Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT muda estratégia, traz Haddad a Feira e isso é faca de dois gumes

Feira vai ser palco da disputa dos dois candidatos a governador do estado neste sábado
05/10/2018 às 09:14
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A menos de 48 horas do pleito para presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados - estaduais e federais - o PT muda a estratégia e a agenda de Fernando Haddad trazendo-o para o Nordeste (Feira de Santana) tentando arrefecer o avanço de Jair Bolsonaro (PSL) na região. Informações postadas no Antagonista, outros portais e Instituto Paraná dão notícias de um crescimento de Bolsonaro na região o que poderá encerrar a eleição no primeiro turno.

   2. Isso está fazendo também com que Zé Ronaldo (DEM), candidato a governador da Bahia, vislumbre a possibilidade de um segundo turno no Estado ele que está bem atrás de Rui Costa (PT) nas pesquisas de opinião. Ronaldo diz que o PT está desnorteado e ele não tem dúvidas de que haverá segundo turno na Bahia sobretudo depois que aderiu a onda verde-amarela bolsonarista. Acredita também numa vitória do candidato ao Senado, irmão Lázaro (PSC), reforçada com o apoio dos evangélicos.

   3. Em política, tudo é possível e na reta de chegada das campanhas sempre há surpresas ainda que o governador Rui Costa tenha liderado com folga todas as pesquisas. Mas, é bom lembrar de 2006 quando Paulo Souto (DEM) liderava as pesquisas e Jaques Wagner (PT) venceu a eleição no primeiro turno. Ademais, como disse hoje FHC, essa ventania nacional em apoio ao antipetismo encarnada na figura de Bolsonaro pode mudar intenções de votos em todo o país, o que há vem acontecendo nas eleições para o Senado. Dória, PSDB, SP, já disse que segunda feira, bolsonariza.

   4. O fato de Fernando Haddad vir a Feira de Santana, terra política de Zé Ronaldo, representa um sintoma, e isso pode até fazer com que a campanha petista nacional permaneça oxigenada, mas, é uma faca de dois gumes para Rui, uma vez que Zé Ronaldo é muito querido em Feira e a cidade tem forte bairrismo. Portanto, se é bom para Hadda, não será bom para Rui.
                                                                            ***** 
   5. A obra do trecho 7 da Linha 5 do metrô de São Paulo acaba de receber o prêmio de Honra ao Mérito no Global Best Projects Awards 2018, durante cerimônia ocorrida da cidade de Nova York. A Odebrecht Engenharia & Construção foi representada na oportunidade por Giorgio Bullaty e Fernando Ribeiro, responsáveis pela liderança do consórcio construtor em parceria com OAS e Queiroz Galvão. A obra foi inaugurada na última sexta-feira, dia 28 de setembro.

   6. O Global Best Projects é considerado o Oscar da engenharia mundial, reconhecendo anualmente as mais relevantes obras realizadas em todo. Também foram premiadas na oportunidade outras importantes construções, empreendidas pelas maiores corporações do globo, como a chinesa CCCC, a espanhola FCC Construcción, Saudi Aramco, Bechtel International, Fluor, KBR, entre outras. O principal prêmio da noite foi vencido pela italiana Salini Impregilo, pela obra do metrô de Sydney. A OEC era a única construtora sulamericana presente na premiação.

   7. Durante um breve discurso, Giorgio Bullaty destacou a capacidade empreendedora da OEC ao longo dos seus 74 anos de história, tendo realizado obras relevantes em mais de 30 países neste período. “É uma satisfação contribuir com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atuamos através de obras que facilitam a vida das pessoas”, destacou.

   8. Esforço conjunto de autoridades das esferas municipal, estadual e federal visa a acelerar um processo de conciliação, para acordo com comerciantes de 67 barracas situadas na Praia de Guaibim, no município de Valença. 

   9. Reunião sobre o assunto foi realizada nesta quinta-feira (4), com a intermediação feita pela Secretaria do Turismo da Bahia e presença do superintendente do Patrimônio da União (SPU-BA), Abelardo de Jesus Filho.

   10. Mediador do debate, o secretário José Alves propôs que os donos das barracas façam as adequações que atendam às exigências ambientais e ofereçam serviços de excelência para atender ao público visitante, a cada dia mais exigente. "Esta atividade é importante para a economia local e deve ser fortalecida", resumiu.

   11. Feira de Santana confirmou 167 casos de dengue de janeiro a setembro deste ano. Desses 42 foram no distrito de Humildes, 25% do total registrado em todo o município. Visando combater esse índice, a equipe da Vigilância Epidemiológica esteve realizando uma ação contra o Aedes Aegypti nesta quarta-feira, 03, no povoado de Fulô, área com maior incidência da doença no Distrito.

   12. O trabalho consistiu na procura de focos, o tratamento com larvicida e borrifação feita pelos agentes de endemias. Os profissionais passaram casa a casa, principalmente a de pessoas com sintomas associados a doença. 

   13. O novo Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Medeiros Neto, localizado no município Medeiros de Neto (a 736 km de Salvador), foi inaugurado nessa quinta-feira (4), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A unidade de ensino, que oferece, inicialmente, dois cursos técnicos – Agroecologia e Informática –, está sediada em prédio ampliado e reformado, que passou a contar com auditório, laboratório, refeitório e cozinha.

   14. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca a importância da unidade para a região. “Este CETEP vai fortalecer a Educação em todo o território, a partir de uma oferta qualificada de cursos técnicos, inclusive voltados para a Educação do Campo em regime de alternância, onde os estudantes passam um ciclo de dias em internato na escola e outro em atividades de campo. Este prédio foi completamente ampliado e reformado para receber esta unidade de ensino, que está funcionando em uma localização estratégica para receber estudantes também de outros municípios do entorno”.

   15. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) assinaram nesta terça-feira (2), durante uma reunião na sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), um termo de cooperação técnica com o objetivo de combater crimes contra o consumidor.

   16.  A parceria pretende intensificar as ações dos dois órgãos, em especial, as fiscalizações em âmbito estadual, através das nove agências regionais do Ibametro, instaladas nos principais municípios baianos, e das Promotorias de Justiça. O acordo tem vigência de dois anos.

   17. “O Ibametro, dentro da atuação dele, irá encaminhar ao Ministério Público, toda vez que eles detectarem qualquer questão em que o Ministério Público possa dar esse apoio. E o Ministério Público, por sua vez, lançará mão do Ibametro sempre que precisar do apoio técnico. Isso fará com que a gente preste um serviço de melhor qualidade e isso, para sociedade e todos os consumidores será de suma importância”, afirmou a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Consumidor (CEACOM), Márcia Câncio.  

   18. O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, explicou que o Instituto atua na defesa do consumidor fiscalizando e garantindo a quantidade e a qualidade dos produtos vendidos, desde o combustível que está sendo colocando nos tanques dos veículos em postos de gasolina, às balanças comerciais, até brinquedos comercializados. 

   19. Fiscais do órgão trabalham todos os dias, tirando do mercado produtos irregulares, que venham a lesar o consumidor. “A parceria veio para agregar, somar e dizer à população baiana que o Ibametro está aí para defender o consumidor e agora com a qualidade do Ministério Público”, declarou.

   20. Um corretor de imóveis de 69 anos foi morto a tiros em Salvador, hoje, após tentativa de assalto.