segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JOSIAS GOMES VAI PARA SDR e abre espaço para PAULO MAGALHÃES na Câmara

Governo quer ampliar projeto Escolas Culturas em todo território da Bahia
17/02/2019 às 11:09
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Como o governador Rui Costa havia prometido numa entrevista a Rádio Globo, do Grupo Lomes, inauguração da emissora, de que colocaria dois deputados na sua gestão de segundo mandato, o primeiro indicato foi Sérgio Brito, para a Sedur, e o segundo será Josias Gomes, para SDR - Desenvolvimento Rural no lugar de Jerônimo Rodrigues, o qual foi deslocado para a educação. 

   2. Com isso, vão ocupar lugares como deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Paulo Magalhães (PSD). No lado político, a reforma para aí: o primeiro suplente passa a ser Manassés, que também é do PSD, mas, deve ficar na suplência senão fortalece muito Otto Alencar. Havia expectativa de deslocamento de um deputado estadual para beneficiar Bira Coroa (PT), mas, isso não aconteceu até agora.

   3. Depois de uma reunião este final de semana com o PT, o governador Rui Costa (PT) também definiu Carlos Martins (uma espécie de coringa petista) à secretaria de Justiça. Com a confirmação da ex-prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho, que assumiu a secretaria de Relações Institucionais desde a saída de Josias, no posto, e a nomeação de Adélia Pinheiro, reitora da Universidade de Santa Cruz (UESC), para a pasta de Ciência e Tecnologia, Rui fecha as posições que faltavam na reforma administrativa.

   4. Mas, essa é uma decisão que cabe ao governador.
                                                                     ******
   5. (Teraa) Magoado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, se sente traído e abandonado e não deve poupar o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, caso se concretize sua exoneração nesta segunda-feira, 18.

   6. A interlocutores, Bebianno tem deixado clara sua mágoa com a atitude do vereador do Rio de Janeiro que tentou lhe cunhar a pecha de mentiroso. Em conversas, o ministro diz que o "ciúme exacerbado" que Carlos tem do pai foi posto acima do projeto de melhorar o País, ao qual ele se empenhou nos últimos anos, como coordenador e incentivador da campanha de Bolsonaro desde os primórdios.
                                                                 *****
   7. As estratégias para o fortalecimento e a ampliação do projeto Escolas Culturais na rede estadual de ensino foram discutidas, na sexta-feira (15), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e pela secretária de Cultura do Estado, Arany Santana na Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O projeto já foi implementado em 85 unidades escolares, em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado.

   8. O secretário Jerônimo disse que a proposta é potencializar o ensino e aprendizagem dos estudantes, por meio das ações nas distintas linguagens (Teatro, Música, Audiovisual, Literatura e Dança). “A meta nesse governo é aumentar a quantidade das escolas com o projeto, puxando mais o aspecto pedagógico, no sentido de reorientar para que a Escola Cultural contribua, efetivamente, para o aprendizado dos estudantes. 

   9. Além do papel cultural da escola e da sua interação com a comunidade, o foco mais revelador que nós queremos incrementar é o processo de aprendizagem”, ressaltou.

   10. Jerônimo destacou a parceria com as Secretaria envolvidas no projeto como a da Cultura, da Justiça, e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Casa Civil, e de outras esferas de governo. 

   11. “Estamos fortalecendo essa rede entre as secretarias, a transversalidade entre Educação, Cultura, Justiça e Direitos Humanos; e, naturalmente, que a gente vai ampliando a parceria com outras secretarias, como por exemplo, a de Segurança Pública. Queremos que essa política cultural possa se unir de forma concreta, para que a rede municipal e até a rede particular possam se envolver e participar”, destacou.

   12. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) notificou o Shopping Paralela para fazer a correção do piso do estacionamento, no prazo de 20 dias. Além disso, deverá apresentar o laudo estrutural atestando a estabilidade do nível do pavimento. Fiscais do órgão realizaram uma vistoria no local depois de receber denúncias de que o piso do estacionamento está ondulado.

   13. “Não vamos aceitar o argumento de desconforto estético e visual dito pelo shopping, o que pode causar situação de pânico para população. O piso precisa ser plano, liso e deve gerar conforto e segurança aos seus frequentadores”, declarou o titular da Sedur, Sérgio Guanabara.

   14. A sanção foi aplicada com base na Lei 5907/2001, que dispõe sobre manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados em Salvador. Os responsáveis pelas edificações deverão providenciar a recuperação, manutenção, reforma ou restauro necessário à segurança. A legislação estabelece, ainda, que os laudos técnicos das vistorias devem ser mantidos em local franqueado ao acesso da fiscalização municipal.

   15. O prefeito Colbert Filho recebeu visita da Miss Bahia 2019, a estudante de direito Liliane Natiele, 20 anos. A feirense venceu concurso da mais bela das baianas, na semana passada, 34 anos depois outra feirense, Marisabel Boere, ter conquistado a coroa.

   16. Liliane Natiela, que também é técnica em agropecuária, será a representante baiana no Miss Brasil, que vai acontecer no dia 9 de março, em São Paulo. “Não estou vivendo um sonho. Mas um período de bons sonhos. É a realização da vida”, define a conquista.

   17. Será um ano inteiro de atividades relacionada ao concurso. O período também lhe será propício para alavancar projetos pessoais. “Terei um bom tempo para trabalhar a minha carreira de modelo. Será um ano proveitoso e de muitas mudanças na minha vida”.

   18. Disse que participa de concursos de beleza desde os 12 anos e que vem numa crescente, com vários títulos – entre eles o de Garota Regional, Miss Região, Miss Interior da Bahia, entre outros. O Miss Bahia coroa a sua caminhada

   19. Nesta sexta-feira (15), mais uma escola do interior baiano adotou o sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM). A Escola Municipalizada Renato Vaz Sampaio, localizada na cidade de Maracás, realizou uma aula inaugural para marcar essa mudança, que contou com as presenças do comandante de Policiamento Regional Sudoeste, coronel Ivanildo Silva, do prefeito Uilson Gomes, de representantes das direções escolares, dos coordenadores pedagógicos e disciplinares, professores, pais e alunos.

    20. O novo sistema é resultado da assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre a PMBA e a Prefeitura Municipal de Maracás em dezembro do ano passado.

    21. O projeto de difusão do Sistema de Ensino da rede CPM consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados pelas prefeituras voluntárias, e é direcionado às escolas municipais no Nível Fundamental II (6º ao 9º ano). Para isso, a PM capacitou multiplicadores para treinar policiais militares da reserva para que apliquem a metodologia nessas escolas.