ter?a-feira, 17 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PORTA-VOZ DA PRESIDÊNCIA CONFIRMA EXONERAÇÃO DO MINISTRO BEBIANNO

A queda do ministro Bebianno ainda terá muitos desdobramentos pela frente a depender do que ele vai falar
18/02/2019 às 10:23
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (Globo.com) O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, anunciou nesta segunda-feira (18) que o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno (PSL). De acordo com o porta-voz, o substituto será o general da reserva Floriano Peixoto Neto.

    2. Otávio Rêgo Barros leu uma nota da Presidência, na qual Bolsonaro agradeceu a "dedicação" de Bebianno durante a permanência no cargo de ministro. O presidente ainda desejou "sucesso" ao agora ex-ministro.

   3. "O excelentíssimo senhor presidente da República Jair Messias Bolsonaro decidiu exonerar nesta data, do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o senhor Gustavo Bebianno Rocha. O senhor presidente da República agradece sua dedicação à frente da pasta e deseja sucesso em sua nova caminhada", declarou o porta-voz.

   4. De acordo com Otávio Rêgo Barros, a decisão de Bolsonaro de demitir Bebianno é de "foro íntimo do nosso presidente".

   5. Primeiro ministro a deixar o governo, Bebianno despachava do Palácio do Planalto e foi um dos coordenadores da campanha presidencial de Jair Bolsonaro no ano passado.

   6. A demissão do ministro foi confirmada em meio a uma crise no governo que se originou pela suspeita de que o PSL, partido ao qual Bolsonaro e Bebianno são filiados, usou candidatura "laranja" nas eleições do ano passado.  
                                                                *****
   7. governo federal deve enviar o projeto de Lei Anticrime ao Congresso Nacional na próxima terça-feira (19), informou o presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã deste sábado (16) pelas redes sociais.

   8.  Na próxima terça-feira apresentaremos projeto de lei Anticrime ao Congresso. Elaborado pelo Ministro Sérgio Moro o mesmo visa endurecer as penas contra assassinos, líderes de gangues e corruptos.
                                                                 
   9. Apresentado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, no começo de fevereiro, o projeto altera 14 leis para fortalecer o combate à criminalidade. Entre as medidas previstas estão a regulamentação da prisão em segunda instância, a criminalização do caixa dois e acordos para crimes sem violência.

   10. Nos casos de corrupção, crime hediondo, condenados por roubo com arma de fogo ou, entre outros, quando a violência resultar em lesão corporal grave, a previsão é que o cumprimento da pena seja inicialmente em regime fechado.

   11. A proposta também estabelece que crimes hediondos, condenados reincidentes ou de organizações criminosas tenham a progressão de regime apenas após o cumprimento de três quintos da pena. O texto amplia o Banco Nacional de Perfis Genéticos e cria o Banco Nacional Multibiométrico e de Impressões Digitais. 

   12. Outra novidade na lei é que prevê a atuação de agentes policiais disfarçados em investigações envolvendo ações de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e de armas.
                                                                             *****

   13. O juiz Pedro Rogério Castro Godinho tomou posse como substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na manhã desta segunda-feira (18), em cerimônia dirigida pelo desembargador José Rotondano, presidente da Corte Eleitoral.

   14. O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), o vice-governador João Leão e o vice-prefeito Bruno Reis participaram da solenidade ocorrida na sede do Tribunal. Outros vereadores também marcaram presença.

   15. “Pedro Rogério Godinho é uma referência na magistratura baiana. Sua vida curricular demonstra o que nós estamos vivendo aqui hoje. Uma posse prestigiada por deputados estaduais, desembargadores, promotores e representantes de vários poderes, dando importância a essa Corte. Pedro Rogério Godinho fará a diferença aqui na Corte, o que já vem fazendo no Judiciário da nossa Bahia”, afirmou o presidente Geraldo Júnior.

