segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TODOS OS CAMINHOS LEVAM POPULAÇÃO DE SALVADOR A COLINA SAGRADA

O cortejo do Bonfim parte da basílica da Conceição da Praia após ato ecumênico que acontece às 9h
16/01/2019 às 23:49
Colina do Bonfim requalificada pela PMS
Foto: Max Haack
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Acontece nesta quinta-feira, 17, a Lavagem do Bonfim, a segunda manifestação da cultura popular baiana que tem maior público. A festa religiosa, no entanto, diferente do Cirio de Nazaré, em Belém, hoje, tem muito mais de folclore do que de manifestação de fé. Ninguém sabe o percentual do folclore; nem o da fé. 

   2. Houve um momento em que estava tão descaracterizada que se criou o slogan "quem tem fé vai a pé", dado que a festa tinha se trieletrizado e o cortejo dos cavaleiros, bicicletas e carroceiros era imenso. O fato de ir a pé, também não significa um ato de fé, pois, centenas vão dançando e cantando músicas carnavalescas. Mas, existe aqueles que ainda vão por ato de fé, católicos e o povo de santo.

   3. A festa é também política. Sempre foi desde tempos antigos, mais do prefeito e vereadores, do que de deputados e do governador. Hoje, há um equilíbrio. Rui Costa, governador; e ACM Neto, prefeito vão comparecer ao ato solene ecumênico em frente a basílica da Conceição e ao cortejo. 

   4. Como são adversários político irão em blocos separados, assim como partidos políticos, sindicatos e outros irão com seus blocos promovendo protestos. A PMS anuncia que 42 entidades 'carnavalescas' desfilarão no cortejo, além das bandinhas e da Orquestra Xangô, do saudoso Reginaldo. 

   5. Como estamos em 2019, ano não eleitoral no município, os prováveis pré-candidatos ao Thomé de Souza vão dar os primeiros sinais deixando para 2020, o ano eleitoral, uma exposição maior. Os políticos, todos eles, gostam de fazer comentários sobre a festa e durante o cortejo enaltecendo a religiosidade dos baianos, mas, o que fazem mesmo é política. 

   6. O número de turistas é incerto. Os dados apresentados pelos órgãos oficiais de turismo são chutados, assim como o número total de participantes da festa. São milhares de pessoas, sem dúvida. Os destaques do cortejo são as baianas com seus trajes típicos e os jarros com água de cheiro. São lindas e capricham no visual. Algumas vão por conta própria e outras recebem cachês dos órgãos de turismo. Faz parte.

  7.  O certo mesmo é que nesta quinta-feira, 17, Salvador faz meio dia santo e todos os caminhos levam a colina do Bonfim, colina sagrada como se divulga. 

                                                                      ******
   8. A vereadora Ana Rita Tavares (PMB) pretende levar uma mensagem de paz entre seres humanos e animais em 2019, em mais uma tradicional Lavagem do Bonfim. Com faixas e cartazes, apoiadores da causa animal seguirão, nesta quinta-feira (17) em direção à Colina Sagrada tendo como tema deste ano: “A pé, com fé e sem animais!”.

   9. A concentração será às 7h da manhã, em frente à Igreja da Conceição da Praia, ao lado do Elevador Lacerda. Serão distribuídas camisas gratuitamente no local. 

   10. Ana Rita relembra o tempo em que o "sofrimento dos jegues era rotina. Os animais puxavam carroças com peso excessivo de foliões, bebidas e alimentos ao longo de 8 km sob o sol escaldante do verão soteropolitano". 

   11. “Isto só levava dor e sofrimento a tantos animais indefesos, em meio a flagrantes maus tratos praticados por populares, indiferentes à cultura de escravização experimentada por esses seres dependentes totalmente da vontade dos humanos", afirma a vereadora.

   12. A ação de Ana Rita foi sentida também pelo juiz da 6ª Vara de Fazenda Pública, Rui Eduardo Britto. Ele reconheceu que a realidade perversa desfavorável aos animais deveria mudar e atendeu ao pedido da advogada e vereadora Ana Rita diante das provas juntadas ao processo. 

   13. Atualmente, a orientação da Empresa Salvador Turismo (Saltur), é para que animais, como jegues puxando carroças e cavalos usados como montaria não fossem utilizados durante o cortejo. Há oito anos veículos de tração animal não participam da festa.
                                                                      ******
  14. Os postos SAC do Comércio e da Liberdade, ambos em Salvador, terão seu funcionamento modificado nesta quinta-feira (17). A alteração é por conta da tradicional festa do Senhor do Bonfim, já que as unidades estão nas proximidades do cortejo. 

   15. O SAC Comércio terá seu atendimento suspenso durante todo o dia e o SAC Liberdade funcionará das 9h às 16h, acompanhando o expediente do Shopping Liberdade, onde está localizado. As unidades retomam o funcionamento normal na sexta-feira (18).

   16. Para informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento de suas unidades, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) disponibiliza o Portal SAC (www.sac.ba.gov.br) e a plataforma do SAC Digital, com aplicativo para celular e página da internet (www.sacdigital.ba.gov.br), além da central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

   17. Para garantir a tranquilidade no deslocamento dos fiéis durante a Lavagem do Bonfim (17), o Elevador Lacerda e os três planos inclinados de Salvador funcionarão gratuitamente, em horários diferenciados. O elevador estará em operação entre as 6h e 22h. O Plano Inclinado Liberdade/Calçada funcionará das 7h às 21h. O do Pilar operará das 7h às 18h. E o Gonçalves, das 7h às 19h.

   18. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar as linhas de transporte coletivo para dar mais conforto ao público que participará da lavagem. No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2,4 mil veículos nas ruas. Para garantir mais comodidade aos usuários, 20 destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até as 0h.

  19. Além disso, serão disponibilizados 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda. Na Estação da Lapa, também serão disponibilizados seis veículos da frota reguladora, de 16h às 23h. 

   20. Ainda por causa das comemorações, o tráfego na região do Bonfim será interditado nesta quinta-feira a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrem mudanças de itinerário de acordo interdições realizadas pela Transalvador.

   21. As linhas são as seguintes: 1515 Conjunto Pirajá I – Ribeira, 1535 Vista Alegre – Ribeira,1662 Base Naval – Ribeira,1638 Fazenda Coutos – Ribeira, 1608 Paripe – Ribeira, 1342 Estação Pirajá-Bonfim/Ribeira, 0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande, 0216 Ribeira – Lapa, 0343 Fazenda Grande do Retiro – Ribeira, 0213 Ribeira – Federação, 0221 Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia, 0218 Ribeira – Pituba, 0220 Ribeira – Sabino Silva, 0237 Ribeira – Rio Sena/A. Sta Terezinha, 0713 Santa Cruz –Calçada/Bonfim, 0720 Vale das Pedrinhas – Vl Rui Barbosa, 1055 Estação Mussurunga-Ribeira/São Joaquim, 1142 Cabula VI – Ribeira R2, 1145 Terminal Acesso Norte/Ribeira, 1403 Cajazeira 11 – Ribeira.
                                                               *****