução de políticas públicas qualificadas e direcionadas para as demandas apresentadas”, destacou o secretário da SDR, Josias Gomes. 

    9. A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, abriu as inscrições para o edital Arte Todo Dia – Ano V, que em seu quinto ano, dá continuidade à política de fomento, promoção e difusão da produção artístico-cultural de Salvador, ampliando a democratização e a descentralização do acesso aos recursos públicos para iniciativas artístico-culturais pontuais, locais e de interesse público, idealizadas e empreendidas por produtores, artistas independentes, grupos artístico-culturais não formalizados e organizações da Sociedade Civil atuantes no campo da Cultura.

    10. O período de inscrição do edital segue até o dia 15/05, através do site www.artetododia.salvador.ba.gov.br. Serão beneficiados 30 projetos, com prêmios de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) cada, sendo 03 (três) propostas para cada uma das 10 (dez) Prefeituras-Bairro, regiões administrativas de Salvador, salvo insuficiência de demanda ou inadequação das propostas às disposições do Edital. Importante ler atentamente todo o edital. Dúvidas e orientações: artetododia@salvador.ba.gov.br

    11. Coração acelerado, frio na barriga, arrepio, calor, emoção e uma explosão de sentimentos que conduz ao encontro de lábios. A emoção do primeiro beijo tira os pés do chão e eterniza um momento único e especial. Mas, afinal, como surgiu o beijo? Historiadores acreditam que sua origem remonta aos nossos antepassados, que costumavam alimentar os filhos com comida mastigada diretamente da boca.

   12. Segundo uma lenda italiana, em 13 de abril de 1882, um jovem chamado Enrique Porchelo era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila. Cansado de tantos rumores e devaneios por parte do mancebo, um padre ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo italiano. 

    13. Ninguém apareceu para reclamar o prêmio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália. A partir daí, o dia 13 de abril ficou conhecido como o Dia Internacional do Beijo.

   14. O beijo é considerado uma demonstração de carinho, amizade, afeto e amor. Geralmente dado no rosto entre amigos e familiares como uma forma de afeto. Para os casais, o beijo tem uma representação amorosa. Os amantes se beijam nos lábios, indicando uma relação mais intensa. 

   15. A Secretaria da Educação do Estado está incentivando os estudantes da rede estadual a participarem das diversas olimpíadas nacionais e estaduais, em distintas áreas do conhecimento, cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente. 

   16. As olimpíadas são espaços importantes de valorização dos estudantes e professores, além de contribuírem para o desenvolvimento das habilidades nos mais variados componentes curriculares. Entre as Olimpíadas que estão com inscrições abertas estão: a Brasileira de Cartografia (até 24/4), a Olimpíada Nacional em História do Brasil (até 26/4), a Olimpíada de Língua Portuguesa (até 30/4), a Olimpíada Brasileira de Física (até 3/5) e Olimpíada Brasileira de Robótica (até 17/5).

    17. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fala que as Olimpíadas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Estamos em uma fase de fortalecimento de uma agenda da Educação da Bahia. 

    18. Neste momento, dentre as atividades que estamos realizando está a mobilização das diversas olimpíadas, em diferentes áreas do conhecimento, cujas inscrições estão abertas. É importante que todos os colegiados escolares mobilizem os estudantes”, destacou

   19. Fernando Vanucci deu um susto em sua família nesta semana. O apresentador de 68 anos sofreu um infarto e foi internado na UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, na última quarta-feira (10), em São Paulo.

   20. De acordo com fonte de OFuxico, Vanucci passa bem, seu quadro é estável, mas não há previsão de alta. - Esta notícia pertence a https://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/fernando-vanucci-sofre-infarto-e-vai-parar-na-uti/2019/04/11-346961.html © 2000 - 2019. Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

   21. Os moradores de Camaçari, Lauro de Freitas e região não precisam mais se deslocar para Salvador para oferecer uma educação bilíngue com metodologia canadense para seus filhos. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, a unidade da ACBEU Maple Bear Canadian School, na região de Busca Vida, foi inaugurada em março deste ano, em uma moderna estrutura dentro de uma área de 7 mil m² em local privilegiado, inicialmente para turmas de 2 a 4 anos. A partir do próximo ano, oferecerá progressivamente os níveis escolares subsequentes, com expectativa de atingir o 9° ano do Ensino Fundamental em 2029.

    22. Apesar da ACBEU Maple Bear ser apontada como um grande vetor de crescimento na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a região de Abrantes na Estrada do Coco contava com restritas opções para fornecer ensino diferenciado e de alta qualidade para as crianças.

   23.  A ACBEU Maple Bear Canadian School - Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue atende a essa necessidade dos moradores como única escola com metodologia canadense, país que vem sendo apontado como uma superpotência em educação em todos os exames do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), de 2000 a 2018.