ter?a-feira, 23 de abril de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JAIR BOLSONARO tem melhora no quadro clínico e diz que já caminhou

Os novos secretários do Governo do Estado serão empossados, nesta quinta-feira (dia 7), às 15h, pelo governador Rui Costa
06/02/2019 às 18:32
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Completa-se dez dias que o presidente Jair Bolsonaro está internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Nesta quarta-feira, através das redes sociais, disse que se sente “cada dia melhor”. “Hoje, já caminhei, fiz atividades respiratórias e funções fisiológicas em plena evolução”, escreveu o presidente, acrescentando que continua a despachar do hospital.

2. O último boletim médico, divulgado na tarde de terça-feira, já tinha dado conta de uma melhora no quadro clínico de Bolsonaro. Ele segue na unidade de cuidados semi-intensivos. Não apresenta dor ou febre e teve redução da coleção líquida do abdômen, além de apresentar um aumento na movimentação intestinal.

3. Bolsonaro foi submetido no dia 28 de janeiro a uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito intestinal. No domingo, ele teve febre e um acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Diante disso, os médicos decidiram postergar a alta, que inicialmente estava prevista para ontem.
                                                       *****
4.  (FEIRA DE SANTANA) Foram nomeados nesta quarta-feira, 6, 53 professores aprovados no concurso público para cargos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação. Os nomes foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico do município de hoje. 

5. Os professores serão empossados nesta sexta-feira, 8, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho. Os nomeados devem levar documento de identidade.

6. Os professores já começam a atuar neste ano letivo, que inicia nesta segunda-feira, 11. Ao todo, foram nomeados 34 pedagogos, cinco professores de Educação Física, quatro de Matemática, três de Língua Portuguesa, dois de Ciências, História e Geografia e, por fim, um de Artes.

7. Ouvir a comunidade ao lado dos vereadores de Salvador pode ser uma das ações em conjunto entre a Polícia Militar do Estado da Bahia e a Câmara Municipal de Salvador. Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), e o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, se reuniram, em visita de cortesia, para fortalecer a parceria.

8. No encontro, no Quartel dos Aflitos, o presidente Geraldo Júnior e o coronel Anselmo Brandão analisaram a possibilidade de uma parceria para beneficiar a população da capital baiana, através do diálogo com as comunidades.

9. O presidente da Câmara ressaltou a relevância de trabalhar em conjunto com a PM nas comunidades. “É importante mostrarmos também o trabalho social que policiais militares conduzem em nosso Estado. Tem muita coisa boa que podemos levar e vamos trabalhar para que isso aconteça”, afirmou Geraldo Júnior.

10. O vereador Joceval Rodrigues (PPS) assumiu a presidência da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal que, entre outras atribuições, é responsável por emitir parecer sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de Salvador, que neste ano de 2019 está estimado em R$ 7,8 bilhões de reais.

11. “Praticamente todos os projetos da Casa passam por essa Comissão. O Projeto de Lei Orçamentária, por exemplo, prevê as receitas que a prefeitura estima arrecadar e fixa os gastos a serem realizados e onde serão aplicados. Salvador tem recebido diversas obras de grande porte e que tem facilitado a vida dos munícipes e, durante minha permanência a frete dos trabalhos do grupo trabalharei para incrementar cada vez mais essas demandas, principalmente nas áreas sociais, e garantirei participação efetiva da população nas pautas levantadas”, destacou Joceval.

12. A vice-presidência da Comissão será ocupada pelo vereador Sidninho (Podemos).  Ainda compõem o colegiado Antonio Carolino (Podemos), Cezar Leite (PSDB), Felipe Lucas (MDB), Kiki Bispo (PTB), Cátia Rodrigues (PHS) e Marta Rodrigues (PT).

13. Para possibilitar serviços de manutenção emergenciais, o abastecimento de água será interrompido nesta quinta-feira (7) em bairros de Feira de Santana, a partir das seis horas da manhã. 

14. O abastecimento será retomado, de forma gradativa, após a conclusão dos serviços, prevista para às 18 horas do mesmo dia.

15. A Embasa recomenda que os moradores façam o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa normalização do fornecimento.

16. Bairros e localidades  afetadas: Centro, Jardim Acácia, Chácara São Cosme, Jardim Cruzeiro, Tanque da Nação, Feira IV, Rua Nova, Viveiros, Três Riachos, Km 7, Galhardo e parte do Sobradinho

17. O prefeito ACM Neto inaugura nesta quinta-feira (07), às 10h30, a nova Unidade de Saúde da Família Nova Esperança II, localizada atrás da Ceasa, na Estrada Cia-Aeroporto. O posto vai ofertar de serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através atendimento médico, enfermagem e odontológico. 

18. A unidade terá capacidade para atender a cerca de 650 pessoas por dia através da atuação das quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal. No total, 14 mil pessoas serão beneficiadas.

19. Os novos secretários do Governo do Estado serão empossados, nesta quinta-feira (dia 7), às 15h, pelo governador Rui Costa, em solenidade no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

 20. Muladeiros de diversos estados brasileiros têm encontro marcado em Feira de Santana, no próximo dia 24 de fevereiro, durante o 10º Encontro de Muares. O evento deve reunir cerca de 500 animais de pelo menos seis estados brasileiros para um passeio pelas ruas da cidade e se consolida como o segundo maior evento do gênero a nível nacional, mas o primeiro em estrutura.

21. Apaixonado por muares, o organizador do evento, Carlos Alberto Ferreira de Souza, mais conhecido como Carlô, mantém um plantel de mais de 100 animais. E convida os criadores e adeptos da montaria a prestigiarem o evento. Mas faz um alerta: “Neste encontro, só muares!”

22. A cavalgada pelas ruas da cidade será realizada no dia 24, a partir das 10hs. A concentração será na rua Campina Grande, imediações do imóvel de número 149, no final da avenida Maria Quitéria, próxima ao viaduto.

23.  De lá, os muladeiros seguem pela avenida Maria Quitéria, pegam a avenida Getúlio Vargas até a Prefeitura, seguem pela rua Visconde do Rio Branco, rua Conselheiro Rui Barbosa, retorna pela Praça do Nordestino, segue pela avenida Senhor dos Passos, avenida Getúlio Vargas, avenida João Durval Carneiro, contorna o Shopping Boulevard e retorna ao ponto de concentração.