Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JAIR BOLSONARO retira dreno e sonda nasogástrica e deputado o agoura

Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), emissora católica mais antiga do Brasil, ficou fora do ar durante 12 dias devido ao desabamento de uma parte da torre de transmissão, que fica próximo ao Largo do Papagaio, em Salvador
08/02/2019 às 10:23
MIUDINHAS GLOBNAIS:

1. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) retirou o dreno colocado no seu abdômen há quatro dias e a sonda nasogástrica, segundo o boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (8) pelo Hospital Albert Einstein. Ele segue tomando antibióticos para combater uma pneumonia bacteriana e tem as visitas restritas.

2. "O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Apresentou boa evolução clínica nas últimas 24 horas, continua estável, afebril e sem dor. Não tem disfunções orgânicas e houve melhora dos exames laboratoriais. O dreno colocado no seu abdome, há quatro dias, foi retirado hoje pela equipe da radiologia intervencionista.

3. Devido à melhora do quadro intestinal e boa aceitação da dieta líquida, a sonda nasogástrica foi retirada. Permanece com os antibióticos e nutrição parenteral. Estão sendo mantidas as medidas de prevenção de trombose venosa, sendo realizados exercícios respiratórios, de fortalecimento muscular e períodos de caminhada fora do quarto.

4. Por ordem médica, as visitas permanecem restritas."
                                                                *****
5. deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) disse nesta quinta-feira, 7, em entrevista à TV Câmara que o presidente Jair Bolsonaro "está para morrer", e que pessoas próximas o obrigaram a reassumir o cargo por supostas desconfianças em relação ao vice-presidente, Hamilton Mourão. Aliados do governo repudiaram o comentário do deputado e prometeram acionar o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

6. Durante a entrevista, a repórter perguntou ao parlamentar se ele avaliava que poderia ser bem-sucedida a estratégia do governo de apresentar a reforma da Previdência e o pacote anticrime ao mesmo tempo na Câmara.

7. "Olha, eu acho que o governo deve definir a sua estratégia, mas não se entende. Nem vice... O presidente está para morrer, mas a sua assessoria mais direta praticamente o obrigou, o constrangeu a reassumir o cargo, porque ele não tem confiança no vice, que é um general de carreira", respondeu Rodrigues.

8. O psolista disse ainda que seu partido buscará "inviabilizar na medida do possível" as medidas que considerarem "contrárias ao interesse nacional e ao interesse público". Mais cedo, o Estado mostrou há uma resistência especialmente dos filhos de Bolsonaro para que ele, ainda internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, permita que Mourão assuma temporariamente o governo.

9. No Palácio, os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, se posicionam também contrários a uma interinidade do vice.
                                                                          *****
10. Para quem deseja ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Salvador, uma boa notícia: ainda há 3,5 mil vagas em aberto para o ano letivo de 2019. Para saber se há vaga na escola de interesse, basta ligar para a Central de Matrícula da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no telefone (71) 3202-3102. 

11. Pela central também podem ser solucionadas dúvidas e obter mais esclarecimentos sobre o procedimento de ingresso na rede municipal de ensino.

12. A matrícula só pode ser realizada presencialmente na unidade de interesse. A documentação exigida é a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. A diretora pedagógica, Nilce Gama, reforça que a Smed matricula durante todo ano, mesmo com as aulas em andamento. “Aqueles que não tiverem o histórico escolar não ficam impossibilitados de estudar. Devem procurar o colégio assim mesmo, com o restante da documentação. 

13. A única diferença é que precisaremos fazer uma avaliação para identificar se o estudante se encaixa nas turmas de EJA I ou EJA II”, explica Nilce.

 14. As aulas para 17.394 mil estudantes da EJA I – Tempo de Aprendizagem (TAP) I, II e III e EJA II – TAP IV e V tiveram início, na última quarta-feira (6), no mesmo dia em que aconteceu a aula inaugural 2019 para toda rede municipal de ensino. 

15. Em 2019, 119 escolas municipais ofertam as aulas noturnas para o EJA I - TAP I, II e III, que fazem a equivalência do 1º ao 5 º ano. Já as aulas do EJA II - TAP IV e V, que vai do 6º ao 9º ano, são oferecidas em 87 colégios da rede.

16. Antes de iniciar o Ano Legislativo 2019, cuja sessão inaugural será na sexta, 15/02, os vereadores de Itabuna terão que votar a proposta do Executivo que visa migrar o regime jurídico (de celetista para estatutário) e instituir o respectivo Estatuto do Servidor. Por força regimental, a sessão extraordinária, comunicada hoje, 08, pelo prefeito Fernando Gomes, ocorrerá no prazo de cinco dias a partir da comunicação, ou seja, na próxima quarta, 13, às 9h.

17. Em setembro de 2018, a mudança do regime trabalhista passou no Plenário em votação apertada (11 a 10). A tramitação estava paralisada por duas ações judiciais impetradas no TJBA por sindicatos e Jairo Araújo (PCdoB). Ontem, 07, a desembargadora Ilona Márcia Reis restaurou os efeitos de decisão monocrática anterior e liberou a segunda e última votaçãoparlamentar, acatando recurso interposto pelo Legislativo itabunense.     

18. A migração de regime jurídico na administração municipal tramita na Casa de Leis itabunense desde 13 de junho de 2018, ou seja, deverá ter sua tramitação concluída oito meses depois. Nas comissões permanentes, sob relatoria de Beto Dourado (PSDB), o texto original do Executivo recebeu 150 alterações, muitas delas a pedido dos servidores municipais, por meio dos sindicatos.

19. A juíza federal Gabriela Hardt determinou que o cartório de imóveis em Atibaia formalize o confisco do sítio Santa Bárbara, pivô da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão na Operação Lava Jato. Segundo a sentença, reformas de R$ 1 milhão na propriedade pelas empreiteiras Odebrecht, OAS e Schahin, foram supostas propinas ao petista. A magistrada determinou que o sítio seja bloqueado por ser suposto produto dos crimes de Lula.

20. A carta precatória enviada pela juíza à Justiça Federal em Bragança Paulista tem como objetivo a "formalização do sequestro do imóvel, bem como registro do sequestro no Cartório de Registro de Imóveis competente". A ordem de confisco do sítio está entre as determinações da sentença que condenou Lula.

21. (FEIRA) Cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (sedeso), através do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Professora Gilza Melo (Cicaf), são a porta de entrada para 12 moradores em situação de rua ingressarem no mercado de trabalho. Com isto também a perspectiva do governo do prefeito Colbert Martins Filho é de que estas pessoas retornem ao convívio familiar.

22. A iniciativa foi definida pelo secretário licenciado de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, ao ressaltar a importância da inclusão social a partir da preparação da mão-de-obra e da oportunidade de inserção dos moradores em situação de rua no mercado de trabalho, tanto como empregados quanto autônomos, algo que os cursos do Cicaf possibilitam.

23. O encaminhamento aos cursos profissionalizantes está sendo realizado com intermédio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Elisabete Gomes Martins (Centro Pop), equipamento da Sedeso. A coordenadora Ediane Sibele Santos explica que os cursos mais procurados pela população em situação de rua são de corte de cabelo, informática e garçom.

24. A Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), emissora católica mais antiga do Brasil, ficou fora do ar durante 12 dias devido ao desabamento de uma parte da torre de transmissão, que fica próximo ao Largo do Papagaio, em Salvador. Diante disso, emergencialmente, foi necessário contrair um empréstimo para pagar os custos e reerguer a torre para que o sinal da emissora pudesse continuar chegando a todos os lares.

25. Para alcançar o valor total do empréstimo contraído emergencialmente, a Rede Excelsior de Comunicação, com a aprovação do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, lançou a campanha “Todos Unidos à Voz do Senhor do Bonfim”. A iniciativa conclama os fiéis, bem como os amigos da rádio, a colaborar financeiramente para que o valor do empréstimo possa ser quitado em, no máximo, 60 dias.

26. Desta forma, pedimos, se possível, que vocês nos ajudem na divulgação desta campanha.
Em anexo, seguem release e fotos da torre de transmissão.

27. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira (8) ao Estadão/Broadcast que a Receita Federal não pode ser convertida numa Gestapo, em referência à polícia do regime nazista que investigava e torturava opositores ao regime de Adolf Hitler. 

28. O ministro vê quebra de sigilo e uso político do órgão na apuração sobre possível lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio – e estuda processar os auditores fiscais responsáveis pela investigação. “A Receita não pode ser convertida numa Gestapo ou num organismo de pistolagem de juízes e promotores”, disse Gilmar à reportagem.