Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOCIALISTAS e esquerdistas nada falam da marcha da fome na Venezuela

Houve uma época em que os socialistas baianos a frente da Setur queriam implantar um voo Salvador-Caracas
11/08/2018 às 19:07
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os socialistas baianos e integrantes de partidos que se acham de esquerda, assim como intelectuais de universidades acostumados a frequentarem assembleias do PT e dos partidos comunista e socialista, em especial no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, não dizem uma palavra sequer sobre o desastre humanitário que acontece na Venezuela, país que tem fronteira com o Norte do Brasil, que já foi rico e hoje vive na miséria com a população faminta emigrando para o Brasil, a Colômbia e Honduras. 

   2. Por que esses esquerdistas nada falam? Têm representação grande no Congresso Nacional mas seguem mudos diante dessa tragédia, sem precedentes na América Latina.

   3. Aqui na Bahia têm muitos seguidores e elegem representantes na Câmara e no Senado mesmo pregando as coisas mais absurdas como os privilégios estatizantes, não a reformas e uma defesa dos trabalhadores e aos mais pobres que segue na mesma conversa fiada há anos. 

   4. Hoje, esqueceram do modelo bolivariano de Chavez, mas, houve uma época que quiseram implantar um voo turístico Salvador-Caracas. Imagina! Mais de 150 mil venezuelanos com fome atravessaram a fronteira com o Brasil. Mais de 700 mil já entraram na Colombia. E o fluxo migratório dos miseráveis não para de crescer.

   5. Ainda tem uns mais idiotizados que criticam o 'imperialismo norte-americano' pelo debacle na Venezuela quando todos sabem que o regime ditatorial de Chávez e agora com Nicolás Maduro aniquilou a economia venezuelana e as empresas, estatizou o que pode, corrompeu as forças armadas e o judiciário, e vive acuado em seu próprio território à base da força das armas. 

   6. As crianças mais pbres da Venezuela estão condenadas ao nanismo e a morte. Faltam remédios nos hospitais e comida básica nos mercados e padarias. A governador de Roraima já pediu socorro ao governo federal e recentemente a fronteira foi fechada e depois reaberta. E ainda há quem defende esse modelo bolivariano para o Brasil.
                                                               *****
  7. As alianças políticas seguem e agora foi a vez do presidente socialista do PSB de Itabuna, Renato Costa, declarar apoio à candidatura do deputado estadual Alex Lima. “Não sou candidato, mas tenho muito cuidado na escolha de quem a gente deve votar. Por isso, entre os meus escolhidos está o deputado Alex Lima, um jovem de mandato extraordinário que precisa retornar a Assembleia, pois a Bahia não pode prescindir de um deputado da sua qualidade”, disse Costa, na noite desta sexta-feira (10), durante evento na Câmara de Vereadores da cidade.

  8. Para Lima, o apoio de Renato Costa, que também já foi deputado por dois mandatos e vice-prefeito de Itabuna, é fundamental para o projeto, uma vez que ele é uma grande referência moral na região. “É uma honra ter ao meu lado um quadro como Renato Costa. Um homem público, sério, comprometido com a sociedade e que defende a política que pregamos. É sempre bom ter grandes nomes ao nosso lado”, afirmou.

   9. A Câmara Municipal de Salvador, por meio da Escola do Legislativo Péricles Gusmão, promoverá uma palestra, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), sobre prestação de contas eleitorais. O objetivo é garantir transparência e legitimidade aos diversos atores envolvidos nas eleições. A atividade acontece nesta segunda-feira (13), das 14h às 18h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara.

   10. De acordo com a diretora da Escola do Legislativo de Salvador e líder da oposição na Câmara, vereadora Marta Rodrigues (PT), a atividade é importante para esclarecer os interessados sobre a legislação, prazos, obrigações e documentos necessários à prestação de contas.

   11. “A proposta é informar e apoiar os envolvidos para que não haja nenhum problema no julgamento das contas. A lisura dessa prestação é indispensável para que os candidatos eleitos sejam diplomados”, frisou Marta. A palestra será  apresentada pelo assessor do TRE-BA, Geomário  Lima Silva Filho.

   12. A partir de segunda-feira (13), a Prefeitura, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), iniciará a requalificação asfáltica na faixa exclusiva de ônibus da Avenida Paulo VI, na Pituba (sentido Rio Vermelho). A intervenção no local, que acontece devido ao desgaste provocado pelo tráfego, será dividida em três blocos. 

   13. O primeiro deles envolve execução de fresagem e recapeamento num trecho de 760 metros de extensão, partindo do Colégio Militar de Salvador até pouco antes da Praça Marconi, na altura dos Correios. Esta etapa será realizada no período da noite, das 22h até 5h, a fim de minimizar a ocorrência de congestionamento de trânsito. O prazo para conclusão do serviço é cinco dias. Nesse período, não haverá alterações no tráfego de veículos. 

   14. No dia 20, outro trecho da faixa exclusiva da via, do Superpão até a Rua das Margaridas, passará por requalificação asfáltica. Essa intervenção, que envolve 400 metros de extensão, contará com um processo mais complexo por abranger escavação, suporte com matacão e base de brita. Ela está prevista para ser finalizada em 10 de setembro.

   15. Por fim, 40 metros do trecho próximo à baia do ponto de ônibus localizado no lado oposto ao Superpão terá nova pavimentação em concreto. O serviço começa dia 25 e durará quatro dias, entretanto, a liberação para tráfego de coletivos nesse ponto só deve acontecer num prazo de 28 dias (até 30 de setembro). O investimento total da obra é de R$ 734 mil.

   16. A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), fiscalizou, durante a Operação Dia dos Pais, 349 estabelecimentos comerciais, sendo 33 notificados. A fiscalização aumentou em 72% com relação ao ano passado, quando o órgão vistoriou 203 estabelecimentos. Porém, em 2018, houve uma queda expressiva no número de notificações e autuações. 

   17. Em 2017, foram emitidas 118 notificações e seis autos de infração, sendo que 82 estabelecimentos estavam irregulares. Neste ano, nenhum local vistoriado foi autuado.

   18. Entre os dias 06 e 10 de agosto, os fiscais emitiram 34 notificações, sendo 27 por ausência de informação de preço, três por falta de placa informativa para atendimento preferencial aos mais de 80 anos, um por ausência de informação para pagamento com cartão ou à vista e três por ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

   19. O gestor da Semop, Marcus Passos, explica que este resultado é fruto de um trabalho intensivo desenvolvido pela secretaria ao longo do ano, tanto de fiscalização quanto de ações educativas. “Estamos potencializando cada vez mais as ações da Semop/Codecon, seja através de conscientização por meio de palestras e atividades para consumidores e fornecedores, seja intensificando a fiscalização em períodos comemorativos ou festivos, para que o consumidor tenha a melhor experiência no ato da compra e não seja prejudicado por abusos de empresas que insistem em desrespeitar as regras consumeristas”, destacou.

   20. A cidade de Eunápolis recebeu, nesta sexta-feira (10), o sinal analógico da TVE. Os eunapolitanos podem agora acompanhar a programação da TV pública da Bahia, que opera no canal 7.

   21. Em processo para aquisição de novos equipamentos transmissores, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) deverá implantar, posteriormente, o sinal HD em 54 municípios.

    22. A emissora, que vem ampliando a repercussão na sociedade baiana e brasileira com conteúdos que valorizam a Bahia, suas tradições e suas realidades, exibe na sua grade de programação conteúdos diversificados que vão desde o jornalismo, passando por música, esporte e programas infantis.

   23. Com o objetivo de preparar policiais militares para o enfrentamento das ocorrências de alto risco e promover a melhoria na qualidade de vida dos profissionais da segurança pública a Polícia Militar da Bahia, através do Departamento de Promoção Social (DPS) e em parceria com a Organização humanitária internacional Arte de Viver realizou o 12ª curso do Programa de Gerenciamento de Estresse e Técnica de Respiração.

   24. O curso, que teve duração de quatro dias e contou com a participação de 51 policiais militares foi encerrado nesta quinta-feira (9). Na oportunidade os participantes puderam falar sobre as experiências vivenciadas no curso.

   25. Para o soldado PM Everaldo, que trabalha na 16ª CIPM e está há 7 anos na Corporação o curso o ajudou a controlar as emoções. “Estou muito feliz em ter participado do curso, espero que outros colegas tenham a mesma oportunidade. Nós que lidamos com situações difíceis precisamos aprender a controlar o estresse e controlar as emoções. Tudo o que aprendi aqui vou levar para a vida profissional e pessoal”, afirmou.

   26. Em mais uma visita de trabalho ao Sul da Bahia, nesta sexta-feira (10), a convite do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, reafirmou o compromisso assumido pelo governador Rui Costa em cooperar técnica e financeiramente para que a atenção básica possa alcançar 70 por cento de sua cobertura no município. 

   27. Após prestigiar o I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Secretaria Municipal de Saúde, Vilas Boas recebeu do prefeito um relatório sobre as obras de reforma executadas nas unidades de saúde de Ilhéus.

   28. O secretário estadual elogiou o processo de reestruturação e expansão da cobertura da rede de atenção básica à saúde no município. “Ilhéus saltou de 16, índice encontrado no início da gestão, para 42 por cento. Estamos garantindo o apoio financeiro para a construção de mais Unidades Básicas de Saúde que permitam a implantação e distribuição de mais 16 equipes de saúde da família na cidade. A parceria com o município vai garantir o envio também de equipamentos para estas unidades”, disse Vilas Boas.

   29. O titular da saúde na Bahia acrescentou ainda que o governo do estado garantiu a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Porte 3 (UPA 24h) de caráter regional, no bairro do Malhado, e do novo Hospital Materno-Infantil do interior da Bahia que vai ofertar os serviços de alta-complexidade e UTI neonatal para atender o município de Ilhéus e região. “O projeto está em fase de conclusão e, em breve, vamos licitar a obra de reforma completa do antigo Hospital Regional”.