Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PESQUISAS APONTAM vitória de Rui Costa no primeiro turno das eleições

O governador Rui Costa (PT) está disparado á frente dos seus adversários nas pesquisas sobre eleições 2018
22/08/2018 às 10:30
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Pesquisas divulgadas hoje pelas TVs Record e Bahia apontam que se as eleições fossem hoje, o governador Rui Costa estaria eleito no primeiro. Na Record Rui tem 51% e Ronaldo 18%; e no Ibope TV Bahia, Rui marca 50% e Ronaldo 8. Zé Ronaldo ficou satisfeito com os números da Record e nada falou dos números do Ibope.

2. “Há onze anos, Wagner iniciou o Água para Todos, maior programa já criado no país, pra levar água de qualidade à população pobre da zona rural, onde tem escassez e estiagem. Nós vamos continuar, até todas as comunidades terem água potável pra beber, e também vamos fazer redes de esgoto e estações de tratamento, pois esgotamento sanitário significa cuidar das pessoas e do meio ambiente”. 

3. A garantia veio do candidato à reeleição para o Governo da Bahia, Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (22), quando falou para o povo de Ipirá e arredores, concentrado na feira da cidade.

4. O compromisso do candidato consta no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), registrado no TRE-BA. A elevação do atendimento com serviços de esgotamento sanitário é prioridade de Rui para o próximo quadriênio, com implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário em 35 municípios baianos, entre os quais Ipirá e Baixa Grande. As ligações de esgoto atingirão um patamar de 1,6 milhão, a partir das 287 mil novas ligações a serem realizadas.

5. Também entre os compromissos que beneficiarão a população da região visitada, consta fortalecer bacias leiteiras, através de melhoramento genético, distribuição de tanques de resfriamento e qualificação de produtores. A comitiva da caravana Correria pela Bahia também incluiu os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT), além de políticos da coligação e candidatos a deputado federal e estadual.

6. Nesta quinta (23), Rui vai a Itaberaba, às 18h, para mais um encontro com os baianos do interior do estado. A comitiva da coligação Mais Trabalho Por Toda a Bahia seguirá em caminhada da Insinuante até o largo no final da avenida Medeiros Neto. 

7. A caravana continua até o domingo. Na sexta, ele estará em Serra Grande (no município de Uruçuca), Itacaré, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá. No sábado (25), será a vez de Valença, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida e Sapeaçu; encerrando no domingo (26), em Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, Conceição da Feira e São Gonçalo.
                                                                     *****

8. O candidato Zé Ronaldo, da Coligação Coragem para mudar a Bahia,  está bastante empolgado com a pesquisa realizada pelo Instituto Big Data – divulgada hoje pela Rede Record de Televisão, na qual aparece com 18% das intenções de voto.

9. “Tá  ficando gostoso fazer essa campanha. A reação das pessoas tem sido muito positiva nessas andanças que estou fazendo. O quadro hoje é 100% diferente do que era há 100 dias. E será cada vez melhor daqui pra frente”, festeja o candidato, lembrando que a campanha está só começando e que cresce o número de apoios a cada dia.

10. “Eu acho que daqui a 15 dias teremos uma clareza maior a partir dos primeiros dias de programa eleitoral”, avalia. “Do período da convenção pra cá, a população já começou a se interessar por mim e pelas minhas propostas”.

11. Zé Ronaldo diz que em pouco tempo de campanha em viagens pelo interior já teve encontros memoráveis. Para o candidato,  seu grande trunfo é o seu estilo de administrar e o respeito ao dinheiro público. “Quando eu era jovem, já pensava assim. Imagine agora, perto de completar 70 anos. O meu patrimônio é a minha vida. Não é o dinheiro”, faz questão de frisar. 

12. “Eu sinto que meus filhos se orgulham muito disso. Esse é o presente que Deus me deu. O que podem esperar de mim? Vou respeitar o dinheiro público, serei sincero e verdadeiro, trabalhando arduamente pra fazer com que as pessoas entendam que o bem público é de todos e não de um chefe político, de um governador, de um prefeito”.

13, Lembrando sua capacidade de gestão administrativa, elogiada até pelos adversários, Zé Ronaldo diz que aprendeu, ao longo da vida, a ser gestor e a ser político, algo fundamental para a governabilidade. Segundo ele, é preciso que o futuro governador saiba se relacionar com a Assembleia Legislativa “deixando claro que o interesse público estará sempre acima de todos nós. Minha experiência de vida me ajudará a ser governador. Sempre tive trânsito em Brasília, sei conviver com organismos internacionais”.
                                                                    *****
14. O governador Rui Costa lamentou, nesta quarta-feira (22), a morte do professor e escritor Edivaldo Boaventura, fundador da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ex-professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ex-diretor geral do Jornal A Tarde. 

15. “Soube da morte do professor Edivaldo Boaventura, um dos nomes mais respeitados na área da educação no País. Aos familiares, amigos e admiradores do trabalho dele, meus sentimentos de pesar neste momento de dor. A conduta ética e respeitosa que marcou sua trajetória garantiu ao também escritor uma cadeira na Academia de Letras da Bahia (ALB) e na Academia de Ciências de Lisboa (Portugal). Sem dúvida, o legado de Edivaldo continuará sendo fonte de inspiração para quem considera a educação o principal elemento de transformação da nossa sociedade”.

16. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, declarou que a Bahia ficou hoje (22.08) menos “culta, educada e elegante” com o passamento, nesta madrugada, do Mestre, educador, escritor e acadêmico Edivaldo Boaventura. “Meu abraço solidário, e de todos os parlamentares da ALBA, aos familiares e amigos do professor Boaventura por este momento de muita tristeza. E, também, aos seus conterrâneos de Feira de Santana. Um gentleman é a definição mais precisa dele. 

17. Um homem do diálogo, elegante, das letras, apaixonado pela cultura, principalmente a francesa. Foi um grande secretário de Educação da Bahia, fundador da Uneb, com o pensamento sempre voltado para a qualidade da educação, da mesma estirpe dos grandes educadores baianos, como Anísio Teixeira, João Florêncio Gomes e Carneiro Ribeiro”, diz Angelo Coronel.

18. O chefe do Legislativo baiano apresentou moção oficial de pesar pelo falecimento do professor Boaventura. “Além da vida acadêmica, como professor emérito na Universidade Federal da Bahia, secretário da Educação, fundador da Universidade do Estado da Bahia, membro da Academia de Letras da Bahia, ele teve um grande desempenho como diretor-geral do jornal A TARDE, a partir de 1996, quando sucedeu a um dos ícones do jornalismo baiano, o jornalista Jorge Calmon. Criou o projeto A TARDE Educação, inserindo o jornal nas escolas do interior da Bahia”, justifica o presidente da ALBA.  

19. O prefeito ACM Neto lamentou nesta quarta-feira (22) a morte do professor e escritor Edivaldo Boaventura. “Na educação, na literatura, na cultura e no jornalismo, Edivaldo Boaventura contribuiu para o debate de ideias em nosso Estado e esteve à frente de grandes projetos, como a criação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)”, disse o prefeito. 

20. ACM Neto ressaltou também que Edivaldo Boaventura, nas duas vezes em que foi secretário, deu um grande impulso à educação da Bahia, com o lançamento de propostas inovadoras. “Que Deus dê muita força e sabedoria aos familiares e amigos do professor Edivaldo Boaventura neste momento de muita tristeza”, concluiu ACM Neto.

21. “Professor, jornalista, escritor... Muitas eram as qualidades de Edivaldo Boaventura, conhecido como pessoa doce e extremamente inteligente. Ele era natural de Feira de Santana, onde nos conhecemos e nos tornamos amigos. Conversávamos sobre nossa cidade e também sobre Educação, área na qual era referência, sendo formado em Direito e Ciências Sociais e feito carreira como professor da UFBa. 

22. A Bahia perde um dos seus nomes mais valiosos e participativos da vida cultural e acadêmica. Secretário da Educação em duas oportunidades, ele carregava no currículo o fato de ter criado a Uneb, instituição da qual foi reitor. Edivaldo muito fez pelo nosso estado e por tudo isso foi prestigiado com cadeiras na Academia de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico, instituições pelas quais sempre teve muito carinho. 

23. Além de tudo isso, foi um comandante entusiasta do centenário Jornal A Tarde. Edivaldo Boaventura fará muita falta às letras e à vida da Bahia”

24. O presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), lamentou o falecimento do escritor, educador e ex-diretor-geral de A Tarde Edivaldo Boaventura, nesta madrugada. “O professor Edivaldo Boaventura foi um educador nato e um intelectual atuante que enriqueceu as culturas baiana e brasileira. Ele dedicou boa parte de sua vida pública à formação de jovens, ajudando, por meio da educação, na transformação do nosso país para melhor”, afirmou o presidente do Legislativo de Salvador.

25. Leo Prates lembra que o professor Edivaldo Boaventura foi presidente do Conselho de Educação da Bahia, entre 1976 e 1978, e secretário de Educação e Cultura da Bahia, por duas vezes (1970-1971 e 1983-1987), quando criou a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), exercendo o cargo de reitor.

26. “É uma perda irreparável. Deixo o meu pesar aos familiares e amigos do professor Edivaldo Boaventura, dividindo com todos este momento de profunda dor”, lamentou Leo Prates.