   16. O juiz revelou sua expectativa para assumir o cargo. “Fico muito realizado e satisfeito de poder integrar essa Corte Eleitoral. Espero dar o máximo de mim e honrar o voto de confiança que me deram”, reforçou Godinho.

   17. A Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas da Câmara Municipal de Salvador promove, em parceria com a Faculdade Batista Brasileira, a palestra Gestão do Tempo, Estresse e Qualidade de Vida, que será ministrada pelo professor Weberson Alves. O evento, que tem como público alvo os servidores da Casa, será realizado no dia 20 deste mês, às 9h30, no auditório do Anexo Bahia Center (Rua Ruy Barbosa).

   18. O palestrante é professor, coach integral sistêmico especializado em produtividade e gestão de tempo, máster em hipnoterapia e analista de perfil comportamental.

   19. Iniciando seu primeiro mandato como deputado estadual, Junior Muniz (PP) assume funções na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, como a Vice-Liderança do Governo na Casa. Os trabalhos nas Comissões já se iniciaram e o progressista ocupou a vice-liderança da Comissão Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; a suplência da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ e é membro da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano e da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens - sendo a criação dessa última Comissão uma indicação do parlamentar. 

   20. Junior Muniz salienta que, apesar de ser a primeira experiência como deputado, o parlamento não é uma novidade e compromete que dará o seu melhor na função a ele democraticamente confiada. “Já vivi este dia a dia como presidente do Partido Humanista Progressista (PHS) e agora como deputado dedico meu trabalho por uma Bahia cada vez melhor, com compromisso e atuação em prol da cidadania e do desenvolvimento social”, salientou Muniz.

   21. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lança o Prêmio POP, que vai reconhecer hotéis, equipamentos e atrativos turísticos que tiveram as melhores avaliações no Programa de Otimização de Performance (POP), em 2018.

    22. O prêmio conta com quatro categorias: "Hotéis de até 50 apartamentos"; "Hotéis entre 51 a 150 apartamentos"; "Hotéis com mais de 150 apartamentos"; e "Equipamentos e atrativos turísticos". Serão reconhecidos os seis finalistas de cada categoria em um evento promovido nesta terça-feira (19), às 9h, no Hub Salvador, Avenida da França, Comércio. Na ocasião, os três primeiros lugares receberão um troféu, e os demais finalistas ganharão um Certificado de Excelência.

    23. Gestor da Secult, Cláudio Tinoco explica que este é o reconhecimento da Prefeitura para os equipamentos que melhoraram o desempenho de reputação nos principais sites de avaliação e agências de turismo online, monitorados pelo POP. Para ele, essa premiação vai motivar o trade turístico a melhorar ainda mais os seus desempenhos. 

   24. “Nossa proposta é aquecer ainda mais o setor turístico da cidade e a premiação vem para, além de reconhecer o bom serviço oferecido pelos estabelecimentos, incentivar que a atuação destes seja ainda melhor”, afirma Tinoco.

    25. As atividades de limpeza da fábrica Bomix, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, estão paralisadas por tempo indeterminado. Nesta segunda-feira (18), os terceirizados que atuam na empresa denunciaram, durante manifestação, a situação de assédio moral praticado pela empresa. 

   26. De acordo com a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (SindilimpBA), Ana Angélica Rabello, as denúncias são graves e a Bomix já é reincidente em casos de assédio moral e deixa o ambiente de trabalho com 23 funcionários terceirizados de limpeza insustentável. 

   27. “Os profissionais apontam que os diretores da empresa praticam extremas ações de violência psicológica cotidianamente. Relatos apontam que os trabalhadores são conduzidos por seguranças para beberem água, por exemplo. Nenhum deles circulam livremente”, frisa.

    28. Conforme Ana Angélica, a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica (Sindiquímica) acabou de sair de uma greve que durou ao menos quatro dias e os trabalhadores também reivindicam a presença do Sindicato dos Vigilantes (Sindivigilantes) para ampliar o protesto.