ter?a-feira, 25 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FIM DO SOCIALISMO FOI PARTE DISCURSO DE BOLSONARO QUE MAIS REPERCUTIU

Mãe Stella abandonou Salvador para morar em Nazaré mas ainda assim recebeu nome de avenida
02/01/2019 às 11:49
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O discurso do presidente Jair Bolsonaro repercutiu nas principais veículos de comunicação europeus nesta quarta-feira, 2. Praticamente todas as publicações enfatizaram a fala do novo líder da maior economia da América Latina em que cita a libertação do Brasil do socialismo.

   2. O jornal britânico The Guardian foi um dos que mencionaram o trecho como destaque. "Suas palavras encantaram uma multidão de mais de 100 mil pessoas - muitas das quais viajaram à capital modernista para o evento, convencidas de que o populista de extrema direita pode resgatar o País conturbado da corrupção virulenta, do aumento do crime e da estagnação econômica", mencionou o diário. 

   3. No jornal britânico de economia Financial Times, a posse de Bolsonaro não recebeu qualquer menção na edição impressa desta quarta-feira nem na versão na internet.

   4. Ainda no Reino Unido, a rede de televisão BBC repetiu algumas vezes na noite de ontem uma reportagem sobre a posse de Bolsonaro. Em seu site na internet hoje, o assunto já está fora da página principal do veículo. No material de ontem, a BBC destacou que o presidente usou seu discurso de posse para prometer a construção de uma "sociedade sem discriminação ou divisão".

   5. O enfoque sobre o fim do socialismo no país durante o discurso do novo presidente foi dado pelo francês Le Monde. Saudando "neste dia em que as pessoas começam a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo do Estado e do politicamente correto", o líder da extrema direita brasileira prometeu livrar o país das "ideologias nocivas" que "destroem nossas famílias", como as da "teoria do gênero" que abomina, ou "marxismo", que ele acredita detectar nos livros didáticos.

   6.  Garantindo às pessoas "boas" o direito de "legítima defesa", ele novamente mencionou seu desejo de flexibilizar o mais rápido possível a lei de 2003 que proíbe o porte de armas, mostrando ao mesmo tempo sua benevolência para com os atores da defesa do agronegócio em conflito com o movimento dos sem-terra e dos povos indígenas.
                                                                                  *******
   8. Os contribuintes de Salvador que pretendem se antecipar e efetuar o pagamento do IPTU (Imposto predial e Territorial Urbano) 2019 já podem emitir o boleto da cota única ou primeira parcela. O documento pode ser obtido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

   9. Os boletos impressos chegarão nas casas dos contribuintes a partir do dia 15 deste mês e, no caso dos isentos, até o final de janeiro.  Os vencimentos acontecem entre os dias 1º e 28 de fevereiro, de acordo com a escolha de cada contribuinte. Em 2019, mais uma vez, o IPTU de Salvador não sofreu aumento e foi corrigido apenas pelo IPCA do ano anterior: 3,84%.

    10. O valor da isenção do imposto foi reajustado e passará a contemplar imóveis residenciais de até R$ 99 mil. Salvador tem cerca de 250 mil imóveis residenciais isentos e é uma das capitais com maior número de isenções, o que confirma a política social da atual gestão.

    11. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 10% sobre o valor da taxa do lixo (TRSD) e 7% sobre o IPTU. A cota única pode ser paga a partir de hoje até a data de vencimento.
11. No dia 2 de janeiro de 2019, a VINCI Airports completou um ano à frente da gestão do Aeroporto de Salvador. Desde o começo das operações, a Concessionária engendrou medidas para melhorar a jornada dos passageiros e o dia a dia dos demais usuários.

    12. Além do aprimoramento de processos internos, foi dado início às obras de modernização e ampliação do Aeroporto. Mais de 700 milhões de reais estão sendo investidos na intervenção, cuja primeira etapa estará concluída até 31 de outubro de 2019.

    13. Os resultados alcançados ao longo de 2018 se traduzem em diversos indicadores, que melhoraram em relação a 2017. Veja abaixo alguns deles:

    14. O Aeroporto de Salvador completou quatro trimestres seguidos de crescimento. O ano de 2018 fechou com cerca de 8 milhões de passageiros, o que representa aumento de 5% em relação ao ano de 2017.

    15. Para assegurar o crescimento ao longo do ano, a equipe de negócios aéreos intensificou a relação com os planejadores de malhas e área de planejamento estratégico das empresas aéreas, bem como participou de pelo menos 12 feiras, fóruns e eventos similares em cidades como Lisboa, Paris, Londres e São Paulo apresentando o destino Bahia e o programa de incentivos para novas rotas para o Aeroporto de Salvador.

    16. Durante todo o ano de 2018, sete novas rotas entraram em operação, sendo cinco delas internacionais. Salvador passou a ter conexão direta com as cidades brasileiras de João Pessoa e Goiânia. Os soteropolitanos também ganharam a opção de embarcar sem escalas da capital baiana para Miami, Ilha do Sal, Cidade do Panamá e mais uma opção para Buenos Aires. Três novos destinos sazonais passaram a ser oferecidos na alta temporada: Rosário (Argentina), Teixeira de Freitas e Cuiabá.

  17. Cerca de três meses após o início após o início das operações, foi colocada a pedra fundamental das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Salvador. Elas contemplam uma série de exigências descritas no Contrato de Concessão e outras melhorias de iniciativa própria da Concessionária. As obras estão divididas nas etapas 1B e 1C, cuja conclusão é de respectivamente 31 de outubro de 2019 e 31 de outubro de 2021. 

   18. A primeira etapa, iniciada em 19 de abril de 2018, contempla 90% de todas as intervenções e representa cerca de 700 milhões de reais em investimentos.  Deste montante, cerca de 500 milhões são advindos de um financiamento do BNB e o restante é de recursos próprios da VINCI Airports.

   19. Atualmente, há 55 frentes de obra e mais de mil operários trabalhando. Já foram concluídos quase 40% dos trabalhos previstos no terminal existente, incluindo troca de iluminação convencional por LED e substituição dos sistemas elétricos, de refrigeração e de prevenção e combate a incêndio. 

   20. Também já foi entregue parte da nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas, e 60% do check-in em novo layout. Na área operacional, a pista auxiliar foi totalmente reformada, e houve melhoria na iluminação da pista principal.

    21. A área para instalação do maior Duty Free do Nordeste, uma loja com 600m² localizada no desembarque internacional, também foi uma entrega já concluída da Concessionária. Nele, pode ser encontrado um portfólio amplo de marcas internacionais como Channel, Lancôme, Veuve Cliquot e Victorinox. O estabelecimento se adequa ao novo conceito comercial do Aeroporto, ‘walkthrough’, que valoriza a experiência dos passageiros.

    22. Outras intervenções estão em andamento e serão entregues até 31 de outubro de 2019. Alguns exemplos são: a reforma da pista principal, a construção de estrutura para implantação de novos conjuntos de escadas e elevadores, reforma de 9 conjuntos de banheiros e construção de 15 outros, construção de um novo píer com 6 pontes de embarque e ampliação do terminal existente em 20.000 m².

   23. As melhorias em progresso não se restringem às exigências do Contrato de Concessão, mas contemplam também iniciativas próprias da Concessionária. Entre elas estão a renovação da Praça de Alimentação, o incremento de operações comerciais de varejo e alimentação, a instalação de painéis fotovoltaicos e a construção de outras estruturas visando deixar o Aeroporto em conformidade com a política ambiental da VINCI Airports.

   24. Segundo o diretor presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas, as obras foram um dos grandes desafios enfrentados pela Concessionária em 2018. Além de serem de grande dimensão, elas têm que ser feitas com o Aeroporto em funcionamento. 

    15. O Terminal opera 24h por dia. “É como fazer uma reforma em casa com os moradores dentro. Estamos fazendo esforços para minimizar os transtornos aos passageiros. Eles são temporários e necessários para que no final de 2019 tenhamos um equipamento capaz de atender bem às necessidades de baianos e turistas, oferecendo mais conforto e uma melhor experiência”.

    26. Começou nesta quarta-feira (02) a confirmação de matrícula para os novos alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino que foram contemplados na distribuição eletrônica, ocorrida na sexta-feira (28). 

   27. No período de hoje a 7 de janeiro, os responsáveis pelas crianças contempladas com vaga deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, entre 8h e 17h, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula: Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade, CPF (caso possua), comprovante de residência atualizado, cartão de vacina atualizado, Cartão Nacional de Saúde (SUS) e duas fotos 3X4.

   28. Para inscrições que pleitearam critérios de prioridade, será necessário apresentar também o extrato atualizado do pagamento de benefício do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); a Certidão de Registro Civil, comprovando gemelaridade; e laudo médico ou declaração da instituição que realiza o atendimento multiprofissional, especificando o quadro clínico ou psicopedagógico.

   29. Ensino Fundamental - As matrículas para alunos novos do Ensino Fundamental ocorrem de 4 a 11 de janeiro, nas unidades escolares, no horário de 8h a 17h. Na sexta-feira (4), serão aceitas matrículas para o público alvo da Educação Especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, entre outros). No dia 7, será a vez de alunos novos do 1º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – TAP I, II e III.