quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MP: Início de 2019 registra aumento da intolerância religiosa na Bahia

A deputada Neusa Cadore diz que a luta do deputado Jean Wyllys será mantida na Câmara Federal
25/01/2019 às 19:50

Encontro no MP BA
Foto: MP
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ofensas nas redes sociais à Mãe Stella de Oxóssi quando seu nome batizou uma nova avenida na capital baiana e atos de vandalismo à Pedra do Xangô, um patrimônio cultural da religiosidade afro-baiana reconhecido oficialmente pelo Município de Salvador. O início do ano de 2019 na Bahia, infelizmente, tem testemunhado o agravamento da intolerância religiosa. Os casos têm aumentado. 

   2. Somente na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, em Salvador, já foram registrados em janeiro 13 casos de intolerância religiosa. O número é mais que o dobro da média mensal de aproximadamente seis casos notificados no ano passado e o triplo do contabilizado em janeiro de 2018. 
 
   3. Segundo a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público estadual, promotora de Justiça Lívia Vaz, o aumento tem relação principalmente com o contexto político atual do País, apesar do aplicativo Mapa do Racismo, lançado pelo MP em novembro do ano passado facilitar o registro e envio de denúncia pelo cidadão.

   4.  “Os dados mostram a necessidade das instituições, sobretudo aquelas que defendem os Direitos Humanos, se posicionarem. E o MP é uma dessas instituições. Temos visto um contexto de recrudescimento do racismo religioso muito motivado pelo contexto político. As pessoas estão se sentindo mais à vontade em manifestar intolerância e ódio. Então, estamos fazendo uma ação mais densa esse ano”, afirmou. 
                                                                            *****
 
   5. Com a renúcia do deputado federal Jean Willys, assumirá a cadeira em seu lugar o vereador carioca David Miranda. "Eu sinto como mais um trabalho que necessita ser feito. Eu sou vereador aqui no Rio de Janeiro, consegui passar muitas leis aqui e sinto que em Brasília eu posso entregar muito mais. Na luta pela comunidade LGBT, contra o extermínio da juventude negra que é morta todos os dias na favela", disse  em entrevista ao G1. 

   6. David foi eleito vereador em 2016. Na última eleição, David teve 17.356 votos, tornando-se o primeiro suplente para a vaga de Jean Willys. 

   7. David tem 33 anos e suas bandeiras são o combate à LGBTfobia e a luta contra a criminalização da pobreza. David é homossexual e casado com o jornalista Glenn Greenwald, que  fez parte da equipe que investigou as denúncias de espionagem do governo americano feitas por Edward Snowden. 

   8. Líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a deputada estadual Neusa Cadore (PT), expressou profunda tristeza e indignação com a sequência de ameaças sofridas pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL), que o fizeram desistir do mandato e deixar o Brasil.

   9. De acordo com a parlamentar, a situação é reflexo do estilo intimidador adotado pela extrema direita que assumiu o governo. "O nível de violência que esse o novo governo evoca é assustador. O Estado não consegue assegurar que um deputado eleito faça oposição. Até mesmo uma desembargadora sugeriu a execução de Jean Wyllys."

   10. "Quando não é ameaça, é chacota", aponta Neusa, destacando a postura da família Bolsonaro, que fez piada com o assunto nas redes sociais. "O perfil oficial do presidente da república é usado para tripudiar opositores e dessa vez não foi diferente. O que nós vemos nas redes sociais do presidente são péssimos exemplos para a nossa sociedade."

   11. Apesar da perda, Neusa garante que a luta continua. "A luta de Jean não será deixada de lado, seremos resistência pela justiça social, pelos Direitos Humanos, pela comunidade LGBT, pelos movimentos sociais. A barbárie precisa ser combatida e o estado de direito restabelecido em nosso país", declarou.

   12. Contando com cerca de 1.300 alunos matriculados e um grande número de professores e funcionários, o Ginásio Municipal Joselito Amorim está prestes a inaugurar as suas novas instalações, cujas obras de ampliação e reforma iniciadas em 2017, receberam a visita técnica do prefeito Colbert Martins Filho, na manhã desta sexta-feira, 25.

   13. Recepcionado pela professora Marta da Graça Lima, diretora do educandário, Colbert Filho orientou o departamento de obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano a acionar a construtora responsável a acelerar  os serviços pendentes do setor administrativo do Ginásio, que basicamente consiste na implantação de uma nova rede elétrica e a pintura do prédio.

  14. As obras de ampliação vão agregar ao Municipal um moderno anfiteatro para ser utilizado como espaço de convivência, atendendo  ao Programa Mais Educação. No espaço serão realizadas oficinas de dança e música; um refeitório, um teatro coberto e uma sala de leitura. O padrão da fachada também será reformado, e o projeto contemplou a construção de duas baterias de sanitários e a reforma de todo o telhado.

   15. Projeto que percorre toda a capital levando atendimentos e serviços gratuitos às comunidades dos bairros de Salvador, a Prefeitura-Bairro Itinerante vai atender, na próxima terça (29), das 9h às 15h, a Ilha do Bom Jesus dos Passos. O atendimento será realizado na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães (Rua da Igreja).

   16. Consultas ao Cartão SUS, cadastro no Bolsa Família, atendimento jurídico, Ouvidoria Geral do Município, alistamento militar, Defesa Civil, tarifa social da Coelba, emissão de Carteira de Trabalho e Educação Ambiental serão os serviços ofertados durante o dia.

   17. “A renúncia é um ato muito dolorido”, afirmou o ex-presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), ao anunciar que protocolou uma carta de renúncia do mandato. O parlamentar reuniu amigos, assessores, gestores, dezenas de lideranças comunitárias e os colegas Henrique Carballal (PV), Kiki Bispo (PTB), Felipe Lucas (MDB) e Ricardo Almeida (PSC) e o suplente de vereador Demétrio Oliveira (DEM). O encontro de despedida foi em seu gabinete no anexo Bahia Center, no final da manhã desta sexta-feira (25).

   18. Leo Prates agradeceu a todos, fez um balanço dos seis anos de Câmara, sendo dois como presidente, e reconheceu que deixa a Casa com um “misto de tristeza e alegria”.

    19. A carta de renúncia do mandato de vereador foi protocolada nesta sexta-feira. Se por um lado, o suplente de vereador Demétrio Oliveira (DEM) assumirá a cadeira de Leo Prates, por outro lado, o vereador Vado Malassombrado (DEM), assegurará a cadeira de vereador em definitivo. Vado, que é 1º suplente, está no exercício do mandato por conta do afastamento de Claudio Tinoco (DEM), licenciado para ocupar a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador.

    20. Em fevereiro, Leo Prates assumirá uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

   21. O procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, participou, em Fortaleza, da reunião do Fórum Permanente dos Procuradores Gerais dos Estados do Nordeste. O encontro, que teve como pauta temas jurídicos e judiciais comuns à região, foi realizado na sede da Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE). 

   22. Foram discutidos temas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), salário educação e proposta para o Consórcio Interestadual do Desenvolvimento Sustentável do Nordeste do Brasil. 

   23. Deste ponto da pauta, apresentado por Paulo Moreno Carvalho, saiu a recomendação para que os Estados, por meio das procuradorias gerais, realizem estudos que permitam a consolidação do mesmo, sendo a procuradoria da Bahia a responsável por coordenar um grupo de trabalho composto por representantes de cada procuradoria do Nordeste.

   24. Em relação ao Fundef e salário educação, a deliberação foi dar celeridade aos processos. Outros temas relevantes como a Ação Cível Ordinária do Fundo de Participação dos Estados (FPE), dívida ativa e segurança dos estados também foram abordados. “Temos trocado ideias e buscado soluções em prol de melhorias para os Estados e, consequentemente, para a população nordestina”, disse o procurador geral do estado do Ceará e presidente do Fórum, Juvêncio Vasconcelos Viana.

   25. A empresa Suzana Santos já deu início à reforma do galpão, localizado no bairro Quintas do Morumbi, que abrigará uma nova fábrica de calçados em Itapetinga. O equipamento, concedido pelo Governo do Estado, foi alvo de atos de vandalismo no início deste mês, que estão sendo investigados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A nova unidade fabril terá investimento de R$ 4 milhões e vai gerar 400 novos empregos.

   26. “Nossa expectativa é que até o final de fevereiro ou no máximo início de março deste ano a fábrica de calçados Itapetinga II esteja pronto para operar”, reforçou Almir Santos, presidente do grupo Suzana Santos.    

   27. O anúncio da instalação da nova unidade foi feito no início deste ano, em reunião entre a empresa, o governador Rui Costa e a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Luiza Maia. “Essa segunda fábrica da Suzana Santos em Itapetinga representa o esforço do Governo do Estado em potencializar a regionalização dos investimentos”, destacou a titular da SDE.