Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEIRA tem 1.211 casos de dengue em 1 mês e cria gabinete especial

É a vida. O presidente da Assembleia, Nelson Leal, PP, assumiu o cargo recentemente, mas, se afastou até o dia 11 de março. Ao que tudo indica deve ter viajado para o exterior.
25/02/2019 às 19:56
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Diante da grande quantidade de casos de dengue identificados  na região, uma série de ações interligadas  para combater o mosquito Aedes aegypti, foram  reveladas pelo Governo Municipal,  na manhã desta segunda-feira25, na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atenção ao Feirense (CEAF).

   2. Para o enfrentamento do mosquit  os governos municipal e estadual, em ações articuladas, estão utilizando os mais variados recursos disponíveis, com ações definidas a partir do Gabinete da Dengue, que reúne, principalmente,  as secretaria de Saúde, Serviços Públicos, Agricultura,  Comunicação Social.  

   3. Além da mobilização de mais de 2 mil agentes no  combate ao mosquito transmissor (na cidade e na Zona Rural),   seis carros, tipo  “ fumacê”, disponibilizados pelo Governo do Estado, estão sendo usados para espargir larvicidas  nos bairros, enquanto  dez carros de som levam mensagens relativas as atividades que estão sendo postas em prática nas localidades.

   4. Outro recurso, usado principalmente nos distritos, as bombas costais também fazem  parte do esforço governamental  para debelar o mosquito, cuja proliferação aumenta exponencialmente em altas temperaturas, tendo como veículo principal águas limpas e paradas. Só no mês de janeiro, a Secretaria de Saúde contabilizou 1.221 casos notificados.

   5. Buscando o apoio da comunidade no sentido de colaborar com as autoridades de saúde a intensificar o trabalho que vem sendo desenvolvido,  o Gabinete da Dengue está acompanhando com atenção  os casos noticiados nas emissoras de rádio locais.

   6. De posse do endereço, os agentes de saúde comparecem, in loco, nas residências das pessoas que se declaram acometidas pela doença, com vistas a intensificar as ações preventivas na área. Neste sentido, o Gabinete da Dengue está disponibilizando u para a população os telefones 0800- 284-6656, e 0800-223-4673.

   7. Na  coletiva  convocada pelo prefeito Colbert Martins Filho, os secretários Justiniano França (Serviços Públicos) Denise Mascarenhas (Saúde), Joedilson Freitas (Agricultura), expuseram as ações que vêm sendo tomadas por estas pastas na luta contra a dengue.
                                                                         ****

   8. Com as honras oficiais presididas pelo prefeito Colbert Martins Filho, 32 servidores públicos municipais assinaram o ato de aposentadoria, em solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira, 25, na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atenção ao Feirense (CEAF).

   9. Este evento ocorre mensalmente, após a publicação dos nomes dos servidores aptos a se aposentarem, numa lista elaborada pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Diário Oficial do Município.

   10. Ao parabenizar os servidores que se despedem do serviço público, após cumprirem o tempo de serviço exigido pela Legislação Trabalhista, o prefeito Colbert Filho disse que o ato homenageia “o fechamento de um ciclo de uma vida inteira de trabalho, de pessoas que se dedicaram a servir outras pessoas”

                                                            *****
   11. Em nome da Câmara Municipal de Salvador, o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), lamenta a morte do ex-vereador Renato Ventura. Renato foi suplente em duas legislaturas, tendo assumido uma cadeira na Casa de 1994 a 1996 e de 2002 a 2004.

   12. “Renato Ventura trabalhou muito por nossa cidade. Foi um homem dedicado à luta do povo. Nos solidarizamos com a família e com os amigos nesse momento de dor”, disse o presidente Geraldo Júnior, que na sessão ordinária convocou o plenário a prestar um minuto de silêncio.

   13. Os vereadores Odiosvaldo Vigas (PDT) e Moisés Rocha (PT) lembraram do trabalho social desenvolvido por Ventura em diversas comunidades, em especial no bairro de São Caetano.

   14. "Ventura honrou esta Casa e, por isso, transmito à família meus sinceros pêsames pelo passamento", declarou o vereador Edvaldo Brito (PSD). O corpo de Renato Ventura foi sepultado nesta segunda-feira (25), às 16h, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

   15. Para nortear o ano letivo de 2019, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou na manhã de 25 de fevereiro, a abertura da Jornada Pedagógica no Centro Cultural. 

   16. Direcionada para profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, o encontro foi prestigiado pelo prefeito Zé Carlos, o vice Zé Barbosa, a secretária de Educação Iléia Almeida, autoridades políticas e religiosas.

    17. O prefeito Zé Carlos comentou os investimentos realizados na área da educação e anunciou o aumento de 8,03% para os profissionais do magistério. “O nosso objetivo é melhorar a educação do nosso município e para isso estamos investindo na estrutura física com a construção de dois grandes Centros Educacionais, duas creches e uma nova sede da Biblioteca Municipal. 

   18. Conseguimos também trazer para o município uma sede do IFBA, além de outros investimentos. Entendemos que educação não se faz apenas com estrutura física, mas também com valorização dos profissionais”, destacou o prefeito.

   19. O cantor sertanejo Gusttavo Lima é uma das atrações confirmadas no Carnavalito 2019, o esquenta do Carnaval, na Itaipava Arena Fonte Nova. O mineiro que não é novato na folia baiana, não vê a hora de voltar à Salvador, onde tem um público fiel. Ele que, por diversos anos, já animou blocos com seus sucessos, está na expectativa de participar do Carnavalito. 

   20. “Adoro Salvador, energia do pessoal é muito boa. Já estive na Arena antes e adorei o espaço, faremos um grande espetáculo”. Gusttavo Lima se apresenta no segundo dia do evento, na segunda-feira (04/03), ao lado Chiclete com Banana, Bob Sinclar e Lincoln & Duas Medidas. O Carnavalito será aberto no sábado (dia 2), com shows do Harmonia do Samba, MUDEIdeNOME, Kevinho e Denny Denan. Os ingressos estão à venda pelo site www.carnavalito.com.br ou na loja oficial no 3º Piso do Shopping da Bahia.

   21. A Prefeitura de Itabuna informa que prazo para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano 2019 (IPTU), em cota única, com 10% de descontos, vai até a próxima quinta-feira (28). De acordo com o Departamento de Tributos de Itabuna, após esta data o pagamento seguirá com 5% de descontos, para pagamento em cota única até 29 de março. Para os contribuintes que optarem por parcelar o pagamento, a primeira parcela deverá ser liquidada a partir de março.

    22. Ao pagar o IPTU, o contribuinte está contribuindo para garantir saúde, educação e uma cidade mais bonita.  O pagamento em cota única com 10% de desconto segue até 28 de fevereiro de 2019. O boleto pode ser retirado através do site prefeituradeitabuna.com.br ou no Setor de Tributos da Prefeitura de Itabuna localizado no prédio anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, de segunda a sexta-feira, das 09 às 15 horas.

   23. A partir desta segunda-feira (25), o deputado estadual Alex Lima (PSB) estará à frente da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) por cerca de 15 dias, devido a viagem do presidente Nelson Leal (PP). O pepista embarcou no último sábado (23) e só retorna no próximo dia 11.