Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RUI É REELEITO GOVERNADOR E FAZ BARBA E BIGODE DEIXANDO OPOSIÇÃO ORFÃ

Rui e João Leão vão comandar o estado por mais 4 anos
07/10/2018 às 10:54
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Rui Costa (PT) foi releito neste domingo, 7, para mais um mandato como dirigente máximo do estado, período 2019/2022, pela vontade da maioria da população. Obteve mais de 75% dos votos válidos, um recorde na política baiana desde a estrondosa vitória de Waldir Pires (PMDB) x Josaphat Marinho (PFL), em 1986. 

   2. Isso significa dizer que o modelo de socialização da pobreza - mais hospitais, mais escolas, recuperação de estradas, entrega de ambulâncias, veiculos para PM e tratores para agricultura familiar, etc - está agradando a maioria da população que prefere continuar nesse ritmo, sem mudanças, sem avanços mais expressivos na sociedade. Paciência, se a maioria da população quer assim, que assim seja.

   3. A vitória de Rui foi delineada quando ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, desistiu de ser candidato a governador e provocou uma dessarumação nas forças das oposições fazendo com que Zé Ronaldo, originalmente candidato ao Senado, tivesse que fazer o papel de 'tapa-buraco' e sua bas política fissurou em credibilidade de tal forma que se delineou a vitória de Rui com bastante antecedência.

   4. Isso não significa dizer que se ACM Neto fosse o candidato ele ganharia a eleição. Mas, com certeza o pleito não seria o passeio que foi. Zé Ronaldo, com todo respeito que se tem a ele, não era conhecido no estado, fez uma campanha equivocada sem 'bater' na corrupção nacional do PT e nem tinha a liderança de Neto. 

   5. Agora é tarde. Não adianta remendar o erro do passado e Rui, forte como está, vai avançar para tentar conquistar os colégios eleitorais de Salvador e Feira de Santana, em 2020, com prováveis sucessos ainda que cada eleição tenha sua história, pois, como o PT ficou muito gordo, volumoso, vai todo mundo querer participar e ficar com o bolo. 

   6. O governador Rui e aliados fizeram ainda os dois senadores, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), a maioria dos deputados federais e uma enorme bancada na Assembleia Legislativa o que lhe garantirá o comando da casa na mesa diretora, as cabeças da maioria das comissões e folga para votar no plenário.

   7. Sem dúvida, esta foi a eleição mais tranquila do PT e aliados e salvo o susto inicial do irmão Lázarpo, só um susto, e a mudança de Lidice para Coronel, na chapa ao Senado, tudo correu dentro do previsto e esperado pelos aliados do governador. Uma lavagem.

   8. Como as opsoições vão se arrumar a partir de 2019 só Deus sabe uma vez que ACM Neto perdeu a condição de lider, Zé Ronaldo não parece encarnar essa condição, o PSDB briga para aniquilar Imbassahy, não apareceu nada de novo no front, há mágoas entre perdedores, e vai ser complicado arrumar a casa.

   9. Enquanto isso, no outro lado, só flores e união. Vitória inquestionável de Rui, a maior da história política da Bahia, desde 1986. (TF)