domingo, 24 de fevereiro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL reconhece governo de Guaidó na Venezuela e rejeita a Maduro

O prefeito Colbert Martins Filho esteve em São Paulo na terça-feira. Na capital paulista, manteve encontro com o seu colega prefeito Bruno Covas. Discutiu com ele possíveis convênios de cooperação entre as duas cidades.
23/01/2019 às 19:15
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A crise política e institucional da Venezuela chegou a seu climáx com dois presidentes: Nicolás Maduro e Juan Guaidó. O Brasil já reconhece o governo de Guaidó, assim como o Canadá, Estados Unidos, Peru, Colombia  e Paraguai.
 
   2. O presidente Juan Guaidó publicou uma declaração em que afirma que as relações diplomáticas que a Venezuela mantém com o mundo ainda são válidas, via twitter.

  3. Desta forma, Guaidó incitou os governos a ignorar qualquer ordem ou disposição a esse respeito que contradiz o firme propósito do poder legítimo da Venezuela ", uma vez que ele assegurou que" nós permanecemos firmes na retomada da Ordem Constitucional ".

   4. A União Europeia (UE) está monitorando a situação na Venezuela "muito de perto" e mantém contactos com os países membros e parceiros, depois que o líder auto-proclamado como presidente interino da Assembleia Nacional, a oposição Juan Guaidó.

   5. A UE segue "muito de perto" a situação na Venezuela e consulta os países
"Estamos acompanhando de perto os acontecimentos na Venezuela e estamos em contato com os Estados Membros e nossos parceiros", disse a Efe a fontes da comunidade, perguntando sobre a situação no país sul-americano.

   6. Mandatos como os Estados Unidos, Donald Trump, reconheceram Guaidó como o legítimo presidente "interino" da Venezuela, que busca aumentar a pressão contra o governo de Nicolás Maduro.

   7. Por sua parte, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Josep Borrell, destacou hoje a importância de "preservar a unidade de ação" da União Europeia para a crise institucional na Venezuela, para o que chamou de "debate rápido" todos os responsáveis ​​pelos Negócios Estrangeiros da UE.
                                                             *****
   8.  Marcando a união da sociedade civil com o poder público, novos integrantes do Conselho Municipal da Política Ambiental Integrada (Compai) de Lauro de Freitas foram empossados em suas funções, nesta quarta-feira (23), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para o exercício do biênio 2019/2020. 

   9. Composto por 20 membros, o grupo tratará de propostas, avaliações e ações para o desenvolvimento de políticas que beneficiem o meio ambiente e a qualidade de vida no município.

   10. Ao dar boas-vindas aos novos conselheiros, o presidente da entidade e gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Marques, pediu dedicação dos novos membros para colocar em prática planos e ações que assegurem a preservação ambiental de Lauro de Freitas. “Precisamos ter um olhar diferenciado para todas as questões que incluem o ecossistema. 

   11. Nosso município corta três importantes rios que precisam ser preservados, além do cuidado com vegetação nativa e animais. Cuidar dos recursos ambientais é garantir de forma sustentável o desenvolvimento humano”, frisou.  

    12. A posse dos conselheiros foi conferida pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, pelo decreto municipal Nº4.363, de 18 de Janeiro de 2019. Na cerimônia, foram apresentados os representantes de caráter paritário que deliberaram para a próxima semana reunião para escolha do presidente em plenária de votação simples, releitura do regimento interno e apresentação do executivo do Compai. 

   13. “Este momento formaliza a posse que já foi publicada em diário oficial. As ações do Conselho não são apenas deliberativas, são também normativas, pois aproximam o empoderamento da sociedade civil nas decisões”, destacou o suplente da presidência, Marcelo Cardoso.  

   14. No próximo dia 22 de fevereiro termina o prazo para a revisão biométrica em 34 municípios baianos. Apenas 476.618 eleitores estão biometrizados, o que representa cerca de 45,09%. Ao todo, 580.357 cidadãos ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral.

   15. Vinte e seis cidades apresentam baixo índice de comparecimento, e não alcançam 60% de eleitores biometrizados. Lajedão (a 764 km de Salvador) é o município que mais preocupa. 82,39% dos eleitores não compareceram para a coleta dos dados biométricos. Jussari (20,43%), Ibirapuã (20,99%) Maetinga (24,94%) e Simões Filho (26,56%) também preocupam e registram percentuais abaixo de 30%.

   16. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informa que não haverá prorrogação do prazo. Os cidadãos que não realizarem o cadastramento biométrico terão seus títulos cancelados.

   17. Mesmo antes da data do vencimento da primeira cota, que acontece entre os dias 1 e 28 de fevereiro, mais de 11 mil contribuintes já haviam antecipado, até o último dia 18, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. 

   18. Para o secretário municipal da Fazenda (Sefaz), Paulo Souto, o fato revela a atratividade dos descontos oferecidos pela Prefeitura para o pagamento em cota única, de 7% para o IPTU e 10% para a TRSD. Em ambiente econômico de inflação inferior a 4% e de baixa remuneração das aplicações financeiras, o desconto está atraindo contribuintes de todas as faixas de pagamento.

   19. De acordo com o órgão, todos os carnês já foram emitidos aos contribuintes. O documento contém os boletos com os valores para o pagamento da cota única e, alternativamente, da primeira e segunda prestação a serem pagas nos meses de fevereiro e março. Caso algum contribuinte não tenha recebido os boletos pelos Correios, poderá ter acesso aos mesmos no site da Sefaz, imprimir ou realizar o pagamento via internet. 

   20. O prefeito Colbert Martins Filho esteve em São Paulo na terça-feira. Na capital paulista, manteve encontro com o seu colega prefeito Bruno Covas. Discutiu com ele possíveis convênios de cooperação entre as duas cidades. Uma das parcerias pode beneficiar a Guarda Municipal de Feira, o que ainda deverá ser anunciado dentro em breve. Também conversou com empresas da área de tecnologia e internet. Do mesmo modo, detalhes estão sendo preservados, por enquanto.

   21. Colbert retornou a Feira de Santana nesta quarta-feira satisfeito com os resultados de sua rápida passagem por São Paulo, onde esteve acompanhado do seu assessor e secretário interino de Desenvolvimento Social, Denilton Pereira de Brito. O chefe do Executivo já se encontra em Feira dando expediente normal. Denilton segue com compromissos na maior cidade do país.