quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM Neto diz que 2019 será o ano das grandes entregas da Prefeitura

O governo baiano está realizando pela primeira vez, de forma integrada, os planejamentos estratégicos de 18 das suas secretarias estaduais
04/02/2019 às 19:46
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. As inúmeras ações já realizadas, em realização ou planejadas pela Prefeitura nos últimos seis anos em Salvador, fruto da organização das contas municipais, foram destacadas pelo prefeito ACM Neto durante leitura da mensagem que marcou a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo municipal nesta segunda-feira (4). 

2. Destacou que o ano de 2019 será aquele com maior volume de entregas desde 2013. A cerimônia, ocorrida no Plenário Cosme de Farias, na Câmara de Vereadores, contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Casa, Geraldo Júnior, demais secretários e gestores municipais, vereadores e autoridades convidadas. 

3. Para o prefeito, o trabalho promovido em 2013 pela administração municipal de organização das contas possibilitou que Salvador se tornasse um exemplo para todo o país, incluindo o governo federal, e que, além de deixar esse legado para a cidade, capacita a capital baiana para as mudanças previstas para o Brasil a partir deste ano.

4.  “Além da organização das contas, buscamos a criatividade para conseguir receitas alternativas e que permitissem que a gente não dependesse do cenário externo. O nosso lema é: ‘Ousar com os pés no chão’. O propósito é mudar a vida das pessoas”, afirmou.

5. No quesito finanças, dentre os resultados obtidos estão o cumprimento de toda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); a obtenção do título de Grau B do conjunto de indicadores de liquidez e endividamento das capitais; o rigor no cumprimento das obrigações financeiras (pagamento de pessoal e fornecedores); e o crescimento de 8,5% da receita em comparação com o ano de 2017 (inclusive com financiamento externo). 

6. Também fruto da organização das contas, a administração municipal conseguiu, pela primeira vez em 12 anos, a contratação de crédito internacional para dar início a ações como a requalificação da bacia do Mané Dendê, da implantação dos corredores exclusivos do BRT (Bus Rapid Transit) e do desenvolvimento do programa Salvador Social. 

7. Áreas como a saúde e a educação tiveram avanços bastante positivos em seis anos, como o salto de 18% para mais de 50% da cobertura de atenção básica de saúde, além de 20 mil para 44 mil vagas para a Educação Infantil.

8. Na lista de melhorias na cidade estão a requalificação da orla de Salvador, os investimentos em macrodrenagem e requalificação asfáltica, a repaginação de importantes pontos da cidade como a Colina Sagrada e a região do Comércio, o desenvolvimento de programas sociais como o Morar Melhor, os investimentos na área de Cultura e a recuperação do Centro Histórico de Salvador, em andamento. 

9. As próximas ações envolvem contratação de recursos para requalificação do Canal do Paraguari, novos trechos de orla e a execução de projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para recuperação do Elevador do Taboão e da muralha do frontispício e arcos da Sé, dentre outras iniciativas.
                                                                  *****
10. O governo baiano está realizando pela primeira vez, de forma integrada, os planejamentos estratégicos de 18 das suas secretarias estaduais. Resultado de uma parceria entre a Casa Civil, Secretaria do Planejamento e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) - por meio de sua Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão - o projeto visa promover um alinhamento entre os Planos Estratégicos Organizacionais das Secretarias de Estado e o Programa de Governo, o Plano Plurianual e o Plano de Desenvolvimento Integrado - Bahia 2035, que define estratégias de curto, médio e longo prazo para o Estado.

11. “Nosso objetivo é fazer com que o Estado tenha à sua disposição instrumentos de planejamento alinhados, possibilitando também que os objetivos e projetos definidos nos Planos Estratégicos de cada órgão estejam em consonância com os compromissos e iniciativas do Plano Plurianual que está sendo elaborado para o próximo quadriênio”, informa a coordenadora de Disseminação de Soluções em Gestão da Saeb, Daniela Svec.

12. Com foco inicial nas secretarias finalísticas – aquelas que prestam serviço diretamente à população – o projeto Planejamento Estratégico Integrado foi deflagrado em outubro do ano passado. De lá para cá, os consultores internos do Estado - que são servidores públicos capacitados para disseminar e implementar tecnologias de gestão - já conduziram aproximadamente 300 horas de atividades, ao longo de 37 oficinas com a participação de 264 servidores.

13. Na última sexta-feira, 01 de fevereiro, o Deputado Federal Márcio Marinho (PRB/BA), tomou posse  do  quarto mandato, em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados. Reeleito  com 95.204 votos, pelo estado da Bahia, o republicano reafirmou o seu compromisso em defesa do povo baiano.  

 14. “Cumprirei essa missão com muita honra e dedicação, fazendo valer cada voto de confiança que me foi depositado por esse povo amado”, afirmou.

 15. O parlamentar, que  atualmente está à frente da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), e é integrante das comissões de Educação, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Seguridade Social e Família, garantiu também dar continuidade ao trabalho em defesa dos direitos do consumidor.

16. O Centro Universitário UniRuy | Wyden completa 30 anos de atuação no mercado baiano, em 2019, e lança mais um campus, o Costa Azul, próximo a um dos maiores centros comerciais de Salvador. O novo endereço ofertará quatro cursos de graduação: Administração, Direito, Psicologia e Ciências Contábeis, além das pós-graduações Ibmec.

17. Para o reitor da instituição, Hubert Soares, o UniRuy | Wyden proporciona, hoje, aos alunos, uma estrutura compatível com o conceito que o Centro Universitário alcançou nos últimos anos. “O campus Costa Azul chega para coroar as três décadas de atuação do UniRuy| Wyden na capital baiana, cumprindo sempre com o seu compromisso com a educação e oferecendo aos nossos alunos excelência acadêmica e infraestrutura de padrão internacional”, completa Soares.

18. Com estrutura moderna, o novo campus conta com áreas de convivência, 29 salas de aula, laboratório de informática e cyber, biblioteca, Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), sala de Design Thinking, espaços de coworking e auditório com capacidade para 100 pessoas, além de estacionamento com segurança, garantido maior comodidade aos alunos. A sede ainda conta os tradicionais setores de atendimento ao aluno, NAAF, CASA e Carreiras, Admissões e Coordenação.

19. Exames de mamografia serão realizados gratuitamente nos dias 5 e 6 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), às 7h, em unidade móvel, no estacionamento do supermercado GBarbosa Cabula.

20. Na ação, chamada Vida + Rosa, por dia, serão distribuídas 80 fichas para mulheres, acima de 35 anos, que devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. “A parceria com o INTS reforça o compromisso social da rede supermercadista com as comunidades onde está presente”, comenta a coordenadora de Marketing, Kátia Leite.

21. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informam que o câncer de mama é o segundo mais recorrente e a maior causa de morte entre mulheres, no país. A mamografia é capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama antes mesmo que as lesões sejam palpáveis e a detecção precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido.

22. Reeleito para o segundo mandato de deputado estadual com quase 90 mil votos, o quinto mais votado entre os 63 parlamentares, o deputado estadual Eduardo Salles foi escolhido para ser o líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa da Bahia, que, ao lado da do PT, é a maior da Casa, ambas com 10 deputados. 

23. “No meu primeiro mandato pude presidir as comissões de Educação e posteriormente Agricultura, além da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, além de aprovar diversos projetos de leis. Foi um aprendizado muito grande que me preparou para assumir a responsabilidade de ser o líder da bancada”, diz Eduardo Salles.

24. O parlamentar garante que nesta legislatura seu maior enfoque será fortalecer o setor produtivo baiano. “Precisamos ter uma legislação e políticas públicas que permitam a geração de empregos na capital e interior. A agropecuária, o comércio, os serviços e a indústria precisam ser apoiados na Assembleia Legislativa para que possam incrementar a economia dos municípios”, justifica o deputado.

25. Eduardo Salles agradeceu a confiança dos demais deputados estaduais do PP e da direção da legenda e prometeu ajudar o governador Rui Costa e o vice-governador João Leão a levar mais investimentos para melhorar a educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e dinamizar o setor produtivo do Estado.