Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Plano de Desenvolvimento Integrado projeta a Bahia para o ano de 2035

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o Programa de Estágio da Prefeitura de Salvador. São 151 vagas para estudantes do nível superior
24/02/2019 às 19:08
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) está coordenando a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da Bahia, tendo como horizonte o ano de 2035. Para a sua construção, foram realizadas plenárias territoriais, seminários temáticos, reuniões setoriais com entidades parceiras do estado, a exemplo do Sistema S, e também com especialistas de cada um dos cinco eixos temáticos que compõem o documento. 

2. A previsão da Seplan é que o PDI Bahia 2035 seja lançado oficialmente neste primeiro trimestre de 2019.

3. O superintendente de Planejamento Estratégico do Estado da Bahia, Ranieri Muricy Barreto, destaca a abrangência do plano. “O PDI nasce dessa necessidade de integrar todas as políticas públicas do Estado, exatamente porque a conjuntura nos impõe planejar essas políticas para buscar melhorar o nível de execução e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas onde elas vivem. 

4. O que significa essa integração? Significa a construção coletiva de uma visão de futuro que expressa o Estado da Bahia desejado em 2035 e, a partir daí, todos os instrumentos de planejamento são trabalhados com o olhar para o PDI, que é o Plano de Desenvolvimento a longo prazo”, destaca.

 5. Ranieri também ressalta que o PDI é um documento norteador e integrador de todas as políticas públicas planejadas para a Bahia. 

6. “Nesse sentido, exatamente agora, todas as secretarias de Estado estão realizando seus Planejamentos Estratégicos Organizacionais baseados no Programa de Governo Participativo (PGP), que sagrou-se vencedor nas ultimas eleições, com uma avaliação do Plano Plurianual atual, com  uma avaliação das Escutas que estão sendo realizadas em todos os Territórios de Identidade e isso tudo vai permitir que estas secretarias façam seus planejamentos setoriais com reflexo no PPA 2020-2023”, explica.

 7. O documento está em fase de conclusão e leva em consideração a integração e a transversalidade de políticas públicas das mais diversas áreas de atuação do Estado. Por isso, de acordo com Ranieri, o plano será balizador para a construção dos próximos Planos Plurianuais do Estado e dos planejamentos estratégicos das secretarias de governo, lançando um olhar de futuro para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.

8. Ainda de acordo com o superintendente, o PDI reúne o que foi consenso em todas as atividades realizadas com os mais variados setores da sociedade e do governo, com prioridade para as áreas apontadas como prioritárias, a exemplo da Educação, Saúde, Segurança Pública, Economia, Infraestrutura, Modernização do Estado e sua Gestão. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES) são parceiros na construção do PDI Bahia 2035.

                                                            *****
9. Uma simulação realizada em Jacobina, envolveu 400 moradores da região da mina Canavieira, além de integrantes da polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da mineradora canadense Yamana Gold, em Jacobina, na Chapada Diamantina. Esta foi a primeira simulação de acidentes com barragens do Nordeste.

10. Durante a simulação, um técnico informou o risco iminente de rompimento da barragem, e imediatamente as sirenes soaram. Um posto de comando foi montado, com um comitê de gestão de crise onde as decisões eram tomadas a partir as informações que chegavam dos oito pontos de encontro preestabelecidos nas comunidades do entorno.

11. Para o superintendente de Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Luz, a preparação da população que habita áreas de risco no entorno das barragens é fundamental. "Esse simulado tem uma dupla função porque serve para capacitar tanto os moradores do entorno como também está servindo de escola para órgãos, técnicos e também para outras empresas que possuem barragens, como a própria Chesf".

12. O Centro de Convenções que a Prefeitura constrói na Boca do Rio será inaugurado no final do ano, mas o equipamento já está sendo muito desejado para a realização de congressos internacionais. Durante audiência com o prefeito ACM Neto na tarde desta quinta-feira (21), o secretário-geral da Virtual Educa, José María Antón, solicitou o espaço para sediar o principal evento que a entidade vai realizar no ano que vem – o 22º Encontro Internacional Virtual Educa.

13. Organização criada em 2001 para impulsionar a inovação na educação e estimular a transformação social e o desenvolvimento sustentável especialmente na América Latina e o Caribe, a Virtual Educa opera através de alianças com instituições internacionais, agências multilaterais e entidades públicas e privadas, reunindo os setores públicos, empresariais, acadêmicos e a sociedade civil.

14. “O nosso trabalho é integrar as ações de tecnologia e inovação para melhorar a gestão e a prestação de serviços à comunidade e, com isso, ter mais conhecimentos sobre as necessidades do município”, afirmou o diretor de modernização e tecnologia da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Luis Henrique Gaban. 

15. “O encontro com os dirigentes da Virtual Educa foi um dos desdobramentos da viagem que fiz a Dubai representando o prefeito. Lá, pude identificar diversas organizações que utilizam a tecnologia e inovação na educação, entre as quais a Virtual Educa.”

16. Durante o encontro, realizado no Palácio Thomé de Souza, José María Antón convidou o prefeito ACM Neto, o secretário Bruno Barral e a diretoria de Modernização e tecnologia para participarem do 21º Encontro Internacional Virtual Educa, que será realizado em Lima, no Peru.

17. Construir um modelo de edital para viabilizar parcerias entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil. Esse é o objetivo principal do chamamento para consulta pública aos editais do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), realizado pela Secretaria da Administração (Saeb). 

18. O processo está disponível até 20 de março, através do www.participa.br, e pode ser feito por cidadãos e representantes do poder público interessados em contribuir com editais de termos de fomento e colaboração.

19. A partir de 21 de março, todas as contribuições feitas vão passar por análises de técnicos da Saeb, a fim de avaliar a pertinência para os devidos editais. Para o Diretor de Soluções em Gestão da Superintendência da Gestão e Inovação (SGI), da Saeb, Milton Coelho, a consulta pública está em sintonia com a forma participativa e democrática que caracteriza o processo de implementação do MROSC no Estado da Bahia. "Isso traz como benefício um modelo de edital compatível com as necessidades da administração púbica e da sociedade civil", ressaltou.

20. MROSC - O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é uma agenda política ampla que tem o objetivo de aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relacionado às Organizações da Sociedade Civil e suas relações de parceria com a Administração Pública. Com isso, visa favorecer a implementação de parcerias mais efetivas, a transparência na aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento das organizações da sociedade civil.

21. De acordo com o jornal Extra, a cantora Elza Soares será o tema do enredo da escola de Mocidade Independente de Padre Miguel em 2020. A agremiação, no entanto, só falará oficialmente sobre o assunto depois do carnaval deste ano. 

22. No desfile deste ano a cantora será o principal destaque do abre-alas. A Mocidade desfila na manhã de terça-feira, encerrando o carnaval na Sapucaí. Elza virá sentada no centro da estrela, símbolo da agremiação.

23. Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o Programa de Estágio da Prefeitura de Salvador. São 151 vagas para estudantes do nível superior em pedagogia, que irão atuar Secretaria Municipal de Educação (Smed), no programa Agente da Educação, através do Termo de Colaboração com o Parque Social. As inscrições serão realizadas por meio eletrônico até as 23h59 do dia 10 de março, através do endereço eletrônico www. selecaoestagioedital012019. salvador. ba. gov. br.

24. Das 151 vagas, que estão sendo oferecidas em 90 unidades da rede municipal de ensino, 10% estão reservadas para a pessoas com deficiência, conforme disposto no Art. 23 do Decreto Municipal nº 29.633, de 12 de abril de 2018, desde que a sua deficiência seja compatível com as atividades do estágio, constantes no Anexo II do edital.

25. Os selecionados receberão uma bolsa educacional de R$ 928,02, acrescida do valor do auxílio-transporte, para uma jornada de estágio de seis horas diárias, sendo 30 horas semanais, a serem cumpridas de 7h30 às 13h30 e/ou de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem prejuízo do cumprimento do horário escolar, conforme estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio.

26. A prova - O processo seletivo terá duas etapas, com prova com questões objetivas e subjetivas, e dinâmica de grupo. A prova valerá dez pontos e contará com oito questões, sendo seis objetivas, valendo cada uma um ponto, e duas subjetivas, valendo cada uma dois pontos, abordando questões inerentes ao papel da família e da comunidade no processo educativo, bem como a situações cotidianas da atuação do agente da educação, em conformidade com as atividades descritas no edital.

27. Para mais informações sobre o processo seletivo, o candidato pode acessar o www. gestaopublica. salvador. ba. gov. br, na sessão Estágio.