segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASSEMBLEIA abre legislatura 2019 com troca amabilidades entre lideres

O veterano Pedro Godinho volta a Câmara de Vereadores de Salvador ele que já foi presidente da Casa
05/02/2019 às 19:53
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia nesta terça-feira, 5, foi de amabilidades. Sessão presidida pela 1ª secretária Maria Del Carmen, os lideres da Maioria (Rosemberg Pinto, PT) e da Minoria (Targino Machado, DEM) discursaram e disseram que esperam um ano de bons debates na Casa, sem submissão aos outros poderes - Executivo e Judiciário. Targino lembrou ainda, em questão de ordem, que a Casa deve votar projetos que ficaram ainda da pauta de 2018.

   2. O deputado Zó, PCdoB, externou sua preocupação com a lama de Brumadinho que pode atingir o Rio São Francisco causando problemas irreparáveis. O parlamentar destacou que a ALBA precisa criar uma Comissão e ir a Minas para verificar se há esse risco. Disse também que tem 4 anos na ALBA reivindicando a revitalização do Rio São Francisco e nada acontece por parte do governo federal.

   3. Novatas na Casa, as deputadas Olivia Santana (PCdoB) e Kátia Oliveira (MDB) estream na tribuna, a primeira destacando sua genitora, uma senhora que foi empregada doméstica de um parlamentar e frisando seu papel como mãe batalhadora; e Kátia enumerando algumas ações que pretende tomar no Legislativo. Também falou  na tribuna o novato Hilton Coelho (PSOL) preocupado com as questões de segurança na Bahia.

   4. Já o deputado Sandro Régis (DEM) comentou o crescimento do seu partido em mível nacional ao eleger os presidentes da Câmara e do Senado e o papel do presidente do DEM, ACM Neto.
                                                                       *****
   5. Cinco vereadores tomaram posse na manhã desta segunda-feira (4) antes da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Salvador. O presidente da Casa, vereador Geraldo Junior (SD), assinou o termo de posse em cerimônia realizada no Salão Nobre. Autoridades, lideranças comunitárias e familiares também participaram do ato.

   6. Ao dar posse aos novos vereadores, o presidente Geraldo Júnior reforçou o exercício da democracia e enalteceu o trabalho dos outros vereadores. “Nós, vereadores, temos um dever com a nossa cidade que é aproximar, cada vez mais, o Legislativo da população, levantar a autoestima da cidade. Esse tem sido o papel desses 43 vereadores, independentemente de posição partidária-ideológica”, pontuou o presidente.

   7. O vereador Atanázio Júlio (PSDB) ficou na vaga do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB); Demétrio Oliveira (DEM) está na suplência do vereador licenciado Cláudio Tinoco (DEM), secretário de Cultura e Turismo de Salvador; Vado Malassombrado (DEM) garantiu a vaga definitiva após a saída do deputado estadual Leo Prates (DEM); Fábio Souza (PHS) fica com a cadeira do deputado federal Igor Kannário (PHS). 

   8. Na bancada de oposição, Marcos Mendes (PSOL) garante a vaga após saída do também eleito deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).

   9. Fabio Souza retornou à Casa e comentou sobre a expectativa para o novo ano. “Depois desses sete meses aqui na Casa como suplente, desenvolvi um trabalho de busca pelo conhecimento com os colegas e agora, como vereador definitivo, pretendo continuar no trabalho e me aproximar ainda mais da população e da prefeitura de Salvador”, disse.

   10.O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Junior (SD) participou da posse dos novos secretários da prefeitura da capital baiana, na manhã desta terça-feira (5). O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou cinco novas movimentações para o ano de 20149. Dentre elas, dois vereadores vão comandar as pastas.

    11. Geraldo Junior desejou sorte aos vereadores empossados secretários e mandou uma mensagem de apoio. “Desejo foco, determinação, força de vontade, perseverança. Tem que acreditar no projeto político, na força da responsabilidade que é gerir uma pasta. Tem a lei de responsabilidade fiscal. Temos que prestar contas aos órgãos de controle fiscal e conheça os reclames da cidade”, asseverou.

   12. Questionado se a saída dos vereadores vai dificultar seu trabalho à frente da Casa, Geraldo Junior afirmou que todas as decisões foram conversadas entre ele e o prefeito. “O prefeito ACM Neto não tem feito nenhuma dessas movimentações sem antes me ouvir, sem antes trocarmos ideias, para que não desfalque o time e não desfavoreça nenhum dos lados”, reforçou.

   13. Quarto suplente na coligação DEM-PRB-PMB na eleição de 2016, Alex Mine (DEM), que teve 3,6 mil votos, ficará no lugar da vereadora Rogéria Santos (PRB), que passa a comandar a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

   14. No lugar de Felipe Lucas (MDB), que virou secretário de Ordem Pública (Semop), fica Pedro Godinho (MDB), que já foi presidente da Câmara de Salvador e retorna agora. Como o deputado estadual Leo Prates (DEM) se afastará da Assembleia Legislativa da Bahia para ser secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), o suplente do parlamentar, o vereador Tiago Correia (PSDB), assume a vaga.

   15. No lugar de Tiago Correia na Câmara de Salvador, fica o suplente Sérgio Nogueira (PSDB), que teve 4 mil votos na eleição de 2016.
                                                        *****
   16. O presidente da Associação de Bandas e Artistas de Feira de Santana, Flaviano Pinheiro, aprovou a criação de um edital de credenciamento para as bandas que pretendem participar dos eventos realizados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
 
   17. Durante reunião com o secretário Edson Borges, ele afirmou que o Governo Municipal está no “caminho certo”. A medida atende a exigências do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público (MP) e entrará em vigor na Micareta de Feira de Santana.
 
   18. “As bandas precisam ter CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Além de atender recomendações, essa medida evita a existência de bandas fantasmas, feitas nas vésperas de grandes eventos, para conseguir contratação da Prefeitura”, afirmou o secretário, Edson Borges.
 
  19.  “É uma tendência nacional e as bandas devem buscar a profissionalização”, pontuou o secretario geral da Associação, Leo Águia.

    20. O edital está disponível no link http://www.feiradesantana.ba.gov.br/servicos.asp?id=8&link=secel/cred_mica19.asp.

   21. Como parte da exposição que comemora os 15 anos do Bloco Amor & Paixão, o Shopping Center Lapa, recebe nesta quarta-feira (06), a partir das 19h, o Diálogo Cultural do Bloco Amor e Paixão, na sede do bloco, no piso L1 do empreendimento. 

   22. O encontro, que tem entrada gratuita, terá nomes como Nelson Rufino, Vandinho França, Cláudio Tinoco, Vovô do Ilê e Zulu Araújo, que vão relembrar as histórias do Carnaval e do Bloco Amor & Paixão, além de debater questões do samba e das culturas de matriz africana nos carnavais de Salvador.

   23. Policiais militares da 35ª CIPM prenderam um indivíduo acusado de assaltar os passageiros de um veículo coletivo, no ponto de ônibus situado nas imediações da via Exclusiva da Estação Transbordo, ao lado do Detran, na manhã desta terça-feira (5).  

   24. A guarnição realizava uma abordagem a um suspeito na região, quando foi acionada por um grupo de passageiros que se encontravam no interior de um ônibus afirmando que dois indivíduos entraram no veículo armados, tomaram os pertences deles e depois fugiram em direção ao Detran.

   25. Após rondas e buscas, os policiais conseguiram prender em flagrante um dos acusados de participar do crime em um condomínio no bairro de Pernambués. Foram apreendidos com ele um aparelho celular e o valor de R$ 75,00.

   26. O indivíduo foi apresentado ao Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (Gerrc).
20. Com o objetivo de elaborar e implementar um plano de logística sustentável no âmbito das duas instituições, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho, e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, assinaram, na segunda-feira (04.02), um ato conjunto que constituiu uma Comissão Mista Permanente de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

   27. O presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, observou que os Tribunais de Contas devem dar o exemplo para as demais instituições públicas estaduais e prefeituras municipais, evitando desperdícios de matérias-primas e, na medida do possível, optando por produtos necessários aos seus afazeres que, ao serem descartados, não agridam a natureza.

    28. Entre as iniciativas já previstas pelo programa de sustentabilidade, intitulado TCeco, estão a redução do consumo de água tratada (com a captação de água da chuva); o uso, por parte dos funcionários de canecas e copos ecológicos; a implantação de placas fotovoltaicas (para captação de energia solar); substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas que utilizam a tecnologia “LED”, além da disseminação de diversas ações de conscientização dos servidores e jurisdicionados na busca de soluções sustentáveis para o funcionamento dos órgãos estaduais e municipais